LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
10 DE JULHO DE 2025
ARREPENDIMENTO, BATISMOS E O DOM DO ESPÍRITO SANTO
Atos 2.38-39 “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um
de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e
recebereis o dom do Espírito Santo. Porque a
promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe,
a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar. ”
Após Pedro pregar seu primeiro
sermão pentecostal na festa de Pentecoste, a multidão que o ouviu perguntaram a
respeito do caminho a seguir: “E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu
coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, varões
irmãos? ” (Atos 2.37).
As palavras de Pedro foram como
flechas. Atravessaram a casca dura do preconceito judaico, a ponto de os
ouvintes serem feridos de remorsos pela ideia de terem assassinado seu Messias.
O incidente aponta para o dia em que a nação inteira lamentará por causa daquele
a quem traspassaram (Zacarias 12.10).
Queriam saber como seriam
perdoados por tão grande pecado. Como seriam aceitos no Reino do Messias. Tal
pergunta é o primeiro passo para a conversão.
“E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, “
O verbo “arrepender-se” é a
tradução de uma palavra grega composta que significa literalmente “mudar de
ideia ou atitude em relação a”; aplicado ao ser humano, geralmente quer dizer
“mudar de ideia em relação ao pecado” — decidir parar de pecar e viver um tipo
de vida diferente!
No texto o arrependimento pode
ser explicado nos seguintes termos: “Vocês mataram o Messias, no entanto,
Deus derrotou os seus propósitos ao ressuscitá-lo. O que vocês fizeram
realmente ajudou a cumprir o plano dele. Vocês, porém, fizeram isso por ódio:
seu pecado é patente e permanece. Arrependam-se enquanto a misericórdia divina
lhes é oferecida. Logo, Cristo virá como Juiz. Tornem-se seus amigos a fim de
que sua vinda lhes seja motivo de alegria, não de condenação”.
Arrependimento é uma santa
tristeza pelo pecado, seguida pelo abandono deste. E uma total reviravolta
feita pela pessoa que descobriu estar andando pelo caminho errado. É um ato da
vontade mediante o qual a pessoa, sob convicção, altera totalmente sua atitude
para com Deus e com o pecado. Cumpre assim a ordem do profeta: “Criai em vós
um coração novo e um espírito novo...” (Ezequiel 18.31).
“... e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão
dos pecados, ”
“Batizado em nome de Jesus
Cristo”. Não há conflito com a fórmula trinitariana: “Em nome do Pai e do
Filho e do Espírito Santo”(Mateus 28.19). Não se declara aqui que Atos 2.38
é uma fórmula de batismo. É apenas uma declaração da fonte de autoridade para o
batismo do crente. Quem é batizado em nome de Jesus segue sua liderança. Por
seu intermédio passa da antiga para uma nova vida de retidão, em obediência ao
mandamento do Pai e por meio do Espírito Santo.
À primeira vista, estas palavras
ensinam que o batismo na água é, de certa forma, essencial ao perdão dos
pecados. No entanto, a remissão dos pecados está sendo mencionada em conexão
com o arrependimento e não apenas com o batismo na água.
A maneira oriental de falar
muitas vezes coloca o símbolo antes da experiência ou outra coisa simbolizada.
Desta forma o ouvinte ocidental tem a impressão de que é o símbolo ou a coisa
simbolizada que produz a experiência (Atos 22.16).
O que Pedro queria dizer era: “Arrependei-vos,
e recebereis a remissão dos vossos pecados, e, como testemunho público disto,
deveis ser batizados na água”.
Que o perdão dos pecados, dado
por Deus, ocorre separadamente do batismo na água se comprova em Atos 10.44-48,
pois os convidados de Cornélio após se arrependerem foram selados com o Dom do
Espírito. E que nenhum poder existe inerente na água é demonstrado em Atos
8.13.21,22, Simão após ser batizado tinha que se arrepender:“Arrepende-te,
pois, dessa tua iniquidade”. Naturalmente, isto não diminui a importância do
batismo na água. Como um rito estabelecido por ordem divina exige assim a nossa
obediência.
Por que a fé não é mencionada
como condição prévia do batismo? A fé é entendida nas palavras: “em nome de
Jesus Cristo". O batismo na água é uma expressão exterior da fé nele.
“... e recebereis o dom do Espírito Santo. ”
A purificação do pecado é seguida
pelo revestimento do poder. "Mas recebereis a virtude do Espírito
Santo...” O livro de Atos indica que estas são experiências distintas, embora
possam ser recebidas simultaneamente (cf. At 19.4-7; 10.44).
Na época do Antigo Testamento, o
Espírito era concedido a indivíduos especialmente escolhidos: profetas, reis e
sacerdotes. Agora o dom é para “toda a carne”.
Pedro ensina que a promessa é
universal.Sendo assim, eles não deviam pensar que a dádiva do Pentecoste era
apenas para apóstolos, ou para os cento e vinte discípulos que tinham aguardado
a vinda do Espírito por dez dias, ou para um grupo de elite, ou apenas para
aquela nação ou geração. Deus não colocou esse tipo de limitação em sua oferta
e dádiva. Pelo contrário: “Porque a promessa vos diz respeito a vós, a
vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor
chamar” (Atos 2:39. Se Pedro tivesse explicado a salvação do ponto de vista
humano, teria dito: “Para quantos aceitarem a chamada divina à salvação”.
Num só dia foram acrescentados
3000 aos 120 membros originais da primeira igreja - um acréscimo de 2500 por
cento ־ a divina adição e multiplicação: “De sorte que foram batizados os
que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três
mil almas”.
“Porque a promessa
vos diz respeito a vós, a vossos filhos, ”
O
fenômeno do Pentecoste é o cumprimento da promessa de Deus Pai para a sua
igreja, feito ainda na antiga aliança pelo profeta Joel, onde ele diz: “ E
há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos
filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos
jovens terão visões e também sobre os servos e sobre as servas, naqueles dias
derramarei o meu Espírito “.
Na
época do Antigo Testamento, o Espírito era concedido a indivíduos especialmente
escolhidos: profetas, reis e sacerdotes. Agora o dom do Espírito é para “toda a
carne”. Pedro ensina que a promessa é universal.
É
para qualquer pessoa presente, pois “a promessa diz respeito a vós”.
Para todos os judeus. Todos aqueles que buscam essa promessa recebem de graça:
“E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou,
dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. Quem crê em mim, como diz a
Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. E isto disse ele do
Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo
ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado” (João
7.37-39).
A
promessa é para todas as próximas gerações “vossos filhos”, ou seja, aos
descendentes dos judeus convertidos. Promessas semelhantes ocorrem em Isaías
44: 3: “Derramarei meu Espírito sobre a tua descendência e minhas bênçãos
sobre a tua descendência”; e em Isaías 59:21 : “O meu Espírito que está
sobre ti e as minhas palavras que eu coloquei na tua boca não se apartarão da
tua boca, nem da boca da tua semente, nem da boca da tua boca, Semente da
semente, diz o Senhor, de agora em diante e para sempre. ” É uma promessa
para os pais que as bênçãos de Deus não se limitam a eles, mas também se estendam
à sua posteridade.
“...e a todos os que estão longe, a tantos
quantos Deus nosso Senhor chamar. ”
A
promessa inclui também a “todos os que estão longe”, ou seja, diretamente
os judeus que habitavam em outras terras. Os que foram espalhados em outras
nações. Pedro até o momento desse sermão não tinha entendido que o evangelho
também deveria ser pregado aos gentios (Romanos 10:12, Romanos 10: 14-20) . Os
gentios são algumas vezes claramente indicados pela expressão “longe” de
Efésios 2:13 , Efésios 2:17 ; e eles são representados como tendo sido trazidos
para “perto” pelo sangue
de Cristo. A frase é igualmente aplicável àqueles que estiveram longe de
Deus por seus pecados
e suas más afeições. Para eles também a promessa é estendida se eles voltarem.
E
ainda a promessa é “a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar”, ou seja,
aqueles que não ouviram o evangelho e por isso não acetaram a fé. Esses
cristãos do futuro, nós, e as próximas gerações somos alcançados por essa
promessa. Jesus já orava por nós: “Eu
não rogo somente por estes, mas também por aqueles que, pela sua palavra, hão
de crêr em mim".
E
nós temos muitos exemplos bíblicos de Batismo no Espírito Santo após o Pentecostes.
Na casa de Cornélio (Atos 11.13-15); os crentes em Samaria (Atos 8.14- 17);
Saulo (Atos 9.17); os discípulos de Éfeso (Atos 19.1-7), esse fato aconteceu
após vinte e cinco anos depois do derramamento do Espírito Santo em Pentecostes.
Desde o evento em Atos dos apóstolos nunca mais o Espírito Santo abandonou a
igreja do SENHOR,
Não
há restrição de tempo — de geração em geração; não há restrição social— de
jovem a velho, de mulher a homem e de escravos a pessoas livres (vs. 17,18);
não há restrição geográfica — de Jerusalém até aos confins da terra (Atos 1.8).
Deus deseja que todo o seu povo tenha a mesma experiência que os discípulos
receberam no Dia de Pentecostes. O cumprimento da promessa do Espírito, dada no
Antigo Testamento, não se exaure no Livro de Atos, mas permanece uma bênção
presente e universal na história e na presente era. Temos muitos fatos
históricos:
Tertuliano
(160- 220 d.C) “ foi o primeiro a identificar um rito separado do Batismo que
marcava o recebimento do Espírito Santo. Evidências do Espírito Santo na
Alemanha e Grã-Bretanha “Pietismo", Metodismo Wesleyanos, Movimento de
Santidade nos Séculos XIX e XX na América do Norte. No Brasil no dia 9 de junho
de 1911, a irmã Celina Albuquerque recebeu o Batismo no Espírito Santo com
evidência de falar em línguas estranhas. Poderíamos citar inúmeros eventos, mas
podemos afirmar historicamente que os dons não cessaram.
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
FONTES:
RENOVATO, Elinaldo. As Promessas de Deus - Confie e Viva as
Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.
PEARLAM, Myer. Atos – E a igreja se fez missão. Rio de
Janeiro: Cpad, 1995.
SOARES, Esequias. O Verdadeiro Pentecostalismo: A atualidade
da doutrina bíblica sobre a atuação do Espírito Santo. Rio de Janeiro. CPAD,
2020.
RENOVATO, Elinaldo. Aviva a Tua Obra – O chamado das
escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.
ARRINGTON French L; STRONSTAD Roger. Comentário Bíblico
Pentecostal – Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
https://versiculoscomentados.com.br/estudos-biblicos/estudo-de-atos-2-39-comentado-e-explicado/
GONÇALVES, José. O Corpo De Cristo – Origem, Natureza e
Missão da Igreja no Mundo. Rio de Janeiro CPAD, 2023.