“Fugi da prostituição. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo. ” (1 Coríntios 6.18)
“Fugi da prostituição. “ Por causa da constante tentação da
imoralidade sexual, Paulo faz mais do que apresentar razões contra a prostituição.
Ele nos ordena que fujamos dela. Usando um imperativo que se aproxima do
desespero, o apóstolo insistiu: Fugi [vós] da prostituição. Temos uma
ilustração desta reação na vida de José. Ele considerou melhor sofrer na prisão
do que entregar-se às tentações da esposa de Potifar e pecar Contra Deus
(Gn 39-7-9). O termo grego usado no Novo Testamento porneia, dá origem
às palavras na língua portuguesa: pornô, pornografia etc., mas, possui um
sentido muito mais amplo. Significa qualquer tipo de ato sexual considerado
pecaminoso, incluindo adultério, prostituição, impureza ou “imoralidade sexual”
[NVI] e fornicação [ACRF]. Na verdade, porneia classifica
as palavras prostituição e fornicação como sinônimas. No contexto evangélico o
termo fornicação passou a ser entendido como a prática não aceita e reprovável
do sexo antes do casamento realizada por pessoas solteiras e Prostituição como
a prática não aceita de sexo fora do casamento. Contudo, nesse versículo, Paulo
usa o termo com os sentidos de “fornicação” e “prostituição”, considerando como
prática pecaminosa e extremamente maléfica para a vida cristã. Certamente não
são a única maneira de um indivíduo ser imoral; mas Paulo a considerou
peculiarmente destrutiva. A fornicação é um pecado singular no sentido de que
encarcera o corpo humano.
“Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; ...” Todo pecado,
isto é, qualquer outro pecado, todo ato externo de pecado, é fora do corpo. Os
estudiosos concordam que a próxima declaração de Paulo é uma das mais difíceis
de se interpretar. O Comentário Bíblico Pentecostal apresenta algumas
explicações:
1) Comparativamente, pecados sexuais são mais
graves que outros pecados.
2) Outros pecados contra o corpo envolvem frequentemente
algo que vem de fora do corpo, mas o pecado sexual vem do interior da pessoa.
3) A primeira parte da sentença é um “slogan” de
alguns cristãos coríntios que, em sua arrogância espiritual, sentiam que a
categoria de pecado não se aplicava a eles. “Todo pecado que o homem comete é
fora do corpo”. Isto se baseia na idéia de que a palavra “corpo” representa o
ser por inteiro, a “personalidade”, o mais íntimo do ser; assim sendo, qualquer
coisa que seja classificada como pecado nào se aplica a este.
4) Paulo está escrevendo de um modo geral,
“livremente”, e não como filósofo moral (Barrett, 150). Barrett cita João
Calvino: “Estes outros pecados não deixam a mesma mancha imunda no corpo, como
faz a fornicação”.
5) O “caráter especial” da imoralidade sexual é que
o homem remove seu corpo, o templo do Espírito Santo que é “para o Senhor”, da
união com Cristo, tomando-o um membro do corpo da mulher (Fee, 262).
As duas últimas opções parecem apresentar
alguns problemas. Porém, não importa como Paulo seja compreendido neste
assunto, o ponto principal é óbvio: o corpo é sagrado e é tão valorizado por
Deus que Ele o ressuscitará. Esse pecado está intitulado de uma forma peculiar
de impureza, poluição, porque nenhum pecado tem tanta torpeza externa em si,
especialmente em um cristão.
“...; mas o que se prostitui peca contra o seu
próprio corpo. ” Mais do que um mero ato, a imoralidade sexual
requer o envolvimento do indivíduo como um todo. Uma seção de um documento
judaico do terceiro século a.C., identificado como “O Testamento de Simeão,
segundo filho de Jacó e Lia”, admoesta: “Guardai-vos da promiscuidade sexual
porque a fornicação é a mãe de todos os males; ela separa os homens de Deus e
os conduz a Belial”. A prostituição não é apenas detestável a Deus, mas
trata-se de um pecado contra o próprio corpo, que Paulo há pouco dissera que é
“para o Senhor” (1 Corítios 6.13). Além disso, o corpo do crente é “o ” templo
do Espírito Santo, que nele habita, que é o dom de Deus para nós, porque
recebemos o seu Espírito. Pois o Espírito Santo veio habitar, estar não só
conosco, mas em nós (João 14.16,17, KJV). Pelo fato de nossos corpos serem seu
templo e porque Jesus pagou o preço total de nossa redenção ao derramar seu
sangue precioso na cruz do Calvário, pertencemos a Deus (cf. 1 Pedro 1.18,19-
“Resgatados [...] com o precioso sangue de Cristo”; Apocalipse 5.9).
Só pode haver uma conclusão: Devemos, temos de honrar a Deus com nosso corpo.
DEIVY FERREIRA
PANIAGO JUNIOR
16/7/2022
Fontes:
GONÇALVES, José. Os ataques contra a igreja de Cristo – As
sutilezas de Satanás nestes dias que antecedem a volta de Jesus Cristo. Rio de
Janeiro: CPAD, 2022.
HORTON, I e II Coríntios – Os problemas da igreja e
suas soluções. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
HENRY, Matthew. Comentário Bíblico – Atos a Apocalipse. Rio
de Janeiro: CPAD, 2010.
ARRINGTON French L; STRONSTADRoger. Comentário Bíblico
Pentecostal – Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
http://biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201702_03.pdf
Os Testamentos dos Doze Patriarcas, “O testamento de Simeão,
o segundo filho de Jacó”.