Segunda, 17 de abril
de 2023.
Fique longe de
pessoas assim
“Tendo aparência de
piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. “ (2 Timóteo 3:5)
O Apóstolo Paulo está preso num
calabouço romano, na sala de espera do martírio. A fornalha da perseguição
contra a igreja está acesa. Paulo dá suas últimas recomendações a Timóteo, um
pastor jovem, doente e tímido, sobre como enfrentar vitoriosamente o tempo do
fim.
(2 Timóteo 3:1) “Sabe, porém,
isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos...” Os últimos
dias, segundo a opinião de John N. D. Kelly, denotam o período pouco antes da
parousia e do fim da era presente. Outros entendem que é uma referência a todo
o período compreendido entre a primeira e a segunda vindas de Cristo. (Atos 2.14-17;
Hebreus 1.1-2). Para descrever esses dias duros, trabalhosos, difíceis,
furiosos e violentos. Paulo emprega um termo grego usado para descrever os
endemoninhados gadarenos que estavam furiosos (Mateus 8.28). Isso indica que a
violência dos últimos dias será incitada pelos demônios (1 Timóteo 4.1).
Será uma época de terrível
florescimento do mal, em que todos os alicerces morais são sacudidos. É como se
o mundo se tornasse ainda mais mundano. (2 Timóteo 3:2-4) “…porque haverá
homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos,
desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural,
irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os
bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos
de Deus, ”
“Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. “ Todos
os problemas relatados anteriormente não estão descrevendo apenas um mundo
ímpio, mas também pessoas religiosas. As pessoas frequentam a igreja, mas não
mudam a vida. Essas pessoas têm forma de piedade, mas nenhum poder.
Hans Burki destaca acertadamente
que aqueles que trazem a aparência de uma natureza temente a Deus, mas negam
seu poder, apegar-se-ão à forma da religião, mas se distanciarão do Senhor. E
bem verdade que ainda preservam os costumes formais da religiosidade, mas não
lhe concedem nenhuma influência sobre sua vida.
John Stott diz que, na história
da humanidade, a religião e a moralidade têm estado mais distantes entre si do
que juntas. As próprias Escrituras testificam esse fato de forma evidente:
Os grandes profetas éticos dos
séculos VIII e VII a.C. apontaram os pecados de Israel e Judá nesse particular.
Amós denunciou o crescimento da religião e da injustiça simultaneamente (Amós
2.8) “E se deitam junto a qualquer altar sobre roupas empenhadas, e na casa
dos seus deuses bebem o vinho dos que tinham multado (Amós 2:8) “.
Isaías fez um diagnóstico
parecido em Judá (Isaías 1.14-15) “As vossas luas novas, e as vossas
solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as
sofrer. Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus
olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as
vossas mãos estão cheias de sangue “.
Jesus, em seu tempo, trouxe a
lume a hipocrisia dos fariseus (Mateus 23.25) “Ai de vós, escribas e
fariseus, hipócritas! Pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o
interior está cheio de rapina e de intemperança “.
A mesma epidemia ainda se repetia
entre as pessoas que Paulo está aqui descrevendo (3.5). Evidentemente essas
pessoas frequentavam a igreja, cantavam hinos, diziam “amém” às orações e
deitavam dinheiro no gazofilácio. Tinham aparência e palavras piedosas, mas
nada mais eram que forma sem poder, aparência externa sem realidade interna,
religião sem moral, fé sem obras.
Essas pessoas gostão das
expressões visíveis, das práticas ascéticas e das discussões intermináveis
sobre trivialidades religiosas, pensando ser obviamente justos por serem
obviamente religiosos. Mas assim “negaram” a eficácia ou o poder da piedade
cristã, por tomarem parte em tantas atitudes e práticas “não religiosas”
listadas na introdução que caracterizaram o mundo pagão.
“Destes afasta-te. “ Paulo não está ordenando que Timóteo se afaste
de todos os pecadores, porque, se assim fosse, precisaria sair do mundo (I
Coríntios 5.10). Paulo está dizendo que Timóteo não deve ter comunhão com
aqueles que se dizem crentes, mas vivem de forma desordenada ou hipócrita. “Mas
agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for
devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com
o tal nem ainda comais (1 Coríntios 5:11) “.
DEIVY FERRREIRA
PANIAGO JUNIOR
10/04/2023
FONTES:
CABRAL, Elienai. Relacionamentos em Família – Superando
desafios e problemas com exemplos da Palavra de Deus. Rio de Janeiro: CPAD,
2023.
LOPES, Hernandes Dias. 2Timóteo: o testamento de Paulo à
igreja. São Paulo: Hagnos, 2014.