LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
20 DE NOVEMBRO DE 2024
OS PACIFICADORES SÃO BEM- AVENTURADOS
Mateus 5.9 “Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus”
“Bem-aventurados “
Consulte comentário introdutório de Robert Stein sobre as bem-aventuranças de (Mateus 5.3)
“... os pacificadores, ”
Os que possuem as qualificações mencionadas nas primeiras seis bem-aventuranças hão de exercer influência de paz entre os homens e promover a reconciliação destes com o seu Deus: “De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus” (2 Coríntios 5.20).
O termo grego por trás de pacificadores só aparece no Novo Testamento. Lewis disse que a palavra “descreve uma atitude que é contrária à do murmurador, o intrometido, o tumultuador, o mexeriqueiro e o causador de danos”.
Os seguidores de Jesus devem fazer mais do que apenas pensar e conversar sobre paz. O Senhor convidou seus discípulos a levarem paz aonde ela não existe. Esta bem-aventurança não oferece uma promessa aos que simplesmente evitam conflitos. A verdadeira felicidade coroa aqueles que enfrentam suas diferenças e as vencem. Barclay observou este aspecto da pacificação: O que esta bem-aventurança requer não é a aceitação passiva de coisas porque temos medo de problemas decorrentes de alguma ação, mas o enfrentamento ativo de coisas e a promoção da paz, mesmo quando o caminho da paz passa por lutas.
Sua vida e trabalho será semente de paz. O escritor aos hebreus exorta a igreja a seguir a paz com todos (Hebreus 12.14), como Paulo também solicita a se possível for enquanto estiver em nós ter paz com todos os homens (Romanos 12:18). Paz é uma das modalidades do Fruto do Espírito. Amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança, (Gálatas 5:22) então ela também é procedente do Espírito Santo.
Paulo escreve na epístola aos romanos que nós quando justificados pela fé temos paz com Deus. Jesus nos deixou a paz diferente da paz do mundo (João 14:27). Sua paz deve ser por nós transmitida.
“... porque eles serão chamados filhos de Deus; ”
Deus é o supremo Pacificador, tendo sacrificado Seu Filho unigênito a fim de atrair a humanidade de volta a um relacionamento com Ele (Romanos 5:1–11; Efésios 2:11–22). Ele é “o Deus de paz” (Filipenses 4:9; 1 Tessalonicenses 5:23).
Os pacificadores “serão chamados filhos de Deus” porque partilham da natureza de Deus. Eles receberão a aprovação divina, e sentirão, pelo testemunho do Espírito, que são filhos de Deus: “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” Romanos 8.16), porque verdadeiramente ouvem o seu Filho unigênito: “E saiu da nuvem uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho; a ele ouvi” (Lucas 9.35).
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
16/11/2024
FONTES:
RENOVATO, Elinaldo. As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.
https://textoaureoebd.blogspot.com/search?q=pacificadores
http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201204_05.pdf
BARCLAY, William. The Gospel of Matthew - Tradução: Carlos Biagini.