sábado, 26 de julho de 2025

Apocalipse 22:15

    

Apocalipse 22:15 “Mas, ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os fornicadores, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete mentira. “

 

“Mas, ficarão de fora os cães e os feiticeiros, ”

Os que amam a Deus e obedecem aos seus mandamentos terão permissão para entrarem na cidade santa (v.14). Aqui, todavia nos revela o destino dos "que ficarem de fora".  Eles serão lançados no lago de fogo.

Os cães (gr. kunes). Cães, na Bíblia, não eram animais de estimação. Eram animais imundos e desprezados, usados várias vezes para representar pecadores e a sujeira do seu erro (Salmo 22:16; Mateus 7:6). Este termo é metafórico e diz respeito à impureza moral e espiritual (2 Coríntios 7.1). Os judeus usavam o termo para se referir aos gentios, sob a idéia de impureza cerimonial. Entre os gregos, era um epíteto de impudência. O apóstolo Paulo empregou o vocábulo "cães" em relação aos maus obreiros, que pervertiam a sã doutrina, dispersavam e exploravam as ovelhas do Senhor Jesus : “Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros, guardai-vos da circuncisão” (Filipenses 3.2).

Os feiticeiros (gr. pharmakois). Este termo também é vasto em sua aplicação. Pode envolver o manuseio de drogas e poções, embora o seu sentido primário esteja associado a práticas como feitiços, encantos, necromancia, espiritualismo, uso de rituais mágicos, bruxaria, evocação de espíritos, emprego de diversas formas de adivinhação, uso de amuletos e talismãs, etc. Os “feiticeiros”são dados à magia negra. Essa palavra foi empregada a respeito dos encantadores egípcios Janes e Jambres - que resistiram a Moisés na corte de Faraó (Êxodo 7.11 e 2 Timóteo 3.8).

 

“... e os fornicadores, e os homicidas, e os idólatras, “

Os fornicadores (gr. pornois). O termo possui significação vasta e aplicação abrangente. Pode se referir tanto à venda do corpo quanto a qualquer tipo de relação sexual ilícita. Deus criou o sexo e estabeleceu leis imutáveis. Na Bíblia, temos esses preceitos em vários textos como em Mateus 5:32, 15:19, 19:9 (relações ilícitas); 1 Corintios 5:1 (fornicação); 6:18; 7:2 (impureza); Apocalipse 17:2 (devassidão). Abarca todo tipo de pecado sexual: adultério, sodomia, pedofilia, etc. As Escrituras Sagradas hoje nos advertem: "Que vos abstenhais da prostituição" ( Tessalonicenses 4.3).

Os homicidas (gr. Phoneus). O termo significa "homicida", "assassino". São aqueles que desrespeitam a sacralidade da vida e atentam contra o próximo para tirar-lhe a vida. De acordo com os códigos penais vigentes em cada nação, quem comete um homicídio com a intenção de matar, se julgado e condenado, pode ser condenado a uma prisão longa ou perpétua, ou à pena de morte. Porém a bíblia chama de assassino aquele que odeia a seu irmão (1 João 3.15). Quem permanecer nessa prática estará sujeito à pena capital do sofrimento eterno, constante do Código Divino (Mateus 5.22).

Os idólatras (gr. eidõlolatrais). São aqueles que adoram, veneram e se prostram diante de ídolos e são devotos de santos. O vocábulo "idólatra" traduz um amor excessivo, uma paixão exagerada, a um ídolo (aquilo que é visto). Pode um crente tornar-se idólatra? Ora, a quem Paulo escreveu: "Não vos façais, pois, idólatras"? Aos crentes de Corinto (1 Co 10.7). Aquém João disse: "Filhinhos, guardai-vos dos ídolos" (1 João 5.21)? O amor mal-direcionado é idolatria (Mateus 10.37; 1 Timóteo 6.10; Efésios 5.5).

Esses condenados terão muitas oportunidades de arrependimento durante a Grande Tribulação: "E não se arrependeram de seus homicídios, nem das suas feitiçarias, nem da sua prostituição, nem das suas ladroíces" (Apocalipse 9.21).

 

“... e qualquer que ama e comete mentira. “

A palavra pseudes (gr.) significa "mentiroso", "falso".  Os mentirosos são aqueles que falam e não cumprem o que falam. Falam uma coisa e fazem outra. São aqueles em quem não se pode confiar. A nossa sociedade é a sociedade da mentira, do engano, do engodo, da farsa, da propaganda falsa, da balança enganosa, do comércio pirata, da sonegação fiscal, dos conchavos políticos vergonhosos, dos acordos escusos, dos embustes sórdidos, dos subornos criminosos, da impunidade imoral. A mentira procede do maligno. Os mentirosos são aqueles que encobrem seus erros. A mentira é o último pecado dessa lista condenado na Bíblia, um pecado que alguns chegam a amar. O servo de Deus deve deixar a mentira (Colossenses 3.9), pois a Palavra do Senhor diz: "Antes, seguindo a verdade em caridade, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo [...] deixai a mentira, e falai a verdade" (Efésios 4.15,25). Os que amam e praticam a mentira ficarão eternamente do lado de fora.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
26/07/2025 

FONTES:

GONÇALVES, José. A igreja em Jerusalém – Doutrina comunhão e fé: A base para o crescimento da igreja em meio as perseguições. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

HORTON, Stanley. Apocalipse – as coisas que brevemente devem acontecer. Rio de Janeiro: CPAD, 2011.

ZIBORDI, Ciro, Sanches. Erros escatológicos que os pregadores devem evitar. Rio de Janeiro: CPAD, 2012.

VINE, W. E.; UNGLER, M. F.; WHITE, W. Dicionário Vine. Rio de Janeiro: CPAD, 2002

LOPES, Hernandes Dias. Apocalipse / o futuro chegou, as coisas que em breve devem acontecer. São Paulo, SP: Hagnos 2005.

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 26 DE JULHO DE 2025 (Atos 4.31)

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
26 DE JULHO DE 2025
ORANDO COM PODER

Atos  4.31 “E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo e anunciavam com ousadia a palavra de Deus."

 

“E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos;”

A resposta a oração da igreja veio tão rápida como o trovão depois do raio. Enquanto oravam, recebiam conforme suas petições. Primeiro um tremor de terra: “moveu-se o lugar em que estavam reunidos”. Este era um dos sinais que indicavam uma teofania no Antigo Testamento (Exodo 19:18). Os fracos cristãos do cenáculo “moveram a mão que move o mundo", e o local foi sacudido. E em resposta às orações do seu povo que o Senhor se levanta para sacudir a terra.

Mais coisas são operadas mediante a oração do que o mundo poderia imaginar. A história de todos os reavivamentos espirituais demonstram esta verdade. Os eleitos de Deus podem clamar dia e noite contra as opressões que há na terra, e o Senhor pode esperar com paciência: “E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles? Digo-vos que depressa lhes fará justiça” (Lucas 18.7,8).

Em breve chegará a hora em que as orações de todos os santos terão sua resposta. Então, todos os poderes malignos deste mundo serão sacudidos: “E a fumaça do incenso subiu com as orações dos santos desde a mão do anjo até diante de Deus. E o anjo tomou o incensário, e o encheu do fogo do altar, e o lançou sobre a terra; e houve depois vozes, e trovões, e relâmpagos e terremotos” (Apocalipse 8.1-5).

 

“... e todos foram cheios do Espírito Santo”

Após o tremor da terra, houve um tremor de línguas: “todos foram cheios do Espírito Santo”. Apesar de não estar escrito que eles falaram em línguas, podemos supor pela observação do historiador. Lucas quando narra pessoas cheias do Espírito Santo sempre associa com manifestação de línguas.

Entendendo que a igreja primitiva era portadora do Espírito Santo e de boas obras. A citação ao preenchimento do Espírito Santo se manifestava com a evidência do falar em outras línguas. Só assim faz sentido o que observou Simão, o mago, quando quis comprar o Dom do Espírito por dinheiro: “E Simão, (vendo) que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo, lhes ofereceu dinheiro, Dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu puser as mãos receba o Espírito Santo” (Atos 8:18,19).

 

“... e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.”

Quais foram às emoções dos discípulos? Conjectura Myer Pearlman. Não tinham medo, senão pediriam proteção. Não tinham ódio, por isso não pediram vingança contra seus inimigos. Foi a corajosa resolução de cumprir a vontade de Deus que os levou a orar: “Concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra”.

Após o mover da terra e o mover do espírito, eles deixaram o cenáculo onde se reuniam e anunciavam com ousadia a palavra de Deus. É interessante observarmos o uso da palavra “ousadia” nesse texto. Ela aparece, por exemplo, em Atos 4.13 para se referir à coragem de Pedro e João quando foram interrogados pelos anciãos e escribas. O cristão cheio do Espírito se torna corajoso em sua vida cristã. Ele prega a Palavra de Deus com poder e autoridade.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
06/07/2025 

FONTES:

GONÇALVES, José. A igreja em Jerusalém – Doutrina comunhão e fé: A base para o crescimento da igreja em meio as perseguições. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

PEARLMAN, Myer. Atos: E as igreja se fez missões. CPAD, 1ª edição, Rio de Janeiro, 1995.