sexta-feira, 18 de outubro de 2024

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 18 DE OUTUBRO DE 2024 (Efésios 2.19)

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
18 DE OUTUBRO DE 2024
COMO IGREJA, PERTENCEMOS À FAMÍLIA DE DEUS

Efésios 2.19 “Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus;”

 

“Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros,”

No Antigo Testamento, havia um pacto entre Deus e o povo de Israel de que fosse estabelecido um governo teocrático, isto é, um governo direto de Deus sobre o povo. Os que não eram judeus recebiam a designação de gentios (estrangeiros). Nos vários pactos de Deus com Israel, os gentios não foram incluídos, por isso eram "estranhos aos concertos" (1.12).

Paulo usa a palavra xenos para estrangeiros. Em cada cidade grega haviam estrangeiros cuja vida não era fácil. Um forasteiro escreveu de uma cidade estranha: "É melhor que fiquem em seus lares, sejam como forem, antes que ir a terra estranha". O estrangeiro era olhado sempre com suspeita e antipatia.

Paulo usa a palavra paroikos para peregrinos (forasteiro). O peregrino já deu um passo adiante com respeito ao anterior. Era um estrangeiro residente; um homem que se tinha radicado num lugar sem chegar nunca a fazer-se cidadão naturalizado. Tinha que pagar um imposto pelo privilégio de viver num país que não era o próprio. Podia permanecer ali e trabalhar, mas era um estranho e forasteiro cujo lar estava em outra parte. Tanto o xenos como o paroikos tinham que agüentar dificuldades onde se encontrassem; sempre eram marginados.

A expressão “Assim” mostra o contraste da vida velha dos gentios com a nova vida que Cristo os proporcionou. Antes éramos estrangeiros e forasteiros, mas agora, em Cristo, formamos uma nova raça.

 

“... mas concidadãos dos santos, e da família de Deus;”

A presente posição desses gentios foi inteiramente revertida da sua condição anterior, descrita anteriormente neste capítulo. Mas concidadãos dos santos. Em Cristo, tanto judeus como gentios possuem uma nova cidadania. Os efésios e os demais gentios, já não estavam sem pátria ou sem cidadania, pois tornaram-se parte da comunidade de Deus. Em outra passagem, Paulo enfatizou este mesmo ponto. Aos filipenses ele disse: “que a nossa pátria está nos céus” (Filipenses 3:20) e para os coríntios, afirmou: “De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo” (2 Coríntios 5:20). O embaixador é quem vive num país, mas é cidadão de outro. Ele representa e fala com a autoridade de sua pátria numa nação estrangeira. O cristão vive neste mundo, mas é cidadão de outro mundo; ele representa e fala em nome dos céus enquanto vive na terra. Todos os cristãos são “concidadãos”.

Agora são concidadãos “dos santos”. A quem Paulo se referia quando usa a expressão “santos”? Os santos do antigo testamento que morreram pensam alguns. Todavia Paulo já havia usado a palavra hagioi em outro trecho da epistola quando direcionou a carta aos “santos que vivem em Éfeso” (Efésios 1:1). Ou seja, os membros da família de Deus são chamados santos.

A expressão “família de Deus” também enfatiza o senso do cristão de pertencer ao corpo de Cristo. O substantivo grego (oikeios) é usado em outras passagens por Paulo (1 Timóteo 5:8) e significa “que pertence a uma casa ou família... íntimo... parente”. Este é um termo mais íntimo que “concidadãos” e se refere ao fato de que os cristãos fazem parte da família de Deus, têm parentesco com Deus e têm uma relação de Pai/filho com Deus. Em Gálatas, Paulo usa a mesma palavra oikeioi para falar da “família da fé”: “Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé (Gálatas 6:10).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
15/10/2024

FONTES:

RENOVATO, Elinaldo. As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

Cabral, Elienai. Comentário Bíblico: Efésios - 3a Ed. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembléias de Deus, 1999

BARCLAY, Willian. The Letter to the Ephesians Tradução: Carlos Biagini O NOVO TESTAMENTO Comentado por William Barclay.

PFEIFFER, Charles F. Comentário Bíblico Moody. Batista Regular, 2017.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201306_03.pdf