Após relatar
como ocorreu o casamento de Isaque com Rebeca (24:67; 25:20) o autor sagrado
salta adiante para os fatos relativos ao nascimento de seus filhos. Assim como
Sara, que fora incapaz de engravidar durante anos de sua vida, Rebeca foi
estéril: “E Isaque orou insistentemente ao Senhor por sua mulher, porquanto era
estéril; e o Senhor ouviu as suas orações, e Rebeca sua mulher concebeu (Gênesis
25:21) “. Durante quase vinte anos de seu
casamento (25:20, 26). Rebeca não incentivou Isaque a recorrer a uma concubina
como fez Sara, persuadindo Abraão a ter um filho com sua serva. Em vez disso,
Isaque orou ao SENHOR por sua mulher. A palavra hebraica usada aqui para a
oração de Isaque é “uma das designações mais importantes para intercessão” no
Antigo Testamento. Ela reflete a seriedade do rogo de Isaque para que Deus
desse vida ao útero de Rebeca (veja Êxodo 8:8, 9, 28–30; 9:28; 10:17, 18;
Juízes 13:8; 2 Samuel 24:25). Como resultado, o Senhor foi misericordioso. Ele
respondeu a oração de Isaque e Rebeca, sua mulher, concebeu. A resposta à
oração de Isaque foi uma gravidez dupla. Rebeca teve uma gestação muito
turbulenta no seu ventre. Mas, enfim, deu à luz aos gêmeos: “E saiu o primeiro
ruivo e todo como um vestido de pêlo; por isso chamaram o seu nome Esaú. E
depois saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú; por isso se
chamou o seu nome Jacó (Gênesis 25:25,26) “.
“ E amava Isaque a Esaú, porque a caça era
do seu gosto, “ Cada progenitor “amava mais” um filho diferente; e
mostravam preferência ou parcialidade por um em detrimento do outro. Jáco
quando homem também amava de maneira diferente suas esposas irmãs: “E possuiu
também a Raquel, e amou também a Raquel mais do que a Lia e serviu com ele
ainda outros sete anos. Vendo, pois, o Senhor que Lia era desprezada, abriu a
sua madre; porém Raquel era estéril (Gênesis 29:30,31) “. Essa parcialidade
muitas das vezes não é admitida, mas visível pelos demais: “E Israel amava a
José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e
fez-lhe uma túnica de várias cores. Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o
amava mais do que a todos eles, odiaram-no, e não podiam falar com ele
pacificamente (Gênesis 37:3-4) “. Isaque amava mais a Esaú: Esaú, ao nascer,
era bruto e cabeludo, como se já fosse um adulto, motivo pelo qual seu nome foi
Esaú, feito, já criado. Isto indicava uma constituição muito forte, e dava
motivos para suspeitar que ele seria um homem muito robusto, ousado e ativo.
Esaú foi um homem adequado a este mundo. Ele era um homem interessado na sua
diversão, pois era um caçador. E um homem que sabia como viver segundo a sua
habilidade, pois era um caçador perito. A diversão era o seu interesse. Ele
estudou a sua arte, e passava todo o seu tempo fazendo isto. Ele nunca gostou
de um livro, nem se preocupou em ficar dentro de casa. Mas era um homem do
campo, como Ninrode e Ismael. Todo o seu interesse estava voltado ao jogo, e
somente estava bem quando estava buscando isto: em resumo, ele estava entoe um
cavalheiro e um soldado. Esaú sabia como agradar a Isaque, e mostrava um grande
respeito por ele, presenteando-o frequentemente com carne de caça, o que
ganhava o afeto do bom velho, e o conquistava mais do que se podia imaginar.
“..., mas Rebeca amava a Jacó. ” Jacó
era um homem voltado às coisas do outro mundo. Ele não tinha talento para ser
um estadista, nem pretendia parecer grandioso, mas era um varão simples, habitando
em tendas, e um homem honesto que sempre queria o bem, e agia com justiça, que
preferia as delícias da solidão e do isolamento a todo o falso prazer dos
esportes ruidosos. Ele habitava em tendas: 1] Como um pastor. Ele se
interessava por aquela atividade segura e silenciosa de guardar as ovelhas,
para a qual ele também educou seus filhos, cap. 46.34. Ou: [2] Como um aluno.
Ele frequentava as tendas de Melquisedeque, ou Éber, segundo a interpretação de
alguns, para que o ensinassem as coisas divinas. Por essa disposição caseira
era o filho que estava sempre próximo da mãe que jamais se esqueceu dos
oráculos de Deus sobre ele: “E os filhos
lutavam dentro dela; então disse: Se assim é, por que sou eu assim? E foi
perguntar ao Senhor. E o Senhor lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois
povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro
povo, e o maior servirá ao menor (Gênesis 25:22,23) “.
Porém essa falta
de sabedoria dos pais em preferir um ao outro plantou no coração dos filhos a
semente maldita da inimizade, do ódio e da competição. Esse ódio trouxe
profundas feridas na vida dos pais, separou os irmãos e atravessou as gerações,
desembocando agora em uma atitude irracional de maldade dos edomitas, ao
associar-se com os invasores que arrasaram os seus irmãos judaítas. Essa
atitude perversa e cruel dos edomitas unindo-se aos caldeus para oprimir,
escravizar e matar os judeus foi a gota que transbordou do cálice, trazendo o
juízo peremptório de Deus aos edomitas: “Por causa da violência feita a teu
irmão Jacó, cobrir-te-á a confusão, e serás exterminado para sempre (Obadias
1:10) “.
DEIVY FERRREIRA PANIAGO JUNIOR
27/03/2023
FONTES:
CABRAL, Elienai. Relacionamentos em
Família – Superando desafios e problemas com exemplos da Palavra de Deus. Rio
de Janeiro: CPAD, 2023.
LOPES, Hernandes Dias. Obadias e
Ageu: uma mensagem urgente de Deus à Igreja contemporânea. São Paulo: Hagnos,
2008.
HENRY, Matthew. Comentário Bíblico – Pentateuco. Rio de
Janeiro: CPAD, 2010.