Provérbios 4.23 “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”.
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, ”
Alguns dos ditados no Livro de Provérbios parecem ser chavões. Este provérbio talvez seja a expressão mais contundente deste fato: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”.
O segredo da vida pura é apresentado nos versículos 20-27. Ela é, em primeiro lugar, a confiança no Deus que nos capacita a trilhar o caminho da justiça e retidão. "Filho meu, atenta para as minhas palavras” (20). Para atentarmos a isso devemos “guardar” nossos ouvidos (20); “guardar” nossos olhos (21,25); “guardar” nossos corpos (22); “guardar” nossa boca [...] lábios (24); “guardar” nossas mãos e pés (27).
Mas esse versículo diz que sobretudo devemos guardar o nosso coração. Esdras, o primeiro escriba fazia isso: “Esdras tinha disposto o coração para buscar a Lei do SENHOR, e para a cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos” (Esdras 7.10).
“... porque dele procedem as fontes da vida”.
O coração precisa ser guardado com toda a diligência, porque dele procedem as saídas (“fontes”, ARA) da vida; “dele fluem as fontes da vida”. Ele é o centro dos sentimentos, dos afetos e da vida mesma. É dele que partem as emoções e as determinações mais íntimas do ser humano.
Horton diz: “Toda conduta é resultado de fontes escondidas. Todas as palavras são a expressão de pensamentos. A coisa primeira e mais importante é que as fontes escondidas dos pensamentos e sentimentos sejam mantidas puras.
‘Eu gostaria que o senhor mudasse o meu coração’, disse Sekomi, chefe de uma tribo na África, a Livingstone. ‘Dê-me remédio para mudá-lo, porque é orgulhoso, orgulhoso e zangado, sempre zangado’. Ele não queria ouvir falar da forma neotestamentária de mudança de coração; ele queria uma forma exterior, mecânica — e seria impossível encontrar essa forma”.
Israel estava precisando de um coração novo: “E dar-lhes-ei coração para que me conheçam, porque eu sou o Senhor; e ser-me-ão por povo, e eu lhes serei por Deus; porque se converterão a mim de todo o seu coração” (Jeremias 24:7). E todo aquele que não nasceu de novo também precisa.
Jesus falou da necessidade da pureza da alma quando mostrou que o coração do homem é a fonte de todos os pensamentos e atos maus (Mateus 15.18-19; Marcos 7.20-23). Ele anunciou a pureza de coração como uma das bem-aventuranças da nova aliança: “Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus” (Mateus 5.8).
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
10/11/2024
FONTES:
RENOVATO, Elinaldo. As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.
MESQUITA, Antônio Neves. Estudo no Livro de Provérbios — princípios para uma vida feliz. Rio de Janeiro: JUERP, 1979.
HARPER, A. F. (Ed.). Comentário Bíblico Beacon. Vol. 3. Rio de Janeiro: CPAD, 2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário