domingo, 23 de julho de 2023

Lição 5 - A Dessacralização da Vida no Ventre Materno - 3 Trimestre de 2023

TEXTO ÁUREO “E eis que em teu ventre conceberás, e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. ” (Lucas 1.31)

Maria, uma virgem comprometida em casar-se com um homem chamado José, recebe em Nazaré a visita do anjo Gabriel (Lucas 1.26,27). O anjo a saudou causando-lhe espanto: “Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres” (Lucas 1:28); mas, o anjo a disse que não deveria temer, porque tinha achado graça aos olhos de Deus: “Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus” (Lucas 1:30)

“E eis que em teu ventre conceberás, e darás à luz um filho, “ Quando Gabriel afirma que ela ficaria grávida ela se espanta por causa da sua virgindade: “Como se fará isto, visto que não conheço homem algum? ” (Lucas 1:34). Maria havia sido escolhida para cumprir a profecia que dizia: “Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho...” (Isaías 7:14). Esse fato sobrenatural é o sinal de Deus para toda a humanidade: “Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos” (Gálatas 4:4,5).Mesmo sem entender completamente Maria se dispôs diante do mensageiro de Deus: “Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela. “ (Lucas 1:38).

“...e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. ” Quando Maria comunicou o seu noivo José. Este não aceitou o seu testemunho. Mateus nos conta que ele intentou deixa-la secretamente: “Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente” (Mateus 1:19), e projetando ele isso, quando foi dormir teve um sonho angélico: “eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo” (Mateus 1:20). José recebeu a mesma incumbência que Maria havia recebido. Nomear essa criança com o nome “Jesus”.  Jesus do hebraico “Joshua” significa “O Senhor é salvação”, afinal ele salvaria o seu povo dos seus pecados (Mateus 1.21). José e Maria obedeceram a instrução do anjo: “E, quando os oito dias foram cumpridos, para circuncidar o menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido. “ (Lucas 2:21)

Sobre o nome de Jesus, Eusébio de Cesaréia escreve na sua História Eclesiástica, Livro I, capitulo III o artigo intitulado: (De como os nomes de Jesus e de Cristo já eram conhecidos desde a antiguidade e honrados pelos profetas inspirados por Deus). “Mas o mesmo Moisés, por obra do espírito divino, conhecia de antemão bem claramente também o nome de Jesus, considerando-o mesmo digno de um privilégio único. Na verdade, nunca se havia pronunciado este nome entre os homens antes de ser conhecido por Moisés. Este aplica o nome de Jesus pela primeira e única vez àquele que, novamente conforme a figura e o símbolo, ele sabia que viria a sucedê-lo depois de sua morte no comando supremo. Nunca antes seu sucessor havia usado o nome de Jesus, mas era chamado por outro nome, Oséias, exatamente o que lhe haviam dado seus pais. Moisés deu-lhe o nome de Jesus como um privilégio precioso, muito maior do que o de uma coroa real. Deu-lhe este nome porque, em realidade, o próprio Jesus, filho de Iavé, era portador da imagem de nosso Salvador, o único que, depois de Moisés e depois de haver concluído o culto simbólico por ele transmitido, o sucederia no comando da verdadeira e sólida religião. E desta maneira Moisés, dando-lhes a maior honra, aplicou o nome de Jesus Cristo nosso Salvador aos dois homens que, segundo ele, mais sobressaíam em virtude e glória sobre todo o povo, a saber, o sumo sacerdote e aquele que haveria de sucedê-lo no comando. ” Sobre Cristo Moisés também havia profetizado: “O Senhor teu Deus te levantará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis” (Deuteronômio 18:15)

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
11/7/2023

FONTES:

BAPTISTA, Douglas. A igreja de Cristo e o império do mal – Como viver neste mundo dominado pelo espírito da Babilônia. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

CESARÉIA, Eusébio. História Eclesiástica. São Paulo: Novo Século, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário