TEXTO ÁUREO “E mediu mais mil, e era um rio, que eu não podia
atravessar, porque as águas eram profundas, águas que se deviam passar a nado,
rio pelo qual não se podia passar “. (Ezequiel 47:5)
O ser celestial que tinha na mão
um cordel de medir (v. 3), fez Ezequiel caminhar pelas águas, que saiam para o
oriente debaixo do umbral do templo, mediu mil côvados (v. 3) (quinhentos
metros) e o fez passar pela água, que se dava pelos tornozelos (v. 3b). Mil
côvados mais adiante, as águas chegam aos joelhos e depois de mais mil côvados
elas já estão nos lombos do profeta (v. 4). Mil côvados além, essas águas
sanadoras vão fertilizando as áreas estéreis do vale do Mar Morto e seguem
aumentando o seu volume até se tornar um rio caudaloso pelo qual não se podia
passar. Ao longo dos séculos, cristãos de todos os ramos do cristianismo
reconhecem a estreita ligação teológica dessas águas com o Espírito Santo.
Ezequiel imerso nessas águas pode perfeitamente ser comparado ao crente cheio do
Espírito Santo, visto que a água é um dos símbolos do Espírito (1 João 5.6).
Diz Stanely Horton: “A água é frequentemente uma figura ou um símbolo do
Espírito Santo, muitos entendem que aqui temos uma "correnteza de
reavivamento", em que nos lançamos cada vez mais profundamente na vida do
Espírito. Sem dúvida, há lições espirituais a serem aprendidas nessa passagem,
mas Ezequiel o retrata como um rio literal que traria vida ao Mar Morto e transformaria
o deserto da Judéia em terra aprazível. Assim acontecerá no Milênio “. Nenhum
livro do Antigo Testamento revela a identidade, os atributos e as obras do
Espírito Santo como Ezequiel. Isso está bem ilustrado na visão de Ezequiel
inundado nas águas sanadoras que brotam do templo de Deus (vv. 3-5). Das 378
vezes que o termo rûaḥ, “vento, sopro, hálito, espírito, Espírito”, aparece no
Antigo Testamento, 52 vezes estão no livro de Ezequiel, e 14 vezes em referência
ao Espírito Santo. O termo revela sua deidade absoluta e identidade com o
próprio Javé (8.1-3); ele atua na obra da restauração e regeneração (36.24-28;
37.14; 39.29). O profeta Ezequiel anunciou um derramamento do Espírito Santo
para a purificação (Ezequiel 36.25, 33) e a capacitação dos purificados (Ezequiel
36.27). As águas terapêuticas do rio da visão de Ezequiel saem de debaixo do
umbral, e as águas cristalinas que saem do trono de Deus e do Cordeiro, em
Apocalipse, apontam para Cristo e o Espírito Santo. É significativo a presença
do rio no Éden, no princípio, e no relato da criação e do rio da vida, no mundo
vindouro, sendo que o rio da visão de Ezequiel fica entre eles, ou seja, entre
o primeiro e o último. Vemos em tudo isso a restauração escatológica da terra e
a efusão do Espírito sem medida.
Deus provocará uma mudança derramando o seu Espírito, tornando-se como água em um solo improdutivo. O aguaceiro será tão grande que será como inundação de rios sobre a terra seca. Isto trará bênçãos maravilhosas da parte de Deus. No entanto, este derramamento é no futuro. Isto não devia vir sobre as pessoas nos dias de Isaías, mas sobre os seus descendentes (cf. Isaías 32.15; 59.21; Jeremias 31.33,34; Ezequiel 36.26,27; 37.14; 39.29; Joel 2 .2 5 -2 9 ; Zacarias 12.10 a 13.O derramamento inicial foi no Dia de Pentecostes (At 2.4,17,18). Mas haverá um cumprimento mais extenso para Israel na restauração milenial.
DEIVY FERREIRA
PANIAGO JUNIOR
13/2/2023
Fontes:
RENOVATO, Elinaldo. Aviva a Tua Obra – O chamado das
escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.
SOARES, Esequias e Daniele. A Justiça Divina – A preparação
do povo de Deus para os últimos dias no Livro de Ezequiel. Rio de Janeiro: CPAD
2022.
HORTON, Stanley. O que a Bíblia Diz sobre o Espírito Santo.
Rio de Janeiro: CPAD, 1993.
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