TEXTO ÁUREO “Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim se não anunciar o evangelho! ” (1 Coríntios 9.16)
“Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, Paulo
sente uma compulsão interior que sem dúvida vinha da comissão que Jesus lhe
dera na estrada de Damasco, uma comissão confirmada por Ananias como também
pelo Espírito Santo; Atos 9-6,15,16). Ele deve ter se sentido como Amós, quando
disse: “Bramiu o leão, quem não temerá? Falou o Senhor JEOVÁ, quem não profetizará?
” (Amós 3-8. Paulo não pretendia pregar o Evangelho quando partiu tomando a
estrada de Damasco. Se de boa vontade tivesse decidido por si mesmo pregar o
Evangelho, ele teria tido recompensa. Mas ele não o fazia por vontade própria.
Estava apenas satisfazendo um encargo que Jesus lhe tinha entregue (quando Ele
o chamou para ser apóstolo aos gentios).
“...pois me é imposta essa obrigação; ” A pregação não é motivo de jactância
porque para ele não é uma questão de escolha. Ele foi “compelido” literalmente,
“me é imposta essa obrigação”. Não escolheu pregar o evangelho, mas deve fazê-lo
conforme o chamado divino. Suas palavras relembram as de Jeremias: “Então, disse
eu. Não me lembrarei dele [do Senhor] e não falarei mais no seu nome; mas isso foi
no meu coração como fogo ardente, encerrado nos meus ossos; e estou fatigado de
sofrer e não posso” (Jeremias 20.9).
“...e ai de mim se não anunciar o evangelho! ” Aqueles que são
separados para o ofício do ministério têm o encargo de pregar o evangelho. Ai
deles se não o fizerem. No livro de
Ezequiel está escrito: A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia
sobre a casa de Israel; tu, pois, ouvirás a palavra da minha boca, e lhe
anunciarás da minha parte. Se eu disser ao ímpio: Ó ímpio, certamente morrerás;
e tu não falares, para dissuadir ao ímpio do seu caminho, morrerá esse ímpio na
sua iniquidade, porém o seu sangue eu o requererei da tua mão. (Ezequiel 33:7,8).
Observe que a vontade de Deus é a salvação do pecador, por isso o objetivo da
mensagem é que o ímpio tenha consciência do perigo em que se encontra, e que se
desperte para buscar a Deus e seja salvo (Isaías 55.6, 7). Essa parte do
discurso revela a responsabilidade do Profeta em se tratando do destinatário
original dessa mensagem e a nossa responsabilidade como cristãos que recebemos
do Senhor Jesus a incumbência de anunciar o evangelho ao pecador (Mateus
28.18-20; Marcos 16.15-20; Lucas 24.46-49). Essa exortação não tem prazo de
validade; ela é para os nossos dias, está afinada com o pensamento do Novo
Testamento.
DEIVY FERREIRA
PANIAGO JUNIOR
30/09/2022
Fontes:
SOARES, Esequias e Daniele. A Justiça Divina – A preparação
do povo de Deus para os últimos dias no Livro de Ezequiel. Rio de Janeiro: CPAD
2022.
HORTON, Stanley. I e II Coríntios – Os problemas da Igreja e
suas soluções. Rio de Janeiro: Cpad, 2003.
ARRINGTON French L; STRONSTADRoger. Comentário Bíblico
Pentecostal – Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
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