(Texto Áureo) “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus. ” (Efésios 2.8)
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; “ Aqui temos três
palavras fundamentais das boas novas cristãs — a salvação, a graça e a fé. A
salvação é mais do que o perdão. É a libertação da morte, da escravidão e da
ira descritas nos versículos 1-3. Inclui a totalidade da nossa nova vida em
Cristo, juntamente com quem fomos vivificados, exaltados e feitos assentar no
âmbito celestial. A graça é a misericórdia de Deus, livre e imerecida, para
conosco, e fé é a confiança humilde com que nós a recebemos. A afirmação do
apóstolo de que o indivíduo é salvo pela graça não sugere que a salvação se
efetua pela graça somente. Pode-se dizer que todas as coisas às quais a
salvação é atribuída emanam da graça de Deus, mas o Novo Testamento não ensina
que somos salvos por uma única coisa isoladamente. A graça é uma somatória de
tudo que Deus fez para levar a salvação até a humanidade. Esta graça de Deus
“se manifestou... a todos os homens” (Tito 2:11). Por que, então, nem todos são
salvos? A simples resposta é que nem todos recebem a graça de Deus da maneira
certa, ou seja, “mediante a fé”. Em 2 Coríntios 6:1 Paulo advertiu: “não
recebais em vão a graça de Deus”. Enquanto “graça” sintetiza a parte de Deus na
salvação do homem, “fé” sintetiza a resposta do homem a Deus. No Novo
Testamento, a ideia de ter “fé”, ou crer, é às vezes usada de um modo geral ou
amplo incluindo a reação completa de um indivíduo a Deus (veja João 3:16;
Romanos 1:16; 5:1). As palavras “fé” e “crença” também são usadas no Novo
Testamento de um modo específico, como uma de várias respostas a Deus (veja
Marcos 16:16; Atos 18:8). Em Atos 16:25–34, Lucas registrou a conversão do
carcereiro em Filipos. A afirmação do apóstolo de que o indivíduo é salvo pela
graça não sugere que a salvação se efetua pela graça somente. Pode-se dizer que
todas as coisas às quais a salvação é atribuída emanam da graça de Deus, mas o
Novo Testamento não ensina que somos salvos por uma única coisa isoladamente. A
graça é uma somatória de tudo que Deus fez para levar a salvação até a
humanidade. Esta graça de Deus “se manifestou... a todos os homens” (Tito
2:11). Por que, então, nem todos são salvos? A simples resposta é que nem todos
recebem a graça de Deus da maneira certa, ou seja, “mediante a fé”. Em 2
Coríntios 6:1 Paulo advertiu: “não recebais em vão a graça de Deus”. Enquanto
“graça” sintetiza a parte de Deus na salvação do homem, “fé” sintetiza a
resposta do homem a Deus. No Novo Testamento, a ideia de ter “fé”, ou crer, é
às vezes usada de um modo geral ou amplo incluindo a reação completa de um
indivíduo a Deus (veja João 3:16; Romanos 1:16; 5:1). As palavras “fé” e
“crença” também são usadas no Novo Testamento de um modo específico, como uma
de várias respostas a Deus (veja Marcos 16:16; Atos 18:8). Em Atos 16:25–34,
Lucas registrou a conversão do carcereiro em Filipos.
“...e isto não vem de vós; é dom
de Deus. ” Para reforçar a declaração positiva de que fomos salvos somente pela
graça de Deus por meio da fé em Cristo, Paulo acrescenta essas duas negações
que se equilibram: a primeira “isso não vem de vós”, a segunda “é dom de Deus ”.
Apesar da exigência de fé obediente, nós não nos salvamos a nós mesmos. Paulo
disse: “E isto não vem de vós; é dom de Deus” (v. 8b). “Isto”, tradução de
touvto (touto), representa todo o processo de salvação. A graça de Deus
possibilita a salvação, e a fé do homem é o meio pelo qual a salvação é aceita.
A salvação, portanto, não é uma
realização humana, mas chega ao homem como um dom, uma dádiva. Embora a
salvação seja um presente de Deus, quem alega que o homem não faz nada no
sentido de contribuir para o processo de ser salvo deveria observar que ninguém
pode se beneficiar de um presente sem antes aceitá-lo. O presente de Deus, a
salvação, é oferecido pela graça, mas é aceito pela fé. Quando um pai humano
oferece um presente ao filho em forma de herança, o filho precisa aceitar o
presente para se beneficiar dele. A exposição sobre o papel do homem na salvação
continua no versículo 9: “Não de obras, para que ninguém se glorie”. Esta
afirmação enfatiza ainda mais que a salvação é um dom da graça, não um
resultado de esforço humano
DEIVY FERREIRA
PANIAGO JUNIOR
8/7/2022
Fontes:
GONÇALVES, José. Os ataques contra a igreja de Cristo – As
sutilezas de Satanás nestes dias que antecedem a volta de Jesus Cristo. Rio de
Janeiro: CPAD, 2022.
STOTT, John A mensagem de Efésios: a nova sociedade de Deus.
6.a ed. São Paulo: ABU Editora, 2001.
http://biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201305_07.pdf
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