(Texto Áureo) Saberás, pois, que o Senhor teu Deus, ele é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos. (Deuteronômio 7:9)
“Saberás, pois, que o Senhor teu Deus, ele é Deus, o Deus
fiel, ” A partir do capítulo 5 de Deuteronômio Moisés chama a todo o Israel
para relembra-los dos estatutos estabelecidos no Sinai: “Ouve, ó Israel, os
estatutos e juízos que hoje vos falo aos ouvidos; e aprendê-los-eis, e
guardá-los-eis, para os cumprir. “ Deus reconhece que com eles havia feito uma
aliança Deuteronômio 5:2), não porque eles eram melhores ou mais numerosos que
os demais povos, mas porque o Senhor os
amava (Deuteronômio 7:8). O amor de Deus é expresso a Israel por conta
do seu cuidado especial com eles: “Eu vos tenho amado, diz o Senhor. Mas vós
dizeis: Em que nos tens amado? Não era Esaú irmão de Jacó? Disse o Senhor;
todavia amei a Jacó, E odiei a Esaú” (Malaquias 1:2-3a). Esse versículo de
Malaquias não trata de indivíduos, mas das nações que procederam deles. Edom
estava sentenciada por causa da sua injustiça: Ainda que Edom diga:
“Empobrecidos estamos, porém tornaremos a edificar os lugares desolados; assim
diz o Senhor dos Exércitos: Eles edificarão, e eu destruirei; e lhes chamarão:
Termo de impiedade, e povo contra quem o Senhor está irado para sempre. ”
(Malaquias 1:4) Todavia Israel “a menina dos olhos de Deus” permaneceria apesar
da mesma origem, Isaque. O Senhor Jesus sobre o povo judeu profetizou: “Em
verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas
aconteçam. ” (Mateus 24:34). A palavra “ geração” na presente passagem tem um
sentido escatológico. É a palavra grega “genea”, e segundo o doutor C. I.
Scofield ela traz em si a ideia de “raça, família, espécie, etc.”. É certo que
a palavra se empregada apenas como um a geração familiar (um filho sucedendo a
um pai), não se coaduna com a tese principal, porque nenhum a destas “ coisas”,
a saber: a pregação do Evangelho do Reino em todo o mundo; a volta de Jesus em
glória; o ajuntamento dos escolhidos pelos anjos, não aconteceu antes da
destruição de Jerusalém, que todos sabem , deu-se no ano 70 d.C. A promessa é,
portanto, que a Geração - a Nação de Israel ou família israelita será
conservada até o fim como nação: ninguém a destruirá. A consequência do amor de
Deus a Israel é a sua fidelidade, pois cumpre e cumprirá todos as promessas
feitas ao seu povo Israel. Expressões semelhantes a estas ocorrem em outras
partes do Velho Testamento (cf. Êxodo 20: 6; 34: 6, 7) e têm a aparência de
fórmulas litúrgicas ou frases de antigas confissões de fé. Quando exatamente
assumiram sua forma definitiva jamais poderemos saber com absoluta certeza. Não
é inconcebível pensar que Moisés tenha descrito Javé em termos nobres e que a
fórmula litúrgica aqui apresentada possa representar uma versão polida e
expandida de algo que Moisés tenha dito. Sua forma atual é rica em significado.
Javé é descrito como o “Deus fiel”, ou seja, absolutamente digno de confiança,
cumprindo fielmente a Sua promessa.
“...que guarda a
aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus
mandamentos. ” Deus havia jurado fidelidade ao Pacto que firmara com Abraão e
com todos os pais da nação de Israel. Agora esse amor era protestado a Moisés e
a Josué. Todavia, o pacto estava condicionado à obediência e ao amor de Israel
a Yahweh (6.5). Israel quebrou a lei; eles anularam o pacto em várias
oportunidades; mas o propósito divino ficou de pê, e, finalmente, o Messias
coroou o Pacto com a graça, o poder e a universalidade (ver o terceiro capítulo
de Gálatas). Misericórdia para com os obedientes. (Ezequiel 18.20) mostra o
princípio da justiça. Os justos recebem misericórdia e bênção da parte de Deus.
Mas a misericórdia estende-se a mil gerações (Ou seja, para sempre), o que
mostra que a misericórdia é um princípio muito mais poderoso do que o da
aplicação da justiça. Seja como for, não há qualquer contradição, visto que a
ira de Deus é uma medida de disciplina que promove a causa do amor.
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
15/07/2021
Fontes:
POMMERENING, Claiton, Ivan. O Plano de Deus para Israel em
meio a infidelidade da nação – As correções e os ensinamentos divinos no
período dos reis de Israel. Rio de Janeiro: CPAD, 2021.
SILVA, Severino Pedro. Escatologia, doutrina das últimas
coisas. Rio de Janeiro: CPAD, 1988.
CHAMPLIN, Russell Norman. O Antigo Testamento interpretado
versículo por versículo. São Paulo: Hagnos, 2001. Vol. 2
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