quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA 04 DE FEVEREIRO DE 2026 (Êxodo 25:8)


 LEITURA BÍBLICA DIÁRIA 
04 DE FEVEREIRO DE 2026
DEUS HABITA ENTRE O POVO

Êxodo 25:8 “E me farão um santuário, e habitarei no meio deles.”

 

“E me farão um santuário,”

Moisés foi instruído minuciosamente pelo Senhor para edificar um santuário, ou seja, uma tenda provisória e portátil, própria para ser conduzida durante toda viagem à terra de Canaã. Deus mesmo forneceu a planta com todos os objetos e utensílios que comporiam aquele santuário. O padrão para o Tabernáculo construído por Moisés era um padrão da realidade espiritual do sacrifício de Cristo e, deste modo, antecipava a realidade futura. [...] O Santuário terrestre era uma expressão dos princípios eternos e teológicos.

A palavra santuário significa literalmente “lugar santo”. Os nomes dados à estrutura comumente denominada de Tabernáculo são muitos. Foi chamada de "tenda", referindo-se geralmente à cobertura exterior; a "tenda da congregação", onde Deus se encontrava com o Seu povo (27:21); a "tenda do testemunho" porque continha a arca e o Decálogo (25:16); a "habitação" e "habitação de Jeová" (Números 16:9), ou "habitação do testemunho" (Êxodo 38:21); e "lugar santo" (25:8). Os nomes "casa" ou "templo" (1 Samuel. 1:9; 3:3) também são usados, mas referem-se a uma condição mais acanhada do Tabernáculo.

O nome comum é "tenda", um termo que os tradutores elevaram ao mais altissonante "tabernáculo", seguindo o tabernaculum da Vulgata. Posteriormente seria utilizada para descrever também o Templo: “Um trono de glória, posto bem alto desde o princípio, é o lugar do nosso santuário” (Jeremias 17:12).

 

“... e habitarei no meio deles.”

O propósito do santuário é apresentado aqui como sendo que Deus pudesse “habitar” no meio de Israel. Até aquele momento, Deus havia se manifestado várias vezes em favor de Israel, mas não fora visto ainda “no meio deles”. Quando Deus falava a Moisés no monte, o povo assistia a distância, impactado pela visão dos raios projetados lá de cima.

Agora, porém, Deus está dizendo que a sua presença, que os assistira até ali, estaria permanentemente no meio do arraial, representada por e habitando um santuário erguido sob sua orientação. Enfim, Deus queria que o povo tivesse um relacionamento mais íntimo com Ele, e hoje não é diferente.

Ele deseja o mesmo conosco por meio do seu Santo Espírito, que, como asseverou Jesus, habita em nós desde o dia em que entregamos nossa vida a Cristo: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós” (Jo 14.16,17).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
24/1/2026

FONTES:

BAPTISTA, Douglas. A Santíssima Trindade - O Deus Único Revelado em Três Pessoas Eternas. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

COLE, Alan R. Êxodo - Introdução e comentário. São Paulo: Mundo Cristão, 1981

COHEN, Armando Chaves. Comentário Bíblico: Êxodo. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembléias de Deus, 1998.

HARRISON, Everret F; PFEIFFER, Charles F. Comentário Bíblico Moody. São Paulo: Imprensa Batista Regular, 1990.

Bíblia de Estudo Aplicação pessoal. Rio de Janeiro: CPAD.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário