quarta-feira, 5 de novembro de 2025

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 5 DE NOVEMBRO DE 2025 (Romanos 13:5)

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
5 DE NOVEMBRO DE 2025
A CONSCIÊNCIA REGULA NOSSA CONDUTA PERANTE O ESTADO 

Romanos 13:5 “Portanto é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente pelo castigo, mas também pela consciência.”

 

“Portanto é necessário que lhe estejais sujeitos,”

Tendo em mente que Deus instituiu os governos humanos. “Porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas” (v.1). Toda autoridade é ministro de Deus para o nosso bem (v.4) por isso é esperada a nossa sujeição. Cabral diz que não só devemos acatá-las e obedecer-lhes na “letra da lei”, mas devemos cumprir os seus regulamentos. Calvino disse: “Não se deve pôr em dúvida que o poder civil é uma vocação, não somente santa e legítima diante de Deus, mas também mui sacrossanta e honrosa entre todas as vocações”.

Barclay comenta que Paulo via no estado um instrumento a serviço de Deus, o qual protegia o mundo do caos. Aqueles que administravam o estado estavam desempenhando a parte deles nessa grande tarefa. Conscientes ou não dessa verdade, estavam fazendo o trabalho de Deus e era dever do cristão ajudá-los e não impedi-los. Como servos de Deus, devemos orar pelas autoridades ( 1 Timóteo 2.1,2).

 

“... não somente pelo castigo,”

O Estado recebe a incumbência de uma função explicitamente proibida ao cristão (Romanos 12.17,19). Deus proíbe ao cristão aplicar vingança pessoal e ordena ao Estado fazê-lo. As autoridades governamentais executam a ira de Deus sobre os malfeitores e, desse modo, aplicam a punição, como fica evidente na declaração de Paulo de que ela é vingadora para castigar o que faz mal, podendo até mesmo aplicar a espada (morte).

Paulo primeiramente devia se referir a esses castigos. Mas certamente não podemos excluir o castigo divino, visto que os desobedientes, nesse caso, são rebeldes contra uma instituição ordenada por Deus.

 

“... mas também pela consciência.”

A consciência é aquela faculdade mental dada por Deus a cada ser humano para ajudá-lo a distinguir entre o certo e o errado. Alguns obedecem aos limites de velocidade só por medo de uma multa; outros pagam o imposto de renda só por medo de serem processados.

Paulo disse que devemos obedecer às autoridades, não apenas porque isso é mais seguro, mas porque é o que se deve fazer e  porque é o que Deus quer que façamos. Assim como Paulo, devemos nos esforçar “por ter sempre consciência pura diante de Deus e dos homens” (Atos 24:16).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
01/11/2025

FONTES:

QUEIROZ, Silas. Corpo, Alma e Espírito – A restauração integral do ser humano para chegar a estatura completa de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

http://biblecourses.com/Portuguese/Po_lessons/Po_200905_01.pdf

BARCLAY, William. The Letter to the Romans - Tradução: Carlos Biagini.

Lopes, Hernandes dias. Romanos: o evangelho segundo Paulo. São Paulo, SP: Hagnos 2010.

CABRAL, Elienai. Romanos – O evangelho da justiça de Deus. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus. 1986.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário