quinta-feira, 26 de junho de 2025

Atos 4:24

 

Atos 4:24 “E, ouvindo eles isto, unânimes levantaram a voz a Deus, e disseram: Senhor, tu és o Deus que fizeste o céu, e a terra, e o mar e tudo o que neles há;”

 

“E, ouvindo eles isto, unânimes levantaram a voz a Deus, ”

Após Pedro e João contar para os seus tudo que disseram os principais sacerdotes e anciões a eles. A congregação unânime levantou a voz a Deus. A palavra para "unânime" é uma das palavras preferidas de Lucas, ele emprega dez vezes e que ocorre apenas uma vez em todo o resto do Novo Testamento.

Essa "unanimidade" era mais do que uma atividade conjunta, envolvendo uma concordância pelo que estavam orando. Eles oravam com uma mente ou um propósito: “Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa“ (Filipenses 2:2).

Após ouvir as ameaças dos sacerdotes a igreja orou a Deus. A oração é o recurso mais poderoso da igreja, quando ameaçada pelo mundo. Para nos prepararmos para essas ocasiões em que Satanás dificulta as coisas, precisamos de laços íntimos não somente com irmãos, mas também com Deus! “A oração não é uma fuga da responsabilidade; é nossa resposta à capacidade de Deus.

 

“...e disseram: Senhor, tu és o Deus que fizeste o céu, e a terra, e o mar e tudo o que neles há;”

Esta oração enfatizou a soberania de Deus. Começava por: “Tu, Soberano Senhor, que fizeste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há ”. A palavra grega traduzida por “Senhor” não é a palavra comum kurios, mas, sim, despotes (déspota), o que tem poder absoluto!  Por isso muitas traduções têm “Soberano Senhor”. Começaram a orar apelando ao Todo-poderoso que fez tudo (incluindo o Sinédrio), que tem o controle de tudo (incluindo o Sinédrio)! O controle de Deus sobre a situação específica que os apóstolos enfrentaram será enfatizado nos próximos quatro versículos.

Essa oração reflete o uso do Antigo Testamento, não apenas do Salmo 2, que será explicitamente citado, mas também a oração de Ezequias em Isaías 37:16-20: “Ó Senhor dos Exércitos, Deus de Israel, que habitas entre os querubins; tu mesmo, só tu és Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra” (v.16) que deu o padrão geral e sugeriu parte da fraseologia.

Essa oração indica que a igreja primitiva se voltava para Deus em tempos de perseguição, e achava consolação no fato de que Ele sabia de antemão o que aconteceria, e pedia forças para continuar seu testemunho.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
26/06/2025 

FONTES:

GONÇALVES, José. A igreja em Jerusalém – Doutrina comunhão e fé: A base para o crescimento da igreja em meio as perseguições. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

PEARLMAN, Myer. Atos: E as igreja se fez missões. CPAD, 1ª edição, Rio de Janeiro, 1995.

MARSHALL, Howard. Atos - Introdução e Comentário. Vida Nova/Mundo Cristão. 1991.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_200110_05.pdf

https://textoaureoebd.blogspot.com/2025/06/atos-114.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário