Atos 4:23 “E, soltos eles, foram para os seus, e contaram tudo o que lhes disseram os principais sacerdotes e os anciãos. ”
“E, soltos eles, foram para os seus, “
Quando o Sinédrio soltou Pedro e João, os apóstolos imediatamente buscaram os irmãos em Cristo.A NVI diz “para os seus” e a BLH diz“para o seu grupo”. A língua original simplesmente diz “os seus” conforme essa tradução. Entendemos pelo contexto (v.33-34). que isso foi uma reunião com os demais apóstolos.
É digno de nota que Pedro e João tiveram a quem correr após as dificuldades que passaram. Jesus também precisou de amigos, os apóstolos também, assim como cada um de nós. Esta é uma das razões por que Deus instituiu a igreja: “Por isso exortai-vos (consolai-vos) uns aos outros, e edificai-vos uns aos outros, como também o fazeis” (1 Tessalonicenses 5:11). Deus pretendia que pudéssemos ganhar forças por meio do mútuo companheirismo. Se você quer estar preparado para os golpes de Satanás, mantenha firmes seus laços com a irmandade cristã!
“... e contaram tudo o que lhes disseram os principais sacerdotes e os anciãos. ”
Quando ali chegaram “contaram tudo o que lhes disseram os principais sacerdotes e os anciãos” (Atos 4:23). Pedro e João chagaram eufóricos pela sua experiência. McGarvey disse: “Quem volta de um campo difícil de semear carregando boas notícias, fica com o coração palpitando enquanto sua história não é contada”.
Assim como Paulo e Barnabé após a primeira viagem missionária: “E, quando chegaram e reuniram a igreja, relataram quão grandes coisas Deus fizera por eles, e como abrira aos gentios a porta da fé” (Atos 14.27), Pedro e João reuniram os seus para contar quão grandes coisas o Senhor tinha feito através deles. Não somente o que disseram os sacerdotes, mas o milagre operado através deles ao coso da porta formosa.
A referência aos principais sacerdotes e os anciãos sugere que, do ponto de vista de Lucas, os escribas, que representavam o ponto de vista farisaico, estavam menos estreitamente envolvidos no assunto: “E, estando eles falando ao povo, sobrevieram os sacerdotes, e o capitão do templo, e os saduceus” (Atos 4:1).
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
24/06/2025
FONTES:
GONÇALVES, José. A igreja em Jerusalém – Doutrina comunhão e fé: A base para o crescimento da igreja em meio as perseguições. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.
PEARLMAN, Myer. Atos: E as igreja se fez missões. CPAD, 1ª edição, Rio de Janeiro, 1995.
MARSHALL, Howard. Atos - Introdução e Comentário. Vida Nova/Mundo Cristão. 1991.
http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_200110_05.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário