sábado, 23 de março de 2024

Mateus 5:8

Mateus 5:8 "Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; "


"Bem-aventurados "

Consulte comentário introdutório de Robert Stein sobre as bem-aventuranças de (Mateus 5.3)


"... os limpos de coração, "

Esta bem aventurança fala da pureza interior dos seguidores de Cristo, em contraste com a purificação cerimonial exterior praticada pelos escribas e fariseus (veja 15:1–11; 23:25–28). Um coração puro é a fonte e a base de um viver correto. Sem ele, as ações corretas não passam de rituais sem significado (12:34; 15:19). 

Os rabinos estavam desenvolvendo um sistema complexo de leis para manter a purificação cerimonial, sistema esse que mais tarde incluiu o Tohoroth (“Purificação”), uma da das divisões do Mishná. Entretanto, todas essas leis poderiam ignorar a pureza mais importante, a do coração. 

Um coração puro ou limpo produz pureza exterior, e não vice-versa. Um coração puro descreve uma pessoa cuja lealdade sincera a Deus já afetou todas as áreas da vida. 

Essa bem-aventurança de Jesus ecoa o caminho para a adoração descrito em Salmos: "Quem subirá ao monte do Senhor? Quem há de permanecer no seu santo lugar? O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem jura dolosamente "(Salmos 24:3, 4). O salmista também orou dizendo: "Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável. Não me repulses da tua presença, nem me retires o teu Santo Espírito" (Salmos 51:10, 11).


"... porque eles verão a Deus; "

Neste contexto, o verbo “ver” vai além de vermos com os olhos. Significa experimentar, desfrutar e conhecer a Deus. É verdade que ninguém jamais viu a Deus (Êxodo 33:20; João 1:18; 1 Timóteo 6:16). Num sentido, porém, os cristãos experimentam Deus no presente com os olhos da fé, mesmo sem vê-lo fisicamente (2 Coríntios 5:7; Hebreus 11:27). 

Um dia, no entanto, a fé se transformará em realidade visível e os cristãos verão a Deus face a face. Paulo aos coríntios revelou: "Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido" (1 Coríntios 13:12). E João sobre isso escreveu  "Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos" (1 João 3:2).

Na cidade celestial, Deus habitará entre o Seu povo (Apocalipse 21:3) e contemplaremos a sua face: "e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão. E verão o seu rosto, e nas suas testas estará o seu nome" (Apocalipse 22:3,4)


DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
23/3/2021

FONTES:

PEARLMAN, Myer. Mateus: O evangelho do grande Rei. Rio de Janeiro: CPAD, 2004.

STEIN, Robert H. Guia Básico para Interpretação da Bíblia. 4 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1999.

http://biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201204_05.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário