sábado, 23 de março de 2024

Mateus 5:7

Mateus 5:7 "Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; "


 "Bem-aventurados "

Consulte comentário introdutório de Robert Stein sobre as bem-aventuranças de (Mateus 5.3)


"... os misericordiosos, "

O que é misericórdia? Misericórdia vem de uma palavra grega que também pode ser traduzida por compaixão. É uma disposição da alma, de ser semelhante a Cristo ao encarar amigos, inimigos, repudiados e pecadores. 

O misericordioso usa de bondade ao julgar os outros; procura o melhor, não o pior; é lento para condenar, rápido para recomendar. Como o bom samaritano, é prestativo (Lucas 10.30-37). Os líderes religiosos judeus da época de Jesus eram na maioria desprovidos de misericórdia. Eram presunçosos, arrogantes, orgulhosos e precipitados no julgamento. Pensavam que tinham resposta para todas as questões teológicas, mas não tinham misericórdia dos que sofriam. Viam o sofrimento como um castigo de Deus pelo pecado (Lucas 13:1–5; João 9:1, 13, 34).

O misericordioso repudia o ódio e os ressentimentos, e perdoa aos que o ofendem. Como tornar-nos misericordiosos? Lembrando nossas próprias falhas e de como dependemos da misericórdia de Deus, a ninguém trataremos duramente (Mateus 7.1-5; Gálatas 6.1-3).

O ensino de Jesus sobre misericórdia era contra a natureza do estilo de vida típico do mundo daquela época. Os romanos menosprezavam o sentimento e tinham a reputação de considerá-lo uma doença da alma. A misericórdia para eles era sinal de fraqueza, e a desprezavam como se fosse a maior de todas as debilidades humanas. Glorificavam a virilidade, acreditando que gestos de misericórdia demonstravam falta dela. 

A misericórdia também é um dos atributos de Deus (Êxodo 34:6; Lucas 6:36) e de Cristo (Hebreus 2:17). Jesus identificou a misericórdia como um dos “preceitos mais importantes da Lei” (23:23; veja 9:13; 12:7). Esta bem-aventurança reflete o que está escrito em Provérbios 14:21: “O que se compadece dos pobres é feliz” (LXX). 


"... porque eles alcançarão misericórdia; "

Diferentemente de muitos de seus contemporâneos, Gamaliel, professor de Paulo tinha uma visão correta da misericórdia, e é citado no Talmude como tendo dito: “Quem é misericordioso com os outros, misericórdia obterá no Céu, ao passo que quem não é misericordioso com o próximo, não obterá nenhuma misericórdia no Céu”.

Ensina-nos a experiência que a atitude dos outros para conosco é reflexo do tratamento que a eles dispensamos. Se ninguém nos trata com amizade, é certo que tem sido este o nosso comportamento com relação aos outros; se as pessoas não nos sorriem, indica-nos isto estarmos também negando-lhes o sorriso: "porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo"(Lucas 6:38).

Jesus disse que quem é misericordioso alcançará misericórdia. Mais tarde, Ele ensinou: “Se, porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas” (6:15). 

Se não mostramos misericórdia aos outros, bloqueamos a porta para o nosso próprio perdão. Tiago escreveu: “Porque o juízo é sem misericórdia para com aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o juízo” (Tiago 2:13). 


DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
23/3/2021

FONTES:

PEARLMAN, Myer. Mateus: O evangelho do grande Rei. Rio de Janeiro: CPAD, 2004.

STEIN, Robert H. Guia Básico para Interpretação da Bíblia. 4 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1999.

http://biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201204_05.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário