TEXTO ÁUREO “E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. ” (2 Pedro 2.1)
“E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá
também falsos doutores, “ Os profetas são a voz de Deus na terra. É fato
que onde há verdadeiro há também falso, por isso Moisés advertiu o povo sobre o
surgimento de falsos profetas mesmo entre os profetas legítimos (Deuteronômio
18.18-22). Profetizar falsamente era crime em Israel sob pena de morte conforme
a lei de Moisés (Dt 13.1-5; 18.20-22). Curiosamente os mesmos termos hebraicos
nāvî’, “profeta”, rō’eh, e ḥōzeh, “vidente”; usados para os profetas do Deus
vivo, ou videntes como Samuel, Natã e Gade (1 Crônicas 29.29), são também
aplicados aos falsos profetas. É o contexto que vai diferenciar o verdadeiro e
o falso. Jeremias e Ezequiel em particular enfrentaram “falsos profetas”.
Jeremias advertiu: “Não deis ouvidos às palavras dos profetas que entre vós
profetizam e vos enchem de vãs esperanças; falam as visões do seu coração, não
o que vem da boca do Senhor” (Jeremias 23:16). Uma vez que houve “falsos
profetas no meio do povo” de Israel, não deveria nos surpreender que houvesse
também... falsos mestres entre os primeiros leitores de Pedro.
“...que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o
Senhor que os resgatou, ” Uma heresia é um ensino falso que causa divisão e
corrói a fé cristã. Num sentido, “heresias de perdição” é uma redundância. Uma
heresia por natureza é destrutiva. Ela é destrutiva tanto para a igreja como
para o mundo que a igreja quer alcançar com a mensagem de Cristo. As doutrinas
destrutivas dos “falsos mestres” combatidas por Pedro eram particularmente
terríveis. Elas chegavam ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os
resgatou. Em que sentido elas negavam o Senhor? No capítulo anterior, o
apóstolo afirmou que os fatos ocorridos na transfiguração culminaram com uma
voz da parte de Deus que disse: “Este é o Meu Filho Amado”. A filiação de Jesus
e, consequentemente, Sua divindade, parece ser a questão. Para Pedro, a
divindade de Cristo estava fora de discussão. É plausível concluir que os
“falsos mestres” negavam a plena divindade, ou talvez a total humanidade, do
Senhor; mas não podemos afirmar nada além disso. Resgatar ou redimir são ideias
intimamente relacionadas. Foi na pessoa do Filho amado de Deus que Jesus pôde
redimir as pessoas do pecado. Ao negar a divindade de Cristo, os “falsos
mestres” negavam o Seu poder de resgatá-los ou comprá-los
“...trazendo sobre si mesmos repentina perdição. ” Uma vez que negam
a confissão que repousa no âmago da doutrina cristã, esses “falsos mestres”
estão trazendo sobre si mesmos repentina destruição. Pedro já qualificara os
ensinos deles de “destruidores”. Tais ensinos destroem outros e trazem
destruição aos que os defendem. Se os leitores de Pedro seguissem os “falsos
mestres”, a implicação é que trariam a mesma “repentina destruição” sobre si
mesmos. Pois, ao negarem-no, trazem sobre si mesmos súbita destruição - a
perdição eterna no lago de fogo. Embora julguem-se a salvo, não hão de escapar
no dia do Juízo Final. As falsos profetas a sentença de Deus pelo profeta Ezequiel
foi: “Minha mão será contra os profetas que têm visões falsas e que adivinham
mentiras. Não estarão no conselho do meu povo, não serão inscritos nos
registros da casa de Israel, nem entrarão na terra de Israel. E vocês saberão
que eu sou o Senhor Deus” (Ezequiel 13:9). O emprego antropomórfico da “mão de
Javé” para o julgamento é frequente em Ezequiel (6.14; 14.9, 13; 16.27; 25.7,
13, 16; 35.3). Essa expressão aparece também em Isaías (Isaías 5.25; 10.4).
Usando tal expressão, Deus anuncia três tipos de punição: Não estarão no
conselho do meu povo, não serão inscritos nos registros da casa de Israel, nem
entrarão na terra de Israel.
DEIVY FERREIRA
PANIAGO JUNIOR
28/10/2022
Fontes:
SOARES, Esequias e Daniele. A Justiça Divina – A preparação
do povo de Deus para os últimos dias no Livro de Ezequiel. Rio de Janeiro: CPAD
2022.
HORTON, Stanley. I e II Pedro – A razão da nossa Esperança.
Rio de Janeiro: CPAD 2012.
http://biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201412_04.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário