quinta-feira, 13 de novembro de 2025

Filemom 2

Filemom 2 “E à nossa irmã Áfia, e a Arquipo, nosso companheiro, e à igreja que está em tua casa.”

 

“E à nossa irmã Áfia”

Áfia e a Arquipo também são destinatários desta epístola. Áfia era um nome feminino comum no oeste da Ásia Menor, conforme mostram muitas inscrições arqueológicas. Era provavelmente a esposa de Filemom. Sendo assim, a carta não foi dirigida somente para ele, mas também para sua esposa. Isso mostra que, ao contrário de outras religiões, a Bíblia também presta honras às mulheres no que se refere à fé cristã. Por isso lemos em (Gálatas 3.28) “Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus”.

De acordo com os costumes daquela época a esposa era encarregada da supervisão dos escravos: Assim, ela tinha as funções da casa sob suas ordens: “Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas” (Provérbios 31:15).E por isso era muito importante que ela soubesse o que Paulo tinha a dizer acerca de Onésimo.

 

“E a Arquipo, nosso companheiro, “

Mencionado duas vezes no Novo Testamento Arquipo já havia sido admoestado por Paulo: “E dizei a Arquipo: Atenta para o ministério que recebeste no Senhor, para que o cumpras” (Colossenses 4:17). O ponto de vista tradicional considera que Áfia é esposa enquanto que seria Arquipo, filho de Filemom.

É possivel que Arquipo tenha assumido o pastorado igreja de colossos durante a ausência de Epafras, provável fundador da igreja, que estava preso com Paulo em Roma (v. 23). Afinal Paulo o chama de companheiro e reconhece seu ministério. Lightfoottem tem uma opinião diferente sobre o ministério de Arquipo, acreditando que Arquipo tenha servido como ministro na igreja de Laodicéia, pensa em Arquipo como sendo uma pessoa indiferente, como mais tarde toda a igreja de Laodicéia se tomou (Apocalipse 3.14).

Sobre a admoestação de Paulo a Arquipo sobre seu ministério Mathew Henry faz três observações: (1) O ministério que recebemos é uma grande honra; porque foi recebido no Senhor, pela sua designação e ordem. (2) aqueles que receberam o ministério devem cumpri-lo. Aquele que fizer a obra do Senhor fraudulentamente trairá sua confiança e terá uma prestação de contas lamentável no fim. (3) os membros devem lembrar seus ministros do seu dever e encorajá-los a realizá-lo.

 

“E à igreja que está em tua casa.“

Além destes Paulo também destina a carta à igreja que está em sua casa, que provavelmente é a igreja de Colossos (Colossenses 4:9; 4:17). Era costume, e às vezes se tornava necessidade, que as igrejas locais se reunissem na casa de um dos membros: “Saudai aos irmãos que estão em Laodicéia e a Ninfa e à igreja que está em sua casa” (Colossenses 4:15). Na epistola de Colossenses temos mais informações sobre essa igreja:

(1) Epafras era ministro dela: “Como aprendestes de Epafras, nosso amado conservo, que para vós é um fiel ministro de Cristo” (Colossenses 1:7).

(2) Paulo nunca havia estado antes nesta igreja: “Porque quero que saibais quão grande combate tenho por vós, e pelos que estão em Laodicéia, e por quantos não viram o meu rosto em carne” (Colossenses 2:1). O evangelho cristão foi introduzido em Colossos durante o ministério de Paulo baseado em Éfeso. Segundo Atos 19.10, Paulo exerceu um ministério de pregação na cidade capital da Ásia proconsular com o resultado que “todos os habitantes da Ásia ouviram a palavra do Senhor, tanto judeus como gregos”.

(3) A epístola foi enviada através de Tíquico e Onésimo: “Tíquico, irmão amado e fiel ministro, e conservo no Senhor, vos fará saber o meu estado; O qual vos enviei para o mesmo fim, para que saiba do vosso estado e console os vossos corações; Juntamente com Onésimo, amado e fiel irmão, que é dos vossos; eles vos farão saber tudo o que por aqui se passa” (Colossenses 4:7-9).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR

Bibliografia:

HENRY, Matthew. Comentário Bíblico – Atos a Apocalipse. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.

RENOVATO, Elinaldo. Colossenses – a perseverança da igreja na palavra nesses dias difíceis e trabalhosos. Rio de Janeiro: CPAD, 2004.

https://estiloadoracao.com/quem-foi-filemom/

https://www.chamada.com.br/meditacoes/filemom/mae_do_lar.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário