sábado, 5 de outubro de 2024

Genesis 29.35

  

Genesis 29.35 “E concebeu outra vez e deu à luz um filho, dizendo: Esta vez louvarei ao Senhor. Por isso chamou-o Judá; e cessou de dar à luz.”

 

“E concebeu outra vez e deu à luz um filho, dizendo: Esta vez louvarei ao Senhor.”

Pela quarta vez, Lia concebeu e deu à luz um filho; mas nessa ocasião, ela não mencionou sua tristeza pela falta de afeição de Jacó. Em vez disso, declarou: “Esta vez louvarei o Senhor”. Lia deve ter se frustrado em relação a Jacó, mas encontrou suficiência em Deus.

Enquanto ela esperava no homem acumulou mais tristeza. Quando voltou seus olhos a Deus encontrou motivos múltiplos para louvá-lo: “Cantarei ao Senhor, porquanto me tem feito muito bem” (Salmo 13.6). Ela possuía agora quatro filhos, neles residiam a benção do Senhor.

 

“Por isso chamou-o Judá; e cessou de dar à luz.”

Por essa razão, lhe chamou Judá, que pode ser uma forma abreviada de “Iavé seja louvado”. Judá foi abençoado futuramente por Jacó: “Judá, a ti te louvarão os teus irmãos; a tua mão será sobre o pescoço de teus inimigos; os filhos de teu pai a ti se inclinarão. Judá é um leãozinho, da presa subiste, filho meu; encurva-se, e deita-se como um leão, e como um leão velho; quem o despertará?  O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos. Ele amarrará o seu jumentinho à vide, e o filho da sua jumenta à cepa mais excelente; ele lavará a sua roupa no vinho, e a sua capa em sangue de uvas. Os olhos serão vermelhos de vinho, e os dentes brancos de leite” (Genesis 49.8-12).

Esse versículo encerra a primeira fase das gravidezes de Lia. Além de abençoar primeiramente a Lia com filhos, Deus mais tarde elevou a descendência de dois de seus filhos na nação de Israel. Ele escolheu Levi (v.34) para a tribo dos sacerdotes e Judá para a tribo dos reis. Visto que Cristo era da tribo de Judá, foi pela linhagem de Lia que Ele veio ao mundo (Mateus 1:1–17; Lucas 3:23–34).

Então a narrativa se encerra dizendo simplesmente que Lia cessou de dar à luz. A razão disso não é revelada, pois Deus novamente a visitaria com filhos. Ela ainda geraria a Issacar, Zebulom e Diná.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
07/10/2024

FONTES:

RENOVATO, Elinaldo. As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201601_07.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário