domingo, 9 de junho de 2024

Genesis 3.15

 

Genesis 3.15 “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.”

 

E porei inimizade entre ti e a mulher,”

Esse versículo é chamado de ‘proto-evangelho’ (“a primeira menção das boas novas [evangelho]”), pois contém a primeira promessa de esperança para o casal pecador. Pela primeira vez na história humana é proclamado que Deus daria um jeito definitivo para a queda do homem.

Após ouvir as justificativas imprecisas dos homem e da mulher o Senhor Deus diz a serpente: “maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo” (v.14). Agora nesse verso se dirige a satanás que havia entrado na serpente. A Bíblia como um livro infalível, deve explicar-se a si mesma, e encontramos o entendimento disso em seu contexto geral.

A serpente é identificada em Apocalipse como o Diabo, Satanás, acusador dos filhos de Deus, enganador de todo o mundo, também figurado como o grande dragão e a antiga serpente: “E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele” (Apocalipse 12:9).

Como o diabo buscava uma aliada na mulher, Deus fez questão de fazer da mulher uma inimiga para ele. A partir de agora a mulher sempre causaria preocupação ao diabo: “e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho” (Apocalipse 12.4)

 

“... e entre a tua semente e a sua semente;”

O termo hebraico traduzido por “semente” ou “descendente” é um substantivo coletivo singular que geralmente refere “posteridade”; mas que às vezes denota “uma pessoa que representa todo o grupo”, no caso o messias que viria da descendência de uma mulher: “Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei” (Gálatas 4.4).

A semente da serpente, Jesus relaciona aos ímpios: “a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno (Mateus 13.38,39), enquanto que a semente da mulher está relacionada aqueles que amam e temem a Deus. Quando Jesus confrontou os fariseus eles se defenderam afirmando que eram filhos de Abraão e filhos de Deus. Jesus respondeu: “Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira” (João 8.44).

Observe que ambas as sementes seriam geradas através da mulher. Todavia, senão seguirem a justiça podem se considerar sementes do maligno: “Não como Caim, que era do maligno, e matou a seu irmão” (1 João 3.12). O nascimento de Caim foi acolhido com ações de graças a Deus. Exclamou Eva: “Alcancei do Senhor um varão” (Genesis 4.1). Todavia, quando cresceu Caim não se voltou a Deus em espírito e em verdade (João 4.23). Antes, deixou-se cooptar pelo Diabo.

 

“... esta te ferirá a cabeça,”

A semente da mulher que feriria a cabeça da serpente significava um Salvador, um descendente dela que derrotaria o mal pelo poder de Deus. Era uma promessa de redenção da humanidade, a qual ficou sujeita à morte por causa da decisão que o casal havia tomado.

As profecias posteriores das Escrituras dizem expressamente que o Ungido de Deus (Messias, do Hebraico, e Cristo, do Grego), além de nascer de uma mulher (Gálatas 4:4), nasceria: da descendência de Abraão (Genesis 22:18 e Gálatas 3:16), da Tribo de Judá (Gênesis 49:10-12 e Apocalipse 5:5) e da família de Davi (II Samuel 7: 12, 13; Salmo 132:11 e Lucas 1:27,31-33).

O veneno da serpente está alojado em sua cabeça; e uma contusão nessa parte é fatal. Paulo nos garantiu uma coisa: “E o Deus da paz, em breve, esmagará debaixo dos vossos pés a Satanás” (16:20a). “Esmagará” indica derrota total. A linguagem nos remete à essa promessa de Gênesis 3:15, que apontava para a cruz. No ato de ir para a cruz Jesus derrotou Satanás (Hebreus 2:14). Agora lutamos contra um inimigo que já está derrotado, mas que ainda é perigoso (1 Pedro 5:8).

 

“... e tu lhe ferirás o calcanhar.”

A serpente só poderia ferir o calcanhar da Semente da mulher. Uma cabeça esmagada que leva à morte é contrastada com um calcanhar esmagado que pode ser curado. O calcanhar de Cristo foi ferido quando os seus pés foram perfurados e pregados à cruz.

Tudo isso foi feito por homens usados por Satanás, o príncipe deste mundo: “E os principais dos sacerdotes, e os escribas, andavam procurando como o matariam; porque temiam o povo. Entrou, porém, Satanás em Judas, que tinha por sobrenome Iscariotes, o qual era do número dos doze. E foi, e falou com os principais dos sacerdotes, e com os capitães, de como lho entregaria; Os quais se alegraram, e convieram em lhe dar dinheiro” (Lucas 22:2-5).

Os sofrimentos de Cristo continuam nos sofrimentos dos santos que sofrem por causa do seu nome. O diabo os tenta, os lança na prisão, os persegue e os assassina, ferindo, desta maneira, o calcanhar de Cristo, que se aflige com as aflições dos seus servos amados. Mas, enquanto o calcanhar é ferido na terra, temos um conforto: a cabeça está a salvo, no céu.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
13/6/2024

FONTES:

Comentário Bíblico Beacon. Volume 1. 1ª Edição. RJ: CPAD, 2005.

POMMERENING, Claiton, Ivan. A Obra da salvação – Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_200906_05.pdf

https://www.interpretandoabiblia.com/post/g%C3%AAnesis-3-15

FAUSSET, A. R.; BROWN, David; JAMIESON , R. Jamieson, Fausset and Brown’s commentary on the whole Bible. Grand Rapids: Zondervan Classic Reference Series, 1999.Crossway Books, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário