domingo, 9 de junho de 2024

2 Coríntios 5.8

 

2 Coríntios 5.8Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor.”

 

Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo,”

Pela segunda vez no capítulo (v.6), o apóstolo se referiu à sua plena confiança em Cristo. Refletindo sobre a graça de Deus e a missão que este havia lhe confiado, o apóstolo recusava-se a desanimar: “Por isso, tendo este ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos” (2 Coríntios 4:1). Na ocasião em que uma turba clamou por sua morte e ele estava “desesperado até da própria vida” (2 Coríntios 1:8), no entanto, a calma, a confiança e o ânimo do apóstolo o ajudaram a perseverar.

O verbo traduzido aqui por “temos confiança” e em 5:6, por “ter bom ânimo” está, em ambos os casos, no tempo presente. O presente grego indica que o ânimo de que Paulo precisava era uma constante em sua vida. Ele escreveu aos de Tessalônica para consolar os de pouco ânimo: “Rogamo-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos” (1 Tessalonicensses 5.14)

Paulo assegurou seus leitores de que ele ficaria muito contente, quando chegasse a hora, de não ter de carregar o sobrepeso do corpo da carne: “Por isso estamos sempre de bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos no corpo, vivemos ausentes do Senhor”.

 

“... para habitar com o Senhor.”

Na época em que escreveu 2 Coríntios, ele preferia deixar o corpo e habitar com o Senhor; mas Jesus tinha mais planos para ele nesta vida. Talvez seis anos depois de escrever esta carta aos coríntios, Paulo disse algo semelhante aos filipenses: “Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor. Mas, por vossa causa, é mais necessário permanecer na carne” (Filipenses 1:23-24).

Em Cristo, Paulo encontrou ânimo para executar sua tarefa. Quando a morte viesse para o apóstolo, não seria um momento de pavor. Testemunhamos isso quando ele escreveu a Timóteo: “Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo.  Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.  Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda” (2 Timotéo 4.6-8)

Justino Mártir, após ser preso foi questionado se entraria no céu, ele respondeu: “Não só o creio – que entrarei no céu – sei-o e disto tenho tanta certeza, que não me cabe a menor dúvida”. Assim, após estas palavras, seguiu-se a sua flagelação e decapitação no ano de 167.

Deixar este mundo significava deixar este corpo abatido e habitar com o Senhor: se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe (2 Coríntios 12.2 e 3). Quando deixarmos este corpo, estaremos presentes com o Senhor, em uma relação até mais íntima com Ele; nossa fé se tornará visão “porque assim como é o veremos” (1 João 3-2).

Somente aqueles que têm o Espírito Santo como penhor podem ter essa confiança. Aqueles que vivem sem essa garantia se desesperam na hora da morte. Na verdade, eles caminham para um lugar de trevas, e não para a cidade iluminada; caminham para um lugar de choro e ranger de dentes, e não para a festa das bodas do Cordeiro; caminham para o banimento eterno da presença de Deus, e não para o bendito lugar, onde Deus armará seu tabernáculo para sempre conosco.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
15/6/2024

FONTES:

HORTON, Stanley. I e II Coríntios – os problemas da igreja e suas soluções. 3.ed., Rio de Janeiro: CPAD, 2006.

Lopes, Hernandes Dias. 2 Coríntios: o triunfo de um homem de Deus diante das dificuldades. São Paulo: Hagnos, 2008.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_202107_03.pdf

https://santo.cancaonova.com/santo/sao-justino-um-homem-de-bem-nao-abandona-a-fe/

Nenhum comentário:

Postar um comentário