sexta-feira, 26 de abril de 2024

Efésios 2.3

Efésios 2.3 "Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também."


"Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne,"

Antes dos efésios se tornarem “santos” e “fiéis em Cristo Jesus”, eles estavam “entre os filhos da desobediência”. Observemos que Paulo incluiu-se neste grupo ao dizer: “entre os quais também todos nós andamos outrora”. Mais uma vez andar significa conduta ou comportamento (Salmos 128.1).

Paulo muitas vezes contrastou a carne e suas obras com o fruto produzido pelo Espírito na nova vida do cristão (Gálatas 5:16, 24; Romanos 7:5; 13:14). “Carne” é uma tradução de  (sarx) e representa “não só a existência física de uma pessoa, mas a esfera da humanidade em sua pecaminosidade e oposição a Deus”. Enquanto o indivíduo é dominado pela carne, ele não pode agradar a Deus (Romanos 8:8).

A inclinação da nossa natureza é a inimizade contra Deus. Praticamos o mal porque a inclinação do nosso coração é toda para o mal. O homem nao pode mudar sua natureza. O profeta Jeremias pergunta: “Pode o etíope mudar a sua pele ou o leopardo as suas pintas? Poderíeis vós fazer o bem, estando treinados para fazer o mal?” (Jeremias 13.23).

"... fazendo a vontade da carne e dos pensamentos;"

Os efésios não só estiveram “andando segundo as inclinações da carne”, como também estiveram “fazendo a vontade da carne e dos pensamentos”. “Fazendo” (poieo) tem o sentido de “fazer, realizar, concretizar.

O homem em seu estado natural vive segundo os desejos da carne. Esses desejos, alimentados no interior, transformam-se em vontade, e essa vontade, sob o domínio da natureza pecaminosa, torna-se "vontade da carne e dos pensamentos". O pecador não consegue dominar esses desejos da carne e dos pensamentos, senão pelo Espírito Santo e depois da obra de regeneração (Gálatas 5.16-18).

A pessoa dominada pela “carne”, até “os pensamentos” (dianoia) são corruptos. A mentalidade da carne é desobediência. Em Romanos 8:9, Paulo falou dos que vivem segundo a carne permanecendo na carne e sendo hostis para com Deus: "Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele".


"... e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também."

Paulo afirmou que eles também eram “filhos da ira”. A “ira” mencionada é claramente a ira de Deus, da qual todos que vivem em rebelião contra Deus são merecedores: "Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça" (Romanos 1:18). A natureza de Deus é de santidade absoluta; Ele jamais aprova o pecado. E a santidade de Deus requer Seu julgamento sobre o pecado (Romanos 6:23). Todos que vivem em pecado merecem este justo julgamento de Deus. Em Romanos 2:5 Paulo disse o seguinte sobre os judeus: “Mas, segundo a tua dureza e coração impenitente, acumulas contra ti mesmo ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus”. Todo pecado é contra a santidade de Deus, e o juízo de Deus é Sua justiça derramada sobre o pecado. 

Quando Paulo usou as palavras “como também os demais”, ele estava destacando que todas as pessoas – tanto as que estão em Cristo como as que estão fora de Cristo – merecem a justa ira de Deus. Contudo, os que estão em Cristo (ainda que antes estavam fora de Deus e sujeitos ao juízo de Deus) são agora “por Ele [Cristo] salvos da ira [de Deus]” (Romanos 5:9).


DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
26/4/2024

FONTES:

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201305_06.pdf

Lopes, Hernandes Dias. Efésios: igreja, a noiva gloriosa de Cristo. São Paulo: Hagnos, 2009.

CABRAL, Elienai. Comentário Bíblico: Efésios. 3a Ed. – Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário