quarta-feira, 24 de abril de 2024

1 Coríntios 9.27

1 Coríntios 9.27 "Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado."


"Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, "

Asceticismo, sem dúvida, é o que Paulo tinha em mente quando escreveu: “...o exercício físico para pouco é proveitoso” (1 Timóteo 4:8). Aparentemente, o apóstolo atribuía algum valor à abnegação. Todavia, quaisquer que sejam as bênçãos espirituais do asceticismo, Paulo não tinha em vista a dor auto infligida quando disse: 

Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão. Ele só estava falando de uma vida com propósito. A autodisciplina, disse Paulo, integrada a um programa de viver santo, serve a um propósito útil. A finalidade dessa autodisciplina é uma vida que honra ao Salvador e Rei do cristão. 


"... para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado."

Paulo reconhece que o fato de ser apóstolo e ter passado a vida pregando o evangelho não garantiria sua redenção no último dia. Existia a possibilidade de ser reprovado. Ele e os cristãos de Corinto precisavam se disciplinar porque havia a possibilidade de um indivíduo que foi redimido do pecado virar as costas para Cristo e ser desqualificado. Às vezes, pessoas naufragam na fé (1 Timóteo 1:19, 20).

A palavra grega traduzida por “desqualificado” descreve alguém que foi provado mas que falhou na prova. O comentarista Witherington conclui corretamente: “Que Paulo considera possível ele e seu público perderem a coroa se não seguirem a lei de Cristo”

Todavia aqui, não se refere à perda da salvação, ou ser recusado para a salvação, uma vez que a salvação é uma dádiva da graça de Deus; portanto, ela não decorre de méritos humanos ou de obras praticadas. O termo refere-se à perda de recompensa do trabalho cristão. O temor de Paulo não era que poderia perder a salvação, mas que poderia perder a sua coroa por não satisfazer a seu Senhor ( 3:15).


DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
24/4/2024

FONTES:

GOMES, Osiel. A Carreira que nos está proposta – O caminho da salvação, santidade e perseverança para chegar ao céu. Rio de Janeiro, CPAD, 2024.

HORTON, Stanley. I e II Coríntios: os problemas da igreja e suas soluções. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.

GILBERTO, Antônio. Mensagens, estudos e explanações em I Coríntios. Rio de Janeiro. CPAD, 2009.

MORRIS, Leon. I Coríntios: Introdução e Comentário. Tradução Odayr Olivetti. São. Paulo. Mundo Cristão, 1983

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201703_03.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário