domingo, 21 de janeiro de 2024

João 20.21

João 20.21 "Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. "


“Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; “

Aparentemente os apóstolos ficaram atônitos com o aparecimento de Jesus onde os discípulos estavam escondidos com portas cerradas (v.19), descrentes e confusos como quando presenciaram Jesus andando sobre as águas: “Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar.  E os discípulos, vendo-o an-dando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo” (Mateus 14:25,26). Foi necessário Jesus repetir a saudação, após mostrar suas mãos e seu lado (v.20).

Paz seja convosco - Aqueles que são incluídos no Reino de Deus recebem a paz de Cristo: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” (João 14:27), Essa paz deve ser disseminada e compartilhada: “Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens” (Romanos 12:18), por isso, quando Jesus envia a missão seus discípulos ele os orienta: “E, em qualquer casa onde entrardes, dizei primeiro: Paz seja nesta casa. E, se ali houver algum filho de paz, repousará sobre ele a vossa paz; e, se não, voltará para vós” (Lucas 10:5,6).

Ver Jesus ressuscitado e ouvir sua saudação deve ter dissipado todos os temores que eles nutriam. Em vez de repreendê-los por abandoná-lo quando foi preso, julgado e crucificado, Jesus deu-lhes palavras de encorajamento.


“... assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. “

Em sua oração ao Pai, no cenáculo, Jesus dissera dos discípulos: “Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo” (17.18). Agora ele vem para concretizar isto. João evita o termo técnico “apóstolo", mas, ao usar o verbo grego “enviar”, indica que os discípulos agora se tornam efetivamente apóstolos no sentido de “enviados”. A missão do Filho no mundo é confiada a eles, pois ele está voltando para o Pai.

Era hora de os discípulos, que não eram do mundo (15:19), serem enviados ao mundo como representantes de Jesus, a fim de darem continuidade à obra para a qual ele fora enviado. Westcott escreveu: “A maneira como a missão de Cristo se cumpriria seria agora alterada, porém ela continuaria e ainda seria eficaz. Os apóstolos foram comissionados para continuar a obra de Cristo, e não começar uma nova”.

 Jesus havia dado continuidade a pregação de João batista: “E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia,  E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus” (Mateus 3:1,2), agora os apóstolos a continuariam.

 Assim como os apóstolos foram comissionados para ir ao mundo e proclamar a boa notícia da graça salvadora de Deus, hoje todos os discípulos de Jesus devem fazer o mesmo

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
15/10/2023

FONTES:

GABY, Wagner. Até os confins da terra – Pregando o evangelho a todos os povos até a volta de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

Http://biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_202206_01.pdf

BRUCE, F. F. João: Introdução e Comentário - Cultura bíblica. São Paulo: Mundo Cristão, 1987.

Nenhum comentário:

Postar um comentário