Provérbios 15.24 ”Para o entendido, o caminho da vida leva para cima, para que se desvie do inferno em baixo.”
”Para o entendido, o
caminho da vida leva para cima,”
O homem sábio, que conhece e
obedece à lei, conforme ela é fomentada e interpretada pelas declarações da
sabedoria, viaja pela vereda que o leva à vida: “Porque o mandamento é
lâmpada, e a lei é luz; e as repreensões da correção são o caminho da vida”
(Provérbios 6.23).
Sobre como a lei transmite vida,
através da sabedoria que ela produz: “Apega-te à instrução e não a largues;
guarda-a, porque ela é a tua vida” (Provérbios. 4.13).
Os escribas acreditavam nesta
verdade: “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida
eterna, e são elas que de mim testificam” (João 5.39).
E o apóstolo Paulo a Timóteo
disse: “E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem
fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus” (2 Timóteo
3.15)
Um homem bom coloca os seus
afetos nas coisas do alto, e procede de acordo com estas coisas. O seu
interesse está no céu, os seus caminhos conduzem diretamente para lá; ali está
o seu tesouro, acima, fora do alcance dos inimigos, acima das mudanças deste
mundo inferior. Um homem bom é verdadeiramente nobre e grande; os seus desejos
e desígnios são elevados, e ele vive acima dos outros homens. Acima da
capacidade e fora da vista dos homens tolos.
O caminho leva para cima. Estas
palavras têm sido cristianizadas para significar “para cima, para o céu”, ou
seja, a vida eterna, para além-túmulo, mas dificilmente o autor do livro de
Provérbios tinha em mente, por causa da revelação progressiva de Deus em sua
Palavra.
Provavelmente, para cima, neste
caso, signifique apenas para fora do sheol, que é concebido como um lugar no
mundo inferior, porquanto um homem desce para o sepulcro. Ou então, devemos
pensar que há um lugar mais elevado e mais nobre a seguir.
Todavia, por já haver as
narrativas das translações de Enoque e Elias. Elas poderiam ter inspirado esse
pensamento de cima se referir ao céu, mas reflete um judaísmo posterior
(punições e recompensas após a morte física).
“... para que se
desvie do inferno em baixo. ”
O homem sábio toma o caminho para
cima, para a vida, ou seja, escapa do caminho inferior, que conduz ao sheol,
(hades) ao sepulcro, em que o corpo do indivíduo é sepultado no solo. Alguns
eruditos vêem aqui a referência ao sheol como se fosse um lugar (uma câmara) na
terra, abaixo da superfície.
A doutrina do sheol, conforme
aconteceu a muitas outras, atravessou vários estágios de desenvolvimento.
Contudo, o mais provável é que esteja em pauta aqui a “sabedoria que pode
conservar uma pessoa livre da morte prematura, um ponto com freqüência
salientado no livro de Provérbios.
Mas se considerarmos uma versão
de um judaísmo posterior poderemos associar o Hades descrito por Jesus como um
lugar de tormento: “E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e
viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio” Lucas 16.23).
Esse caminho conduz a perdição
eterna: “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o
caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela” (Mateus
7.13)
A todos que seguem neste caminho. Deus te convida para mudar
seu trajeto. Usando palavras Inspiradas ao profeta Isaías, Deus diz: “Deixe
o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao
Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em
perdoar”. (Isaías 55.7)
DEIVY FERREIRA
PANIAGO JUNIOR
8/4/2024
FONTES:
CHAMPLIN, Russell Norman. O Antigo Testamento interpretado
versículo por versículo. São Paulo: Hagnos, 2001.
HENRY. Matthew. Comentário Matthew Henry - Poéticos. Rio de
Janeiro CPAD, 2008.
The verse shows you that when you choose the right path, your life moves toward peace and safety. It reminds you to stay focused on good choices instead of quick or easy ones. When you follow wisdom, you rise above the things that pull you down.
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