domingo, 7 de abril de 2024

Provérbios 15.24

Provérbios 15.24 ”Para o entendido, o caminho da vida leva para cima, para que se desvie do inferno em baixo.”

 

”Para o entendido, o caminho da vida leva para cima,”

O homem sábio, que conhece e obedece à lei, conforme ela é fomentada e interpretada pelas declarações da sabedoria, viaja pela vereda que o leva à vida: “Porque o mandamento é lâmpada, e a lei é luz; e as repreensões da correção são o caminho da vida” (Provérbios 6.23).

Sobre como a lei transmite vida, através da sabedoria que ela produz: “Apega-te à instrução e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida” (Provérbios. 4.13).

Os escribas acreditavam nesta verdade: “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam” (João 5.39).

E o apóstolo Paulo a Timóteo disse: “E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus” (2 Timóteo 3.15)

Um homem bom coloca os seus afetos nas coisas do alto, e procede de acordo com estas coisas. O seu interesse está no céu, os seus caminhos conduzem diretamente para lá; ali está o seu tesouro, acima, fora do alcance dos inimigos, acima das mudanças deste mundo inferior. Um homem bom é verdadeiramente nobre e grande; os seus desejos e desígnios são elevados, e ele vive acima dos outros homens. Acima da capacidade e fora da vista dos homens tolos.

O caminho leva para cima. Estas palavras têm sido cristianizadas para significar “para cima, para o céu”, ou seja, a vida eterna, para além-túmulo, mas dificilmente o autor do livro de Provérbios tinha em mente, por causa da revelação progressiva de Deus em sua Palavra.

Provavelmente, para cima, neste caso, signifique apenas para fora do sheol, que é concebido como um lugar no mundo inferior, porquanto um homem desce para o sepulcro. Ou então, devemos pensar que há um lugar mais elevado e mais nobre a seguir.

Todavia, por já haver as narrativas das translações de Enoque e Elias. Elas poderiam ter inspirado esse pensamento de cima se referir ao céu, mas reflete um judaísmo posterior (punições e recompensas após a morte física).

 

“... para que se desvie do inferno em baixo. ”

O homem sábio toma o caminho para cima, para a vida, ou seja, escapa do caminho inferior, que conduz ao sheol, (hades) ao sepulcro, em que o corpo do indivíduo é sepultado no solo. Alguns eruditos vêem aqui a referência ao sheol como se fosse um lugar (uma câmara) na terra, abaixo da superfície.

A doutrina do sheol, conforme aconteceu a muitas outras, atravessou vários estágios de desenvolvimento. Contudo, o mais provável é que esteja em pauta aqui a “sabedoria que pode conservar uma pessoa livre da morte prematura, um ponto com freqüência salientado no livro de Provérbios.

Mas se considerarmos uma versão de um judaísmo posterior poderemos associar o Hades descrito por Jesus como um lugar de tormento: “E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio” Lucas 16.23).

Esse caminho conduz a perdição eterna: “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela” (Mateus 7.13)

A todos que seguem neste caminho. Deus te convida para mudar seu trajeto. Usando palavras Inspiradas ao profeta Isaías, Deus diz: “Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar”. (Isaías 55.7)

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
8/4/2024

FONTES:

CHAMPLIN, Russell Norman. O Antigo Testamento interpretado versículo por versículo. São Paulo: Hagnos, 2001. 

HENRY. Matthew. Comentário Matthew Henry - Poéticos. Rio de Janeiro CPAD, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário