TEXTO ÁUREO
“Disse mais: Pouco e que sejas o meu servo, para restaurares as tribos
de Jacó e tornares a trazer os guardados de Israel; também te dei para luz dos
gentios, para seres a minha salvação até a extremidade da terra. ” (Isaías
49.6)
“Disse mais: Pouco e
que sejas o meu servo, para restaurares as tribos de Jacó e tornares a trazer
os guardados de Israel; “
A expressão “disse mais” complementa
a informação do versículo anterior: o messias seria comissionado desde o
ventre para ser seu servo, para que torne a trazer Jacó para Deus (Isaías
49:5). O Servo messias havia sido escolhido para trazer Jacó (ou seja, Israel) da
sua degradação e alienação de volta ao Senhor. Essa restauração envolveria
conversão e salvação. Por isso Cristo após a prisão de João, o batista, apareceu
na Galileia “pregando o evangelho do reino de Deus, E dizendo: O tempo está
cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho
” (Marcos 1:14,15). Cristo priorizou a pregação dentro dos termos de Israel.
Quando passou pelas partes de Tio e Sidom foi solicitado por uma mulher
daquelas cercanias e lhe respondeu: “Eu não fui enviado senão às ovelhas
perdidas da casa de Israel” (Mateus 15:24). Quando comissionou seus discípulos
deu essa ordem: “Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel” (Mateus
10:6). Todavia aprendemos nas escrituras que nem todos os seus o receberam.
Apenas os guardados ou preservados de Israel. Isso havia sido previsto no verso
5: “porém Israel não se deixará ajuntar; contudo aos olhos do Senhor serei
glorificado, e o meu Deus será a minha força” (Isaías 49:5)
“... também te dei
para luz dos gentios, para seres a minha salvação até a extremidade da terra. ”
(Isaías 49.6)
Além de ser chamado para
restaurar Jacó. O Servo do Senhor foi comissionado para ser luz para os
gentios: “ O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que
habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz” (Isaías 9:2). Aqui,
luz, significa a esperança messiânica para as nações que sem a obra da cruz estavam
“separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não
tendo esperança, e sem Deus no mundo” (Efésios 2:12)
“Luz” é uma metáfora rica nas
Escrituras. Representa esperança, vida, justiça e verdade “ Vinde, ó casa de
Jacó, e andemos na luz do Senhor” (Isaías 2:5). Jesus declarou que Ele é a
Luz do mundo (João 8:12; 9:5). João, o discípulo amado, nos garantiu que: “Se,
porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os
outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado” (1
João 1:7).
A “salvação” trazida pela “luz”
deveria alcançar “a extremidade da terra”. Cristo profetiza no seu
sermão sobre o fim dos tempos “E este evangelho do reino será pregado em
todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim“ (Mateus
24:14)
Jesus deu a Grande Comissão para
todos os crentes — judeus e gentios — para espalharem as boas novas da salvação
e ordenou para que “em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos
pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém” (Lucas 24:47)
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
7/10/2023
FONTES:
GABY, Wagner. Até os confins da terra – Pregando o evangelho
a todos os povos até a volta de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.
http://biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201010_02.pdf
HORTON, Stanley. Isaías – o profeta messiânico. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.

This lesson is really interesting! It shows how God cared for people from different cultures even in the Old Testament. It helps us understand that His love is for everyone.
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