sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Lição 9: Vivendo o Fervor Espiritual - 1 trimestre de 2021.


(Texto áureo) "E não vos embriagueis com vinho em que há contenda, mas enchei-vos do espírito"

A Bíblia sagrada nos recomenda a sempre  fugir da bebida forte. Apesar de não ser uma proibição para o povo em geral. Aqueles que possuíam votos, os que eram separados  para servir no santuário, os príncipes do povo Israel eram proibidos ingerir bebidas alcoólicas, pois elas ingeridas de maneira desenfreada poderiam respectivamente: provocar escândalos, como no caso de Noé, profanar a santidade de Deus, como no caso de Nadabe e Abiú e por último perverter o juízo daquele que recebia o poder para julgar. Sobre essa última afirmação as palavras da mãe do rei Lemuel vem a calhar:  "Não é próprio dos reis, ó Lemuel, não é próprio dos reis beber vinho, nem dos príncipes desejar bebida forte. Para que não bebam, e se esqueçam do estatuto, e pervertam o juízo de todos os aflitos". (Provérbios, 31:4-5). Na igreja de Corinto havia acontecido um fato durante a ceia do senhor que deixou Paulo constrangido a ter que exortar a igreja nessa solenidade tão fundamental.  "De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a Ceia do Senhor. Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome, e outro embriaga-se." (1 Coríntios, 11:20-21). Fato extremamente lamentável na região da Acaia. As palavras de Salomão esclarecem no sobre o perigo da bebida forte:  "O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio." (Provérbios, 20:1) Por esse motivo a maioria dos cristãos se abstém completamente da bebida alcoólica. Paulo chega a acrescentar que o vinho pode produzir contenda, ou seja, uma obra da carne. Aos Gálatas Paulo escreveuandai no espírito e não cumprireis as concupiscências da carne.

Em contrapartida ao domínio que a bebida forte pode exercer sobre o ser humano, o apóstolo Paulo agora recomenda "enchei-vos do Espirito". Ser cheio do espírito santo pode se referir tanto ao batismo no espírito santo como a vida plena no espírito. Conforme já estudamos nesse trimestre ser cheio do espírito santo para Lucas diz respeito à capacitação do espírito santo com a evidência de falar em outras línguas e normalmente quando o Paulo usa o mesmo termo ele se refere a vida plena do espírito santo na qual se exerce o fruto do espírito.  (porque o fruto do Espírito está em toda bondade, e justiça, e verdade),
"sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus". (Efésios, 5:9,21) Sendo assim concluímos que ser cheio do espírito santo para Paulo nesse contexto é viver de uma maneira que agrade ao Senhor e aos nossos semelhantes. "sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus" (Efésios, 5:21).

Deivy Ferreira Paniago Júnior
26/02/2021

Clique abaixo para comprar o livro na Amazon.

domingo, 21 de fevereiro de 2021

Lições Bíblicas de Adultos - 2º trimestre de 2021

Este ano as Assembleias de Deus no Brasil estão completando 110 anos de existência. Por conta desta data histórica a CGADB e a CPAD lançaram a Campanha "A Promessa é para vós e vossos filhos". A prioridade desta campanha é buscar o batismo com o Espírito Santo e os Dons espirituais, afinal cremos que o Senhor Jesus continua a derramar suas bênçãos espirituais sobre aqueles que creem. Após ter iniciado o anos de 2021 com a Lição O Verdadeiro Pentecostalismo, na qual tem se enfatizado sobre a Pessoa e Obra do Espírito Santo no próximo trimestre estudaremos a cerca dos Dons Espirituais e ministeriais. Reconhecendo a importância da revisão de assuntos estudados e reconhecendo que muitas pessoas não tiveram contato com essa temática com alegria a CPAD o comentário do Pastor Elinaldo Renovato lançado pela primeira vez no 2º Trimestre de 2014.

Que Deus abençoe grandemente sua vida.

LIÇÕES BÍBLICAS DE ADULTOS - 2º trimestre de 2021

Tema:
DONS ESPIRITUAIS E MINISTERIAIS
Servindo a Deus e aos Homens com Poder Extraordinário

Comentarista:
PR. ELINALDO RENOVATO

LIÇÕES:
Lição 01: E Deu Dons aos Homens
Lição 02: O Propósito dos Dons Espirituais
Lição 03: Dons de Revelação
Lição 04: Dons de Poder
Lição 05: Dons de Elocução
Lição 06: O Ministério de Apóstolo
Lição 07: O Ministério de Profeta
Lição 08: O Ministério de Evangelista
Lição 09: O Ministério de Pastor
Lição 10: O Ministério de Mestre ou Doutor
Lição 11: O Presbítero, Bispo ou Ancião
Lição 12: O Diaconato
Lição 13: A Multiforme Sabedoria de Deus

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA: (Clique na imagem para comprar na Amazon)

Dons Espirituais e Ministeriais Revestidos de Poder Licoes Biblicas

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Lição 8: Comprometidos com a Palavra de Deus - 1 trimestre de 2021.


Texto Áureo: “[…] Bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam” (Lc 11.28).

A expressão bem-aventurado vem da palavra latina (beatus) que, por seu turno, originou o termo beatitude. No original grego, o vocábulo usado por Mateus é (makarios), cujo significado lembra felicidade, alegria divina e perfeita. Para os antigos gregos, somente os deuses realmente eram felizes, isto é, bem-aventurados. No hebraico, por outro lado, o vocábulo (esher) é traduzido, no salmo primeiro, com o sentido de quão felizes são! O sentido, portanto, é o de alguém que é feliz aos olhos de Deus por amar intensamente ao Senhor. Observa-se ainda que, na literatura grega clássica, a palavra era usada para se referir à prosperidade material. Mas, na literatura sapiencial hebraica, ela se refere a uma condição de bem-estar espiritual com Deus (Salmo 1.1; 32.1; 112.1). Jesus mantém esse último sentido.

Entendendo isso, esse versículo afirma que “quão felizes são” quem ouve e guarda a Palavra de Deus. As bênçãos e bem-aventuranças vêm tanto sobre os leitores como os ouvintes, desde que guardem as palavras da profecia. As bênçãos não vêm sobre leitores negligentes ou ouvintes desatentos, mas sobre aqueles que, amorosamente, obedecem aos preceitos e mandamentos encontrados no livro. A mesma ideia é expressada nas palavras escutar e praticar nas palavras de Jesus  a seguir: (Mateus 7:24) Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; Ou seja, o Bem-aventurado é chamado prudente e quanto ao imprudente: (Mateus 7:26) E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;

Mas porque é tão feliz quem ouve? (Romanos 10:17) De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Ninguém ouve se Deus não permitir. Deus incluiu no ministério messiânico a cura de surdos (Mateus 11:5) Os cegos vêem, e os coxos andam; os leprosos são limpos, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho. Ouvir é um dom gracioso de Deus, se hoje podemos escuta-lo somos bem-aventurados e (João 8:47) Quem é de Deus escuta as palavras de Deus... Através da audição temos acesso a Graça da salvação afinal a fé vem pelo ouvir. (Romanos 5:2) Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.

Porque felizes os que guardam? Guardar nesse e em outros contextos diz respeito a obedecer aos mandamentos ou as palavras de Deus. No antigo testamento ele exige do seu povo (Levítico 26:3) Se andardes nos meus estatutos, e guardardes os meus mandamentos, e os cumprirdes. No novo testamento ele espera isso da sua igreja: (João 14:21) Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. Paulo em seu esclarecimento sobre a Lei afirma (Romanos 7:12)  (...) a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom. O cristão tem liberdade de não se apegar a letra, porém se ele estiver alinhado a vontade de Deus ele guarda sempre os seus mandamentos. (Romanos 2:15) Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os;

Deivy Ferreira Paniago Junior
19/02/2021

Fontes:

SOARES, Esequias. O Verdadeiro Pentecostalismo: A atualidade da doutrina bíblica sobre a atuação do Espírito Santo. Rio de Janeiro: CPAD, 2020.

GONÇALVES, José. A Verdadeira Prosperidade. Rio de Janeiro: CPAD.

HORTON, Stanley. Apocalipse, as coisas que brevemente devem acontecer. Rio de Janeiro: CPAD.

Clique abaixo para comprar na Amazon.


sábado, 13 de fevereiro de 2021

Lição 07 – Cultuando a Deus com Liberdade e Reverência


Texto Áureo: “Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. ” (João 4.24)

A afirmação Deus é Espírito diz respeito a sua essência e substancia, porém, neste texto se refere ao fato de ele não habitar em templos feitos por mãos humanas, conforme as pregações de Estevão, “Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens...” (Atos 7:48) e de Paulo, “O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; ” (Atos 17:24) ambos fazem referência a profecia do profeta Isaías que diz: “Assim diz o SENHOR: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés; que casa me edificaríeis vós? E qual seria o lugar do meu descanso? ” (Isaías 66:1) e antes disso as palavras do Rei Salomão em (I Reis 8:27) Mas, na verdade, habitaria Deus na terra? Eis que os céus, e até o céu dos céus, não te poderiam conter, quanto menos esta casa que eu tenho edificado. (1 Reis 8:27).  Essa afirmação responde a mulher samaritana que se preocupava quanto ao lugar certo que se devia adorar a Deus (Monte Gerizim ou Jerusalém?). Sendo assim, se Deus é Espírito e não pode ser contido por templos humanos, significa que ele está em todos os lugares. No Salmo 139 o salmista afirma que mesmo no Sheol Deus está presente, Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno (Sheol) a minha cama, eis que tu ali estás também. (Salmos 139:7,8).

Após essa afirmação ele esclarece acerca do que importa pra Deus e o importante é que ele seja adorado. (Salmos 96:9) ” Adorai ao Senhor na beleza da santidade; tremei diante dele toda a terra. ’ (Romanos 14:11) “ Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim...”

Por último Jesus revela as maneiras que espera que o adorador adore: “em espírito e em verdade”. Mas o que significa adorar em espírito? Adorar em espírito quer dizer que não é necessário nenhum templo físico para entrarmos em contato com Deus. O próprio Espírito Santo está dentro de nós, pois nos tornarmos morada e templo do espírito santo. Sendo assim somos capazes de ter comunhão com ele independente do lugar. (Romanos 8:16) ”O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. ” Adorar no Espírito é uma parte muito importante dessa vida. A humanidade começou seu fracasso através da adoração (Romanos 1.21), e essa continua sendo o lugar onde começa a apostasia. Os verdadeiros adoradores não são os que vão até os lugares exatos e proferem as orações certas.

E o que significa adorar em verdade? Adorar em verdade diz respeito a não adorar em ignorância, como os samaritanos, assim como os saduceus reconheciam apenas o pentateuco de Moisés como palavra inspirada de Deus. Por isso Cristo afirmou “nós adoramos o que sabemos” Os verdadeiros adoradores são os que reconhecem a natureza de Deus. Pela sua própria natureza, Ele é Espírito, e se o adorarmos em verdade, devemos não somente reconhecer a sua natureza, mas harmonizar a nossa adoração com a sua natureza.

Adorando em Espírito e em Verdade

Deivy Ferreira Paniago Junior
13/02/2021

Fontes:

SOARES, Esequias. O Verdadeiro Pentecostalismo: A atualidade da doutrina bíblica sobre a atuação do Espírito Santo. Rio de Janeiro: CPAD, 2020.

PEARMAN, Myer. João o evangelho do Filho de Deus. Rio de Janeiro: CPAD.

HORTON, Stanley. A Doutrina do Espírito Santo. Rio de Janeiro: CPAD.

Clique abaixo para comprar o livro na Amazon.


sábado, 6 de fevereiro de 2021

Lição 6: Santificação: Comprometidos com a Ética do Espírito - 1 trimestre de 2021.


Texto Áureo: Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14).

O escritor aos hebreus exorta a igreja a exercer a paz e a santificação. Ele diz segui a paz com todos, como Paulo também solicita a se possível for enquanto estiver em nós ter paz com todos os homens (Romanos 12:18). Paz é uma das modalidades do Fruto do Espírito. Amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança, (Gálatas 5:22) então ela também é procedente do Espírito Santo. Paulo escreve na epístola aos romanos que nós quando justificados pela fé temos paz com Deus. Jesus nos deixou a paz diferente da paz do mundo (João 14:27). Uma paz diferente por quê ela tem o poder de permanecer conosco além das circunstâncias da vida. Nas beatitudes ele chama de filhos de Deus os pacificadores, ou seja, aqueles que exercem a sua paz. 

Além da paz devemos seguir também a santificação também obra procedente do espírito santo quando justificados. A santificação é uma obra instantânea, progressiva e futura. A santificação que o escritor se refere é a santificação progressiva, que devemos seguir ou manter. Santificação progressiva se refere a manutenção da santificação instantânea quando o Espírito Santo se apossou de nós. E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo (1 Tessalonicenses, 5:23). Em outras palavras é impossível ser santo sem manter em progressão o fruto do espírito. A primeira epístola de Pedro nos diz que Deus é santo e que nós também devemos ser santos como Ele é (I Pedro 1:15-16). Pedro está citando o texto de Levítico 11:44 que em outro tempo foi recomendado ao povo de Israel. Mas agora no tempos dos gentios Deus espera isso de nós que por sua graça nos tornamos sacerdócio real e nação santa. 

Santificação não deve ser vista como requisito para a salvação, mas consequência dela, a palavra de Deus nos diz: Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo, como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor. (Efésios, 1:3-4). A santificação sempre esteve no projeto de Deus para sua igreja de forma que aqueles que são chamados por ele estão predestinados para uma vida santa e irrepreensível, pois a santidade convém a casa de Deus para sempre (Salmo 93:5). Sem santificação negamos a eficácia da nossa salvação. Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação. Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas, sim, a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo. (1 Tessalonicenses, 4:7-8). 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
6/2/2021

SOARES, Esequias. O Verdadeiro Pentecostalismo: A atualidade da doutrina bíblica sobre a atuação do Espírito Santo. Rio de Janeiro. CPAD, 2021.

Clique abaixo para comprar o livro na Amazon.