sábado, 28 de setembro de 2024

Genesis 15.6

  

Genesis 15.6 “E creu ele no Senhor, e imputou-lhe isto por justiça.”

 

“E creu ele no Senhor,”

Em resposta a esta ampla promessa: "Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência" (v.5), Abraão creu no senhor. Esta é a primeira vez que o verbo “crer” aparece na Bíblia, embora não seja a primeira vez que Abraão creu em Deus. Sua peregrinação de fé havia começado anos antes, em Ur, quando Deus o chamou pela primeira vez (Atos 7:2) e foi renovada pelo chamado em Harã (Genesis 11:31—12:5).

Todavia, esta afirmação de que Abraão “creu no Senhor” sugere uma fé mais decisiva. Nessa altura da vida, Abraão evidentemente não só cria na promessa do Senhor, como também no Senhor pessoalmente; e ele fez uma entrega a Deus mais profunda do que jamais fizera.

 

“... e imputou-lhe isto por justiça.”

A resposta divina à fé de Abraão foi que Deus lhe imputou isto para justiça. O termo “imputado” no hebraico significa “contar, considerar” ou “creditar” algo na conta de alguém. Uma ilustração desta prática encontra-se em Números 18:26–30: o povo de Israel deveria dar um dízimo do que produziam aos levitas, que, por sua vez, deveriam dar ao Senhor um dízimo dos dízimos que recebiam. Deus, então, “imputava” (contava) o dízimo dos levitas como se fosse proveniente do que eles produziam.

Este conceito é o mesmo que Davi expressou, embora de um modo negativo, a respeito do pecado: “Bem- aventurado o homem a quem o Senhor não atribui [ ‘conta’ ou ‘imputado’] iniquidade...” A razão do pecado não ser levado em conta era que Deus já havia “perdoado” e “coberto” o seu pecado (Salmos 32:1, 2).

Por ter crido no Senhor  “isso [a fé] lhe foi imputado [por Deus] para justiça” . Esta grandiosa declaração é citada duas vezes por Paulo (Romanos 4:3; Gálatas 3:6) e uma vez por Tiago (Tiago 2:23). Paulo em Romanos, aponta para as duas únicas maneiras de se obter justiça: ou 1) um homem alcança justiça por fazer boas obras suficientes para merecer essa posição, ou 2) a justiça é recebida como um dom [dádiva] da graça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo (Romanos 4:1–5).

Se fosse possível realizar boas obras o suficiente para merecermos ou adquirirmos a posição de “justiça” aos olhos de Deus, então poderíamos nos vangloriar, dizendo: “Veja o que eu fiz!” Isto, porém, é impossível! Tudo que podemos dizer é: “Veja o que Deus fez por mim, sendo eu indigno, mediante meu Salvador Jesus”.

No entanto a salvação não decorre de realizações humanas; ela é dada pela expiação de Jesus, o qual morreu pelos pecados do mundo para que os seres humanos recebam “o dom de justiça” pela graça (Romanos 3:20–22; 5:17). O Senhor concede justiça a nós – como fez a Abraão – pela fé.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
29/09/2024

FONTES:

RENOVATO, Elinaldo. As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201510_03.pdf

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201510_04.pdf

Kidner, Derek. Gênesis: introdução e comentário. Trad. Odayr Olivetti.São Paulo: Vida Nova, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário