sábado, 1 de novembro de 2025

1 Timóteo 1:19

1 Timóteo 1:19 “Conservando a fé, e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé.”

 

“Conservando a fé, e a boa consciência,”

Paulo encarregou Timóteo de ficar em Éfeso para advertir alguns que não ensinassem outra doutrina (v.3). Timóteo então nas palavras de Paulo estava ali para militar boa milícia (v.18). Os meios para se atingir esse alvo seria “conservar a fé e a boa consciência”.

A “fé que um a vez foi dada aos santos” (Judas 3). Deve ser conservada através da palavra de Deus: “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Romanos 10.17). Pois a Palavra de Deus edifica a fé (Romanos 10:17). Como somos justificados pela fé (Romanos 5:1, 2; Gálatas 3:26, 27) e andamos por ela fé (2 Coríntios 5:7) através dela vencemos o mundo pela fé (1 João 5:4) e assumimos a natureza de Cristo (Gálatas 2:20). Não é de admirar que Paulo quisesse que Timóteo guardasse a fé! Todo evangelista precisa gerir sua vida e ministério na arena da fé edificada na Palavra.

Quando se mantém a fé, constrói-se a consciência boa. A consciência boa é: “uma consciência sem ofensa, tanto para com Deus como para com os homens” (Atos 24.16); é a “voz interior”, que acusa ou defende cada cristão (Romanos 2.15); ela leva o crente a obedecer a Deus (Romanos 13.5); é o testemunho interior da conduta do crente (2 Coríntios 1.12); é a consciência do crente que serve a Deus com pureza (2 Timóteo 1.3). A consciência não conservada pode se tornar “cauterizada” ou “ferreteada” (1 Timóteo 4:2) ou “corrompida” (Tito 1:15).

 

 “... a qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé.”

Senão mantermos a nossa fé e nossa boa consciência nossos pés logo se desviarão para a direção errada (Jeremias 10:23). E desviaremos os nossos ouvidos da verdade e voltaremos às fábulas (2 Timóteo 4.4). Poderemos assim “naufragar na fé”. O fato de alguns terem “naufragados na fé” não só evidencia o fracasso pessoal deles, como também lança um protesto contra a teoria de “uma vez salvo, sempre salvo”, ou “uma vez na fé, sempre na fé”. (1 Timóteo 4:1; Gálatas 5:4).

Assim, se não levarmos em conta a voz da consciência, permitindo que o pecado permaneça não confessado e não perdoado, a nossa fé não terá vida longa. Todo aquele cuja consciência tenha sido tão manipulada a ponto de tornar-se insensível acha-se em grande perigo. É com intensa força que de Paulo denuncia a oportunidade que esses dois homens, Himeneu e Alexandre (v.20) tiveram de permanecer fiéis! Eles repudiaram as influências divinas e humanas que lhes foram oferecidas com amor.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
01/11/2025

FONTES:)

QUEIROZ, Silas. Corpo, Alma e Espírito – A restauração integral do ser humano para chegar a estatura completa de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

http://biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_200311_03.pdf

KELLY, John N. D. I e II Timóteo e Tito: introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova e Editora Mundo Cristão, 1983.

Nenhum comentário:

Postar um comentário