Provérbios 23:14 “Tu a fustigarás com a vara, e livrarás a sua alma do inferno.”
“Tu a fustigarás com a vara,”
Esse versículo reforça o versículo 13 que já disse: “fustigares com a vara”. Isso indica que apesar da vara muitas vezes ser usada de maneira figurada Nesse caso devido à repetição se aplica a punição física como elemento de disciplina.
Um pai ou uma mãe carinhosa mal conseguem encontrar coragem para fazer isto. Todavia eles perceberão que às vezes isto será necessário. Pai e mãe têm de entender que um pouco de dor não matará a criança, assim como um pouco de poder não matará os pais. Só há um jeito de aprender a diferenciá-los: acertando e errando.
Eles não devem reter a correção quando há necessidade dela (poupar a vara é estragar o filho); ele fustiga a criança com a vara, aplica-lhe uma gentil correção, aplicando-lhe os açoites dos filhos dos homens, não como a correção que infligimos aos animais.
“... e livrarás a sua alma do inferno.”
A vara não matará seu filho; na verdade,ela impedirá que ele se mate, naqueles caminhos pervertidos; ela será necessária para impedir que ele tome esses caminhos. Por enquanto, isto não é agradável, mas doloroso, tanto para o pai como para o filho; mas quando a correção é feita com sabedoria, com boas intenções, acompanhada com oração, e abençoada por Deus, pode ser um meio feliz de impedir a total destruição do filho, e livrar a sua alma do inferno.
A nossa grande preocupação deve ser com as almas de nossos filhos; não devemos vê-los em perigo do inferno, sem usar todos os meios possíveis, com a maior preocupação e interesse, para arrancá-los das chamas eternas. Que o corpo sofra, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus (1 Coríntios 5.5).
A palavra sheol é usada aqui traduzida como inferno. Somente na doutrina posterior dos hebreus o sheol tornou-se um lugar de punição para a alma imaterial e imortal (Daniel 12.2), não havendo razão alguma para vincular esse significado à declaração deste versículo. O autor sagrado referia-se tão somente à morte física. Através dos séculos a doutrina do sheol teve seu desenvolvimento e esse versículo foi cristianizado para se referir também a uma punição além-túmulo.
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
28/10/2025
FONTES:
QUEIROZ, Silas. Corpo, Alma e Espírito – A restauração integral do ser humano para chegar a estatura completa de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.
MESQUITA, Antônio Neves. Estudo no Livro de Provérbios — princípios para uma vida feliz. Rio de Janeiro: JUERP, 1979.
HENRY, Matthew. Comentário Bíblico – Poéticos. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.
CHAMPLIN, Russell Norman. O Antigo Testamento interpretado versículo por versículo. São Paulo: Hagnos, 2001.
Nenhum comentário:
Postar um comentário