quinta-feira, 21 de março de 2024

Mateus 5:5

Mateus 5:5 “Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; “

 

 “Bem-aventurados “

Consulte comentário introdutório de Robert Stein sobre as bem-aventuranças de (Mateus 5.3)

 

“... os mansos, ”

A palavra para manso significa basicamente “brando” ou “meigo”. A mansidão é a virtude que oferece paciente gentileza em retribuição ao ódio, ofensa ou hostilidade. É o oposto de orgulho, ira, autoafirmação e vingança. O coração verdadeiramente manso não reage à provocação; paga o mal com o bem; e, dos outros, nada exige e pouco espera. Em relação a Deus, a mansidão é a concordância com todos os seus tratos, sem murmuração, rebeldia ou resistência.

O mundo considera o manso como covarde e vacilante; alma tímida, moralmente débil ante as batalhas da vida. Mansidão, porém, não é fraqueza; é força tornada gentil. Moisés eia manso (Números 12.3), mas havia aço na sua estrutura moral, e raios e trovões no seu zelo (Êxodo 32.19). O Senhor Jesus era manso (Mateus 11.29), mas basta-nos ver como expulsou os cambistas do templo e denunciou a hipocrisia dos fariseus (Mateus 23)!

 

“... porque eles herdarão a terra; “

A mansidão é a força. Alguém pode argumentar: “São os fortes que tomam posse da terra, enquanto os mansos são pisoteados”. Jesus não prometeu aos mansos que “conquistariam ” a terra. Disse que a herdariam. Há uma diferença. Os fortes possuem a terra porque a tomam pela torça; os mansos herdam-na porque a recebem de Deus: “Pois ainda um pouco, e o ímpio não existirá; olharás para o seu lugar, e não aparecerá. Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz. “ (Salmos 37:10,11)

Haverá o dia em que militares e gananciosos exploradores deixarão de mandar na terra. O comando passará àqueles que dedicam suas vidas a Deus e ao serviço do próximo. O presente é dominado por ferozes guerreiros, mas o futuro pertence aos mansos.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
21/3/2021

FONTES:

PEARLMAN, Myer. Mateus: O evangelho do grande Rei. Rio de Janeiro: CPAD, 2004.

STEIN, Robert H. Guia Básico para Interpretação da Bíblia. 4 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1999.

http://biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201204_05.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário