domingo, 26 de outubro de 2025

Lição 5: A Alma — A natureza imaterial do ser humano. 4 Trimestre de 2025.

TEXTO ÁUREO

 “E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo” (Mateus 10.28).

 

 “E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma;”

Os seguidores de Jesus não deveriam temer os seus inimigos porque estes estavam limitados no que diz respeito à quantidade de danos que poderiam causar aos discípulos. O máximo que os perseguidores poderiam fazer é matar o corpo, mas não poderiam danificar o verdadeiro ser. Depois de ter ficado o seu corpo por algum tempo em poder de seus perseguidores, Jesus orou: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito” (Lucas 23:46).

A palavra grega para “alma” (psique) é paralela à palavra hebraica (nepesh), e possui vários significados. Nesse contexto “alma” significa o espírito eterno e não somente a vida no corpo. O corpo pode ser morto, mas a alma continua a viver (Mateus 11:29; 16:26; Marcos 8:36, 37; Lucas 12:20; Hebreus 6:19; 1 Pedro 1:9, 22; 2:11; 4:19; Tiago 1:21; 5:20)

Embora seguidores fiéis de Cristo pudessem sofrer a perda do corpo, eles não enfrentariam “o castigo eterno” ou “a segunda morte” (Mateus 25:46; Apocalipse 20:14). Seus inimigos não poderiam afetar essa parte do homem que é invisível e imaterial.

 

“... antes, aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.”

Em vez de temerem os homens, Jesus instruiu-os a temer aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo. Dois tipos de “medo” são contrastados aqui: o medo de homens é um medo egoísta, e o medo de Deus é benéfico e bom. Deus deve ser temido porque Ele é “aquele que pode salvar e fazer perecer” (Tiago 4:12).

A palavra grega para “fazer perecer” não implica aniquilação, mas o castigo eterno no geena, o verdadeiro inferno (Mateus 5.22). A alma e o corpo perecem quando são lançados no inferno. Deus pode lançar o homem inteiro, corpo e alma (depois da ressurreição) no lago de fogo.

A frase "a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo"  (Apocalipse 20:14) tem uma correlação com esta fala de Jesus. Na passagem apocalíptica citada, "morte" alude aos corpos dos mortos ímpios; "inferno", por sua vez, equivale à parte espiritual desses mortos; e "lago de fogo" refere-se ao destino final dos que não morrem em Cristo.

O temor do homem produz covardes, o de Deus, heróis e mártires. O temor de Deus afasta qualquer outro temor. Temos a tendência a evitar pensar meditativamente sobre o temor de Deus, e não há nada mais importante do que aprendermos isso: “O temor do Senhor é fonte de vida, para desviar dos laços da morte” (Provérbios 14:27).

 

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
24/10/2025

FONTES:

QUEIROZ, Silas. Corpo, Alma e Espírito – A restauração integral do ser humano para chegar a estatura completa de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201206_05.pdf

PEARLMAN, Myer. Mateus – O Evangelho do Grande Rei. Rio de Janeiro: CPAD.

ZIBORDI, Ciro, Sanches. Erros escatológicos que os pregadores devem evitar. Rio de Janeiro: CPAD, 2012.

ROBERTSON, A. T. Comentário Mateus & marcos à luz do novo testamento grego. Rio de Janeiro: CPAD, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário