LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
11 DE OUTUBRO DE 2025
POSSUINDO O CORPO EM SANTIFICAÇÃO E HONRA
1 Tessalonicenses 4.4 “Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra;”
“Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso”
A ARA traduz: “que cada um de vós saiba possuir o próprio”. A tradução mais correta da expressão grega seria “seu próprio vaso”, conforme a ACF. As versões “controle o seu próprio corpo” (NVI) ou “saiba viver com a sua esposa” (NTLH) são interpretações parciais, mas são opções para se entender a expressão “seu vaso”.
Ao escolher uma dessas versões, é significativo observar que a esposa de um homem jamais é descrita em outra passagem da Bíblia como sua skeuos, ou “vaso”, ao passo que o corpo humano é chamado em outras passagens tanto no AT como no NT de “vaso” ou “instrumento” (1 Samuel 21:5; Atos 9:15; Romanos 9:21–23; 2 Coríntios 4:7; 2 Timóteo 2:21).
O maior problema desta interpretação é a palavra grega (ktaomai), vertida para “possuir”. Muitas vezes ela é traduzida por “adquirir” ou algo semelhante. Todavia, James Hope Moulton e George Milligan são favoráveis a “possuir” como a melhor tradução nesta passagem em particular. Dizem eles: “’Obter gradualmente a posse completa do corpo’ deve provavelmente ser a preferência em 1 Tessalonicenses 4:4”. Este fato torna plausível a idéia de que quando Paulo disse possuir, ele se referia a cada cristão dever controlar o seu próprio corpo.
Este controle do próprio corpo contrasta com a atitude dos coríntios que diziam: “Todas as coisas me são lícitas”. Eles chegaram a aplaudir o pecado de incesto e se jactaram dessa posição permissiva: ”não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa?” (1 Coríntios 5:6). A lei que regia a vida deles era: E proibido proibir! Eles consideravam todas as coisas indistintamente como lícitas, sem nenhuma restrição. Paulo coloca nesse ditado uma adversativa. Ele usa um, “mas”, e um, “porém”. “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma” (1 Coríntios 6:12).E depois afirma: “Mas o corpo não é para a fornicação, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo” (1 Coríntios 6.13).
“... em santificação e honra;”
Esse controle do corpo (vaso) deve ser feito em santificação e honra ou “de maneira santa e honrosa” (NVI). Quando assim interpretado, o versículo tem paralelos com Romanos 6:19, que diz: “oferecei, agora, os vossos membros para servirem à justiça para a santificação”. A palavra “santificação” é a mesma palavra grega (hagiasmos) usada e traduzida como “santificação” no versículo 3; indica que somos separados por Deus para um uso sagrado. Assim, devemos nos conduzir de modo apropriado ou consistente com aquilo que é separado.
Paulo usa a palavra “honra” (time) em conexão com a metáfora do vaso aqui e em Romanos 9-21, concernente ao direito que o oleiro tem “sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra [time] e outro para desonra [atimia]". Diferentemente dos vasos ignóbeis ou de desonra, que são objetos de ira, somos objetos do amor e da graça, escolhidos por Deus para uma utilização privilegiada; “somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse” (2 Coríntios 5.20).
Paulo, aos coríntios também expressa o mesmo conceito com palavras diferentes: “O vosso corpo [soma] é o templo do Espírito Santo, que habita em vós” (1 Coríntios 6.19). Seu mandamento subseqüente aos coríntios— “Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus” (1 Coríntios 6.20) — é nitidamente comparável a seu ensino aos tessalonicenses, de que o cristão deve “possuir o seu vaso [o próprio corpo] em santificação e honra” . O contexto de ambas as passagens tratam da impropriedade da imoralidade sexual, e da responsabilidade que cada cristão tem de abster-se de tais práticas.
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
06/10/2025
FONTES:
QUEIROZ, Silas. Corpo, Alma e Espírito – A restauração integral do ser humano para chegar a estatura completa de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.
HARRISON, Everret F; PFEIFFER, Charles F. Comentário Bíblico Moody. São Paulo: Imprensa Batista Regular, 1990.
ARRINGTON, French L.; STRONSTAD, Roger (Eds.). Comentário Bíblico Pentecostal: Novo Testamento. 2ª Edição. RJ: CPAD, 2004.
http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201503_02.pdf

Nenhum comentário:
Postar um comentário