LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
12 DE JULHO DE 2025
UMA IGREJA REVERENTE
Atos 2:43 “E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. “
“E em toda a alma havia temor,”
Um dos efeitos do crescimento da igreja, ainda na sua infância, era o sentimento de reverência ou temor da parte do povo: “A igreja tinha paz em toda a Judeia, Galileia e Samaria e ia se fortalecendo à medida que andava no temor do Senhor. E, encorajada pelo Espírito Santo, crescia em número” (Atos 9:31). Pois, todos os eventos recentes contribuíram para produzir esse temor: a recente crucificação de Jesus de Nazaré; as maravilhas que participaram desse evento; os eventos do dia de Pentecostes; e os milagres realizados pelos apóstolos eram todos adequados para difundir solenidade, pensamento e ansiedade através da comunidade.
Toda pessoa ou indivíduo; isto é, o povo em geral; não apenas sobre aqueles que se tornaram cristãos, mas as multidões que testemunharam essas coisas. A mesma multidão que pouco antes zombara deles Atos 2:13; foi silenciada diante do poder de Deus. A população não-cristã sentia uma certa apreensão diante de um grupo em cujo meio aconteciam eventos sobrenaturais: ”E houve um grande temor em toda a igreja, e em todos os que ouviram estas coisas“ (Atos 5:11).
O efeito de uma grande obra da graça de Deus é comumente produzir uma seriedade e solenidade incomuns em uma comunidade, mesmo entre aqueles que não são convertidos. Ele restringe, subjuga e silencia a oposição. Hoje as pessoas estão acostumadas com o sagrado. Há uma banalização do sagrado. Há saturação, comercialização e paganizarão das coisas de Deus. Quem conhece a santidade de Deus não brinca com as coisas de dele.
“... e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.”
A manifestação extraordinária do poder de Deus estava presente na vida da igreja. “Maravilhas (Prodígios) e sinais” são as mesmas palavras que foram empregadas para descrever as obras poderosas de Jesus: “Homens israelitas, escutai estas palavras: A Jesus Nazareno, homem aprovado por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis” (Atos 2:22) — estavam sendo operados pelos apóstolos, e Lucas passaria em breve a relatar exemplos específicos.
Em Atos 3 — O paralítico é curado; em Atos 4.31 — O lugar onde a igreja ora, treme; em Atos 5.12,15 — Muitos sinais e prodígios são efetuados; em Atos 8.6 — Filipe realizou sinais em Samaria; em Atos 9 — A conversão de Saulo é seguida da sua cura; em Atos 12 — Pedro é libertado pelo anjo do Senhor; em Atos 16.26 - Ocorre um terremoto em Filipos; em Atos 19.11- Pelas mãos de Paulo, Deus fazia milagres. Hoje é comum identificarmos dois extremos na igreja: aqueles que negam os milagres e aqueles que os inventam.
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
18/06/2025
FONTES:
GONÇALVES, José. A igreja em Jerusalém – Doutrina comunhão e fé: A base para o crescimento da igreja em meio as perseguições. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.
MARSHALL, Howard. Atos - Introdução e Comentário. Vida Nova/Mundo Cristão. 1991.
Lopes, Hernandes Dias Atos: a ação do Espírito Santo na vida da igreja. São Paulo: Hagnos, 2012.
STOTT, John. A Mensagem de Atos - Até os confins da terra. São Paulo: ABU, 1994.
https://versiculoscomentados.com.br/index.php/estudo-de-atos-2-43-comentado-e-explicado/

Nenhum comentário:
Postar um comentário