(Texto Áureo) “Sucedeu que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu:
Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu:
Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim. ” (2 Reis 2:9)
“Sucedeu que, havendo eles
passado, ” A abertura milagrosa do rio Jordão foi o preâmbulo para a passagem
de Elias para a Canaã celestial, como tinha sido para a entrada de Israel na
Canaã terrena (v. 8). Ele devia ir para o outro lado do Jordão para ser
transladado, porque lá era a sua terra natal e porque ele devia estar próximo
ao lugar em que Moisés morreu, e para que assim a honra pudesse ser colocada na
parte do país que era mais desprezada. Ele e Eliseu podiam ter cruzado o Jordão
em uma balsa, como outros faziam, mas Deus iria engrandecer Elias em sua saída
como fez com Josué em sua entrada, pela divisão deste rio (Josué 3.7). Como
Moisés dividiu o mar com a sua vara, assim Elias dividiu o Jordão com seu manto,
ambos, vara e manto, sendo os emblemas, os distintivos de seu ofício. Estas
águas que antes cederam à arca da aliança, agora cederam ao manto do profeta,
manto que, para aqueles que careciam da arca, era um sinal equivalente da
presença de Deus. Quando Deus levar os seus fiéis para o céu, a morte é o
Jordão que, imediatamente antes de sua passagem, eles deverão atravessar, e
eles encontrarão um caminho através dele, um caminho seguro e confortável. A
morte de Cristo dividiu as águas para que os resgatados de Deus possam passar.
Onde está, ó morte, o teu aguilhão, a tua ferida, o teu terror?
“Elias disse a Eliseu: Pede-me o
que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. ” Na caminhada de Elias para encontrar-se com
Deus, o profeta fez várias ofertas para que Eliseu deixasse-o sozinho, mas
pode-se perceber a insistência e a determinação de Eliseu de permanecer junto
de Elias, pois ele sabia que a hora final de Elias estava próxima (2 Reis
2.2,4,6). Por isso, três vezes Eliseu repetiu a frase ao pedido de Elias para
que o deixasse: “Vive o Senhor, e vive a tua alma, que te não deixarei” Diante
da firmeza de Eliseu, Elias não tinha alternativa a não ser deixá-lo ir junto.
Eliseu sabia que a eficácia do seu ministério dependia de ele andar junto a
Elias para aprender com ele e receber a sua unção. Elias, estando grandemente
satisfeito com a constância da afeição e da atenção de Eliseu, lhe fez uma
pergunta sobre o que ele deveria realizar para ele, que bênção deveria deixar
para ele ao partir.
“E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim. ” O pedido que Eliseu fez ao profeta Elias antes deste ser assunto aos céus é algo que merece uma reflexão à parte. Na verdade, esse pedido de Eliseu revela a nobreza da sua chamada. Diante de uma oportunidade única, Eliseu não teve dúvidas: pediu a porção dobrada do espírito de Elias. Eliseu tomou conhecimento daquilo que seu mestre fazia, e em outras ocasiões ele mesmo fora testemunha desses milagres. Ele não tinha dúvidas, queria aquilo para ele, só que em uma proporção bem maior. Deus se agradou do pedido de Eliseu como se agradara do pedido de Salomão (1 Reis 3.10). Em o Novo Testamento encontramos o apóstolo Paulo dizendo: “Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja” (I Timóteo 3.1). Ele pede: (1) Pelo Espírito, não que Elias tivesse capacidade de conceder os dons e as graças do Espírito. Por essa razão ele não diz: “Dê-me o Espírito” (ele sabia muito bem que isso era dom de Deus), mas: “Peço-te que ele esteja sobre mim, intercede junto a Deus por mim nesse sentido”. Cristo disse a seus discípulos que pedissem o que quisessem, não alguma coisa, mas tudo, e prometeu enviar o Espírito, com muito mais autoridade e certeza do que poderia Elias. (2) Por seu espírito, porque ele deveria ser um profeta em seu lugar, continuar seu trabalho, para gerar os filhos dos profetas e encarar os inimigos deles, porque ele deveria encontrar as mesmas dificuldades e lidar com a mesma geração perversa, de maneira que, se ele não tiver seu espírito, não terá força suficiente para enfrentar a tarefa. (3) Por uma porção dobrada de seu espírito. Ele não quer dizer o dobro do que tinha Elias, mas o dobro do que o resto dos profetas tinha, dos quais não se poderia esperar tanto quanto de Eliseu, o qual tinha sido educado por Elias. E uma ambição sagrada procurar com zelo os melhores dons, e aqueles que nos tornarão mais úteis a Deus e a nossos irmãos. Note: Nós todos, tanto ministros quanto povo, temos que colocar diante de nós os exemplos de nossos predecessores, trabalhar a exemplo do espírito deles, e ser sérios com Deus buscando a graça que os conduziu em seu trabalho e os habilitou a cumpri-lo.
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
04/08/2021
Fontes:
POMMERENING, Claiton, Ivan. O Plano de Deus para Israel em
meio a infidelidade da nação – As correções e os ensinamentos divinos no
período dos reis de Israel. Rio de Janeiro: CPAD, 2021.
HENRY, Matthew. Comentário Bíblico – Livros Históricos. Rio
de Janeiro: CPAD, 2010.
GONÇALVES, José. Porção dobrada – Uma análise bíblica,
teológica e devocional sobre os ministérios proféticos de Elias e Eliseu. Rio
de Janeiro: CPAD, 2012.
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