(Texto Áureo) “Tenha já fim a malícia dos ímpios; mas estabeleça-se o justo, provas os corações e os rins. ” (Salmos 7:9)
O benjamita Cuxe acusara Davi ao
rei Saul de conspiração traiçoeira contra a autoridade da realeza. Este rei
tinha a inclinação de crer prontamente, tanto pelo ciúme que sentia de Davi
quanto pelo possível relacionamento que existia entre ele, o filho de Quis, e
este Cuxe, ou Quis, o benjamita. Aquele que está perto do trono pode causar
mais dano a um súdito do que um caluniador comum. Podemos dar a este salmo o
nome de Cântico do Santo Caluniado. Até o mais dolorido dos males é motivo para
a composição de um salmo. É uma bênção quando transformamos o acontecimento
mais desastroso em tema de uma canção, pois assim vencemos o nosso grande
inimigo. Aprendamos uma lição com Lutero, que disse: “Davi compôs salmos. Nós
também comporemos salmos e os cantaremos tão bem quanto possível para honrarmos
ao nosso Senhor e revidarmos e escarnecermos do Diabo”.
“Tenha já fim a malícia dos ímpios; mas
estabeleça-se o justo” Davi ora, no geral, pela conversão dos pecadores e pelo
estabelecimento dos santos. Aqui estão duas coisas que cada um de nós deve
desejar e pode esperar: (1) A destruição do pecado, que pode ter um fim em nós
mesmos e nos outros. Quando a corrupção é descartada, quando cada caminho tolo
e pensamento espúrio são abandonados, e o riacho que corre violentamente em
direção ao mundo e à carne é levado de volta e corre na direção de Deus e do
céu, então a loucura dos ímpios tem um fim. Quando existe uma reforma geral das
atitudes, quando os ateus e os profanos são convencidos e convertidos, quando
um fim é colocado na disseminação da infecção do pecado, é aí que os homens
maus não mais prosseguem, que sua tolice é manifestada, quando os desígnios
maldosos dos inimigos da igreja são frustrados, o seu poder é enfraquecido e o
homem do pecado é destruído, então tem já fim a malícia dos ímpios. E é por
isso que todos aqueles que amam a Deus - e pelo seu bem odeiam o mal - desejam
e oram. (2) A perpetuação da justiça. “... mas estabeleça-se o justo”. Assim
como nós oramos para que os maus se tornem bons, oramos também para que os bons
se tornem ainda melhores, para que eles não possam ser seduzidos pela astúcia
dos ímpios, nem surpreendidos pela sua malícia, para que eles possam ser
confirmados na sua escolha dos caminhos de Deus e na sua resolução de preservá-lo.
Para que eles possam ser firmes nos interesses de Deus e da religião, e zelosos
no empenho de trazer um fim à malícia dos ímpios.
“...pois tu, ó justo Deus” No
livro de Naum antes de descrever o julgamento de Nínive, o profeta descreve o
Juiz, Jeová, a Quem nos apresenta, não como um Executor injusto e caprichoso, mas.
Um que é tardio em irar-se, que espera pacientemente os frutos do
arrependimento antes de castigar. Não devemos imaginar, ao pensarmos na ira de
Deus, que seja algo semelhante ao furor ardente, apaixonado, cego e insensato
de um homem enraivecido. Ele é tardio para se vingar, mas uma vez ultrapassado
o limite, devido ao estado das coisas que exijam a nova atitude de vingança, Ele
é tão irresistível qual um furação que furiosamente agita o mar, ou como um
vento dos desertos que passa sobre a terra deixando- -a em desolação. Veja como
as palavras “zelo, vingança, ira, furor, indignação, ferocidade, fúria”
descrevem o fato impressionante da ira de Deus. No homem a ira chega a ser o
seu soberano e o domina. Deus é sempre o soberano da Sua ira e a usa”. Cristo
recebeu de Deus toda a autoridade no céu e na terra: “E também o Pai a ninguém
julga, mas deu ao Filho todo o juízo; Para que todos honrem o Filho, como
honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou.” (João
5:22,23). “Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o
mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o
dentre os mortos. ” (Atos 17:31)
“...provas o coração e a mente”.
Como mostra a experiência comum, o funcionamento da mente, em particular os
sentimentos da alegria, aflição e choro, causam efeito extremamente notáveis no
coração e nos rins: “E exultarão os meus rins, quando os teus lábios falarem
coisas retas. ” (Provérbios 23:16); “Assim o meu coração se azedou, e sinto
picadas nos meus rins. ” (Salmos 73:21). Pela posição isolada no corpo e
estarem escondidos na gordura, esses órgãos são usados para denotar as
operações e sentimentos mais secretos da alma. 0 “coração” significa as
cogitações, e a “mente”, os sentimentos. Provar, ver ou examinar a mente é ver
ou examinar os pensamentos ou desejos mais secretos da alma. A palavra de Deus
é apta para discernir esses pensamentos: “Porque a palavra de Deus é viva e
eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à
divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir
os pensamentos e intenções do coração. ” (Hebreus 4:12)
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
29/07/2021
Fontes:
POMMERENING, Claiton, Ivan. O Plano de Deus para Israel em
meio a infidelidade da nação – As correções e os ensinamentos divinos no
período dos reis de Israel. Rio de Janeiro: CPAD, 2021.
HENRY, Matthew. Comentário Bíblico – Livros Poéticos. Rio de
Janeiro: CPAD, 2010.
PEARLMAN, Myer. Através da Bíblia – Livro por Livro. 26ª
Impressão. São Paulo: Editora Vida, 2005.
SPURGEON, Charles. Os Tesouros de Davi – Volume I. Rio de
Janeiro: CPAD, 2017.
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