sábado, 15 de fevereiro de 2025

Romanos 3.23


Romanos 3.23 “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. ”

 

“Porque todos pecaram “

Este versículo é um resumo de 1:18—3:20, uma sinopse da tragédia humana. Está carregado de significado. O apóstolo Paulo expõe com argumentos irresistíveis a culpabilidade dos gentios e também dos judeus. Não há diferença entre gentio ou judeu, pois todos pecaram. A misericórdia de Deus é para todos e independem de distinções ou privilégios.

No grego as palavras “todos pecaram” dão a ideia de que todos participaram da transgressão de Adão, e, como indivíduos, pecaram: “Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram” (Romanos 5.12).

Stott diz que o apóstolo divide a raça humana em três grupos distintos: a sociedade gentílica depravada (1.18-32), os críticos moralistas, sejam judeus ou gentios (2.1-16), e os judeus instruídos e autoconfiantes (2.17—3.8). E então conclui acusando toda a raça humana (3.9-20). Em cada caso o seu argumento é o mesmo: que ninguém vive à altura do conhecimento que tem.

No grego, a palavra pecado é “hamartia”, que quer dizer: errar o alvo. Quando o texto diz literalmente que “ todos pecaram” entendemos que todos, pelo pecado, perderam a visão do alvo. Deus encerrou todos no pecado para usar de misericórdia para com todos. O pecado atingiu a todos sem exceção.

 

“... e destituídos estão da glória de Deus. ”

A glória de Deus foi perdida pelo homem quando pecou, por isso que todos estão destituídos e "carecem da glória de Deus”. A expressão diz respeito à necessidade de recuperação do primeiro estado de glória do homem antes da queda. Em Isaías 43.7 está escrito: “A todos os que são chamados pelo meu nome, e os que criei para a minha glória: eu os formei, e também eu os fiz” (Isaías 43:7). O homem perdeu o ideal de Deus para sua vida e precisa voltar ao primeiro estado espiritual de comunhão com Deus.

O sentido de glória aqui nada tem a ver com ostentação, realeza. Mas tem um sentido moral e espiritual. Essa glória de Deus não é apenas para ser vista por aqueles que creem (João 11:40), mas é para fazer parte da vida daqueles que creem: “Para que vos conduzísseis dignamente para com Deus, que vos chama para o seu reino e glória” (1 Tessalonicenses 2:12).

E é através do evangelho (2 Tessalonicenses 2:14) que a cada dia recuperamos essa glória perdida: "E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito" (2 Coríntios 3:18). Os homens estão sempre carecendo da glória de Deus pois a prática contínua do pecado nega tudo o que a glória de Deus significa.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
14/2/25

FONTES:

SOARES, Esequias. Em defesa da fé: Combatendo as antigas heresias, que se apresentam com nova aparência. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

CABRAL, Elienai. Romanos – O evangelho da Justiça de Deus. Rio de Janeiro: CPAD 2005.

STOTT, John. A mensagem de Romanos. ABU Editora, 2000.

HARRISON, Everret F; PFEIFFER, Charles F. Comentário Bíblico Moody. São Paulo: Imprensa Batista Regular, 1990.

BRUCE, F, F. Romanos - Introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova, 2002.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/Po_lessons/Po_200811_01.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário