quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

Gênesis 1:27

Gênesis 1:27 “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. “


 “E criou Deus o homem à sua imagem; “ 

Durante a criação do mundo, Deus já tinha feito obras maravilhosas apenas com a sua Palavra; Ele disse “haja luz”, “que a terra produza”, “haja luzes no céu” e tudo ocorreu conforme o seu poder (Genesis 1.3,11,14). Porém, quando formou as pessoas, não houve ordens, como anteriormente. O Deus Trino (Pai, Filho e Espírito Santo), em perfeita unidade, decidiu: “Agora vamos fazer os seres humanos” (Genesis 1.26a). Assim, Ele nos formou como a coroa da criação.

A palavra para “homem” nesta passagem é (‘adam), que é o uso genérico do vocábulo hebraico que significa “humanidade” e tornou-se, mais tarde, o nome próprio “Adão” (2:20; 3:17, 21).

O homem foi feito a imagem de Deus (tselem). Tselem, geralmente refere ídolos. Imagens desse tipo eram estritamente proibidas na lei do Senhor (Números 33:51, 52). Gênesis 5:3 usa tselem (“imagem”) em outro sentido de semelhança física, e também inclui o termo demuth (“semelhança”) que ocorre em 1:26. Ao expor as gerações de Adão, o escritor disse: “Viveu Adão cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e lhe chamou Sete” (Genesis 5:3). O significado mais natural é que havia uma semelhança espantosa na aparência física do pai e do filho. Ambos os termos, tselem e demuth (semelhança), são usados para exprimir a ideia de que o filho parecia com o pai. Mas em que sentido somos parecidos com Deus?


“...à imagem de Deus o criou; “ 

O homem não é igual a Deus noaspecto físico, mas entre a criação divina, ele compartilha de maneira única dos atributos espirituais,intelectuais e morais de Deus. A compreensão que precisamos ter é que a ‘imagem de Deus’ impressa no homem não é uma característica física. Ou seja, os elementos presentes na existência da humanidade que aludem à imagem de Deus são espirituais, psíquicos e morais. Antes do pecado, o ser humano era plenamente santo e justo, como um reflexo no espelho do seu Criador. Após a queda do homem em pecado (Genesis 3.6,7), essas características foram desfiguradas e só podem ser restauradas por meio da salvação em Cristo.

A imagem de Deus no ser humano também se expressa na autoridade recebida sobre a Criação. No início era assim: não importava quão ferozes e fortes ou sagazes os animais fossem, Adão e Eva teriam domínio sobre eles. Hoje, a humanidade continua tendo autoridade sobre o planeta, a fauna e a flora. Entretanto, é preciso que se compreenda que o Senhor delegou autoridade para uma gestão responsável, visando a preservação da vida (Genesis 1.28,29).


“...homem e mulher os criou. “ 

A natureza espiritual de Deus contrasta com anatureza física do homem. A afirmação “criou Deuso homem à Sua imagem” refere à natureza espiritual de Deus (replicada no homem), enquanto homem e mulher os criou enfatiza a natureza físicado homem.

Visto que o homem e a mulher diferem um do outro física e sexualmente, a imagem de Deus em cada sexo (‘adam, “humanidade”) deve referir outra coisa que não a natureza ou forma física. Nenhuma pessoa pode ser considerada mais semelhante ao Criador que outra. Todos, homem e mulher, tem o mesmo valor diante de Deus. Todos os seres humanos (…) são criados a imagem de Deus.

Se os homens e as mulheres compartilham verdadeiramente da imagem e semelhança de Deus, cada um deles deve ter uma importância e um valor que independem do sexo, raça ou da condição social. Quando o homem compreender verdadeiramente que cada ser humano compartilha comigo da imagem e semelhança de Deus, começarão a deixar de lado os preconceitos que orientam o comportamento humano. Aprenderemos a ver as mulheres como pessoas, e a apreciar tudo o que elas tiverem para oferecer como contribuições na família, no local de trabalho e na igreja.

Que nos tornemos daltônicos, e deixemos de lado categorias como preto e branco, rico e pobre, e começamos a tratar todas as pessoas que eu encontrar com respeito e afeição. Quando isso acontecer, teremos enfim aprendido esse ensinamento e começado a compreender quão preciosos os outros são para o Deus que os criou, e que me criou.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
13/7/2023

FONTES:

BAPTISTA, Douglas. A igreja de Cristo e o império do mal – Como viver neste mundo dominado pelo espírito da Babilônia. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

RICHARDS, L. O. Comentário Devocional da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2012.

MARTINS, Thaís de Paula. A História da Salvação – (Adolescentes) 1° Trimestre. Rio de Janeiro: Cpad, 2022.

http://biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201506_02.pdf 

Nenhum comentário:

Postar um comentário