quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

Êxodo 33.11

Êxodo 33.11 “E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois, tornava ao arraial; mas o moço Josué, filho de Num, seu servidor, nunca se apartava do meio da tenda. ” 


“E falava o Senhor a Moisés face a face, “ 

Essa descrição retrata a comunicação íntima que Moisés compartilhava com Deus, em contraste com o restante dos israelitas. O Senhor tinha falado “face a face” com os israelitas ao sopé do monte Sinai, mas, em vez disso, eles pediram a Moisés que Deus falasse por meio do próprio Moisés (Deuteronômio 5:4, 23–27).

A comunicação direta que Deus tinha com Moisés é contrastada com a revelação que Ele deu a outros profetas em sonhos e visões: “‘Não é assim com o meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa. Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a forma do SENHOR‘“ (Números 12:7, 8; veja Deuteronômio 34:10). Moisés tinha o dom de discernir claramente verdades espirituais: ele participava do próprio conselho de Deus.

“...como qualquer fala com o seu amigo; “ Retrata ainda mais o relacionamento muito próximo entre Deus e Moisés. Outros grandes homens de fé, como Enoque e Noé, são descritos como tendo “andado com Deus” (Gênesis 5:22, 24; 6:9). Além disso, Abraão foi três vezes chamado de “amigo de Deus” (Tiago 2:23; 2 Crônicas 20:7; Isaías 41:8).

Talvez Cristo estivesse se referindo a isso em (João 15.15) ” Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer“, quando ele afirmou que a marca do amigo (em oposição ao servo) é que este conhece o propósito e o significado das ordens que lhe são dadas.


“...depois, tornava ao arraial; “ 

Moisés receberia revelações de Deus na tenda da congregação, a qual ele montou fora do arraial – na verdade, bem longe do arraial. Aqueles que queriam conhecer a vontade de Deus iriam para fora do arraial e a buscariam nessa tenda.

“A tenda da congregação” neste contexto não deve ser confundida com o tabernáculo que foi construído mais tarde – embora o tabernáculo receba frequentemente essa designação em outras passagens (27:21; 40:2). Essa tenda era armada pelo próprio Moisés, mas o tabernáculo era uma tenda muito grande para ser transportada e montada por uma única pessoa. Essa tenda funcionava como um lugar de revelação, enquanto o tabernáculo servia principalmente como um lugar de sacrifício e adoração.

Essa tenda tenha sido criada “do lado de fora do arraial”, o tabernáculo foi criado no meio do arraial: “Os filhos de Israel armarão as suas tendas, cada um debaixo da sua bandeira, segundo as insígnias da casa de seus pais; ao redor, defronte da tenda da congregação, armarão as suas tendas“ (Números 2:2). Por isso o Servo Moisés fazia essa movimentação de entrar e sair da presença de Deus.


“...; mas o moço Josué, filho de Num, seu servidor, nunca se apartava do meio da tenda. ” 

O descrito servo de Moisés, antigamente chamado de Oséias: “Estes são os nomes dos homens que Moisés enviou a espiar aquela terra; e a Oséias, filho de Num, Moisés chamou Josué” (Números 13:16). Josué cuidava da tenda quando Moisés não estava lá, na ausência de Moisés, mas, de certo modo, sua função na Tenda era provavelmente a de um guarda.

Todavia, não podemos nos esquecer que essa era uma posição privilegiada: “Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios” (Salmos 84:10). Foi perseverando em servir Elias que já o havia despedido que Eliseu pode receber de Deus porção do brado do Espírito de Elias: “Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te deixarei” (2 Reis 2:2). Mais tarde Josué tornou-se o sucessor de Moisés: “E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão...” (Josué 1:1,2)

 

DEIVY FERRREIRA PANIAGO JUNIOR
13/06/2023

FONTES:

CABRAL, Elienai. Relacionamentos em Família – Superando desafios e problemas com exemplos da Palavra de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

COLE, Alan R. Êxodo - Introdução e comentário. São Paulo: Mundo Cristão, 1981

http://biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201611_01.pdf 

Nenhum comentário:

Postar um comentário