sábado, 11 de maio de 2024

Mateus 12.25

Mateus 12.25 Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda a cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá.

 

Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos,”

A acusação dos fariseus – de que Jesus expelia demônios pelo poder de Belzebu (v.24) – não foi dita diretamente a Jesus. Pode ter sido ouvida pela multidão. Jesus não ouviu as palavras deles, mas leu os pensamentos deles.

Jesus fazia isso com freqüência e surpreendia seus acusadores: Mas o mesmo Jesus não confiava neles, porque a todos conhecia;  E não necessitava de que alguém testificasse do homem, porque ele bem sabia o que havia no homem(João 2:24-25).

Quando Jesus havia perdoado os pecados do paralítico de Cafarnaum os seus opositores murmuravam em voz baixa dizendo: “Por que diz este assim blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus?” (Marcos 2.7). Jesus os surpreendeu dando de pronto a resposta com um sinal, a cura do paralítico: Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder para perdoar pecados (disse ao paralítico), Levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa “ (Marcos 2.10-11).

 

“... disse-lhes: Todo o reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda a cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá.

 

Jesus, com inexpugnável lógica, mostra como é vulnerável essa tese dos fariseus. Com toda a sua sabedoria, a crítica que fizeram a Jesus é espantosamente ingênua (25,26), e pode ser dirigida de volta contra eles (27). A guerra civil, diz Jesus, sempre tem resultados desastrosos, e isto é verdade na esfera espiritual como na esfera física. Satanás não está interessado em cometer suicídio!

Jesus usou três ilustrações sobre todo reino, toda cidade ou casa para expor Sua idéia. Todas as comparações representam pessoas: os cidadãos de um reino, os habitantes de uma cidade e os membros de uma família.

Se algum destes estiver dividido contra si mesmo, não subsistirá. Craig S. Keener comentou que essa frase poderia ser a citação de um provérbio. Era fato sabido que disputas internas levam a destruição, e o público de Jesus estava claramente ciente dessa verdade.

Quando Ninrode reinou sobre Babel intentará construir uma torre para que seus súditos não fossem espalhados. Ali Deus dividiu as línguas, pois todo povo era de uma só língua: “Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.Assim o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade” (Genesis 11.7-8). Após a confusão o Senhor os espalhou e acabou-se assim o Reino de Babel.

Quando os pastores de Abrão e Ló contenderam por causa da terra para pastagens disse Abrão ao seu sobrinho: “Ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos irmãos. Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim; e se escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, eu irei para a esquerda” (Genesis 13.8-9).

Até mesmo o reino do antigo de Israel foi dividido após o reinado de Salomão (1 Reis 12:1–24) e as duas partes do reino foram por fim expatriadas nos cativeiros assírio e babilônico (2 Reis 18:9–12; 25:1–21).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
16/5/2024

FONTES:

TASKER, R. V. G. Mateus: Introdução e comentário. Série Cultura Bíblica –São Paulo: Mundo Cristão, 1980.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201207_03.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário