(Texto áureo) “Para que, agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus” (Efésios 3.10).
“Para que, agora, pela igreja” Assim como todas as coisas
foram criadas por Deus, Ele tem o direito de manter em segredo o que lhe
convém, e só revelar quando satisfizer seus propósitos. O mistério da salvação
foi oculto dos homens por várias dispensações (tempos) e somente revelado no
Novo Testamento. Esse mistério foi guardado por Deus para o tempo que Ele
designou na sua presciência, e só revelado agora, na presente dispensação. Paulo
recebera a tarefa de proclamar o propósito de Deus aos gentios. Todavia, nesta
passagem Paulo anunciou que a missão da igreja como um todo é tornar conhecido
o propósito. O objetivo de Paulo era “pregar aos gentios” (v. 8) e “manifestar”
o mistério de Deus (v. 9). “Agora”, no tempo presente (a dispensação cristã), a
igreja deve tornar conhecido o plano de Deus. Este é apenas o segundo uso da
palavra “igreja” (ekklesia) nesta carta, ainda que a carta inteira seja sobre a
igreja (veja 1:22, 23). A igreja deve tornar conhecida a sabedoria de Deus.
“Multiforme sabedoria de Deus seja conhecida” “Multiforme” é
uma tradução do adjetivo grego (poupoikilos), que ocorre somente neste versículo
no Novo Testamento e geralmente sugere uma rica variedade de cores em tecidos,
flores ou pinturas. A “sabedoria de Deus” – o plano de Deus que Paulo estava
expondo – fora apresentada numa ampla variedade à medida que Deus gradualmente
desvendou Seu mistério, até ele se tornar plenamente revelado. Os profetas do
Antigo Testamento fizeram alusão a essas questões ao falarem do futuro e os
anjos anelaram perscrutá-las; mas nenhum homem nenhum anjo entenderam o plano
de Deus até que Ele o revelou plenamente (1 Pedro 1:10–12). Paulo enfatizou que
a sabedoria de Deus, agora revelada, é rica em diversidade e gloriosa em
desígnio.
“Dos principados e potestades nos céus”. Paulo não forneceu
detalhes sobre quem eram esses “principados e potestades” ou como a igreja
deveria tornar conhecida a sabedoria de Deus a eles. Como Paulo usou
“principados” (arche) e “potestades” (exousia) em seus escritos? Em Efésios ele
disse que Cristo foi exaltado à direita de Deus, “acima de todo principado
[archas], e potestade [exousias]” (1:21), e que a luta do cristão é “contra os
principados [archas]” e “potesdades [exousias]” (6:12). Em Colossenses Paulo
afirmou que Cristo criou todas as coisas, incluindo todo “principado [archais]”
e “potestade [exousiai]” (1:16); que Cristo é o cabeça sobre todo “principado
[arches] e potestade [exousias]” (2:10) e que Cristo despojou “os principados
[archas] e as potestades [exousias]” (2:15). Em Tito 3:1 Paulo orientou Tito a
fazer os fiéis se lembrarem de “se sujeitarem aos que governam [archias], às
autoridades [exousiais]”. Visto que as passagens em Efésios usam “nas regiões
celestiais” em conjunção com “principados” e “potestades” (veja 1:3), estes
termos se referem ao reino espiritual. Todavia, a passagem de Tito omite “nas
regiões celestiais”. Quais conclusões podem ser tiradas? É óbvio que Tito 3:1
refere-se aos governantes das nações, e os cristãos devem se sujeitar às autoridades
que governam. Colossenses 1:16 afirma que Cristo criou os principados e
potestades. Visto que Deus afirmou que tudo o que foi criado era “muito bom”
(Gênesis 1:31), o que foi criado era bom, e não mau.
A origem do mal é mais bem explicada como um bem que se
transformou em mal. Nosso bom Deus não criou Satanás como ele é agora nem a
maldade no mundo. Mesmo sem um exame profundo da natureza do mal, podemos
reconhecer que os governantes criados por Cristo não são maus em si mesmos, mas
bons. Em Colossenses 2:15 Paulo disse que Cristo despojou os principados e
potestades de seus poderes, e triunfou sobre eles na cruz. Nesse contexto,
esses poderes só podiam ser maus. Paulo diz que Cristo está “acima de todo
principado, e potestade”, sem qualquer indicação de que essas autoridades sejam
boas ou más (1:21). Os cristãos lutam contra os principados e potestades e as
forças espirituais do mal (6:12). O que Paulo ensinou em 3:10 é que a igreja
deve tornar conhecido a todos os governantes e a todas as autoridades – sejam
eles os governos das nações, as forças do mal, ou os anjos do céu – o plano e
propósito de Deus neste mundo. Como a igreja faz isto? Quando o evangelho é
pregado, o céu e a terra, o mal e o bem, o mundo natural e o mundo espiritual e
até Satanás e seus anjos veem a sabedoria de Deus em ação. A obra e a sabedoria
de Deus ficam evidentes neste mundo pecaminoso quando os perdidos são achados e
os pecadores são salvos.
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
09/06/2021
Fontes:
RENOVATO, Elinaldo. Dons espirituais e ministeriais -
Servindo a Deus e aos homens com poder extraordinário. Rio de Janeiro: CPAD,
2014.
CABRAL, Elienai. Comentário Bíblico: Efésios. 3ª Ed. Rio de
Janeiro: CPAD, 1999
S. D. F. SALMOND. “The Epistle to the Ephesians” em The
Expositor’s Greek Testament, vol. 3, ed. W. Robertson Nicoll. Grand Rapids,
Mich.: Wm. B. Eerdmans Publishing Co., 1967, p. 309.
The Glorious Church, a Study of Ephesians by Wilbur Fields
-- College Press
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