LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
21 DE MARÇO DE 2025
"TESOURARIA" PARA CUIDAR DA FINANÇAS
"TESOURARIA" PARA CUIDAR DA FINANÇAS
1 Coríntios 16:1-2 "Ora, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar."
"Ora, quanto à coleta que se faz para os santos,"
Paulo trata agora do assunto de uma coleta para o povo de Deus, provavelmente em resposta a outra pergunta na carta que eles lhe haviam escrito. O povo de Deus que ele tem em mente são os santos pobres em Jerusalém (v.3).
Havia uma certa irmandade no mundo antigo. No mundo grego havia associações chamadas "eranoi". Se uma pessoa passava por dias maus ou por uma necessidade repentina, seus amigos se reuniam para juntar um empréstimo livre de juros para ajudá-la.
A sinagoga tinha funcionários cuja tarefa era a de arrecadar dos que tinham e repartir entre os pobres. Freqüentemente os judeus que tinham saído de seu país e tinham prosperado, enviavam mensageiros a Jerusalém com suas contribuições para o templo e para os pobres.
Paulo não queria que a Igreja cristã ficasse atrás dos judeus e pagãos em generosidade. Mas para Paulo esta coleta para os pobres de Jerusalém significava mais que isto.
"... fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia."
Paulo não quer que os coríntios pensem que ele está pondo neles toda a responsabilidade ou que está lhes pedindo que façam algo que outras assembléias não estão fazendo.
Por isso, Paulo lhes diz que está lhes dando as mesmas instruções que deu aos crentes gálatas. Em sua Carta aos Gálatas (escrita provavelmente antes desta), Paulo fala sobre sua diligência em se lembrar dos pobres: "Recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres, o que também procurei fazer com diligência" (Galatas 2.10).
Atos 11.27-30 registra que O profeta neotestamentário Ágabo predisse uma fome e o povo de Antioquia respondeu enviando Paulo e Barnabé com uma dádiva. Agora havia outra oportunidade de ajudar os santos acometidos em Jerusalém. Assim, Paulo diz aos coríntios o que disse aos gálatas.
"No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade,"
O que Paulo os dirigiu a fazer, requeria a separação regular de uma quantia, ou dinheiro. Em grego é literalmente: “Cada um de vós, sozinho, ponha de parte algo acumulando de acordo com os lucros”. “Sozinho” significa “em casa”.
Devemos notar que Paulo não estabelece o quanto eles deveriam dar. Diz a pena que deveriam dar conforme a sua prosperidade. Afinal já uma soma que pode não ser nada para o rico pode ser um grande sacrifício para um pobre. O coração do homem deve lhe dizer o quanto ele deve dar e a sua cabeça o quanto ele pode dar.
Que eles tenham de fazê-lo especificamente “no primeiro dia” da semana parece significativo. Outras menções do primeiro dia, como a reunião em Trôade (Atos 20.2-7), consideradas junto com a ressurreição de Jesus no primeiro dia da semana, sugerem que os cristãos faziam culto no domingo.
Há também evidência de que os cristãos judeus iam às sinagogas aos sábados para testemunhar e depois reuniam-se no primeiro dia da semana para fazer culto e estimarem uns aos outros.
Entretanto, a questão de Paulo é que juntando semanalmente eles teriam mais a dar do que se fizessem somente uma coleta quando fosse a eles.
"... para que não se façam as coletas quando eu chegar."
Paulo deseja que a coleta seja feita antes da chegada dele. Incidentalmente emprega o termo indefinido "quando". Indicado que o tempo da sua visita é incerto.
ssim como aconteceu em atos 6. O apóstolo Paulo entendeu que essa questão não precisava ser feita diretamente por ele: "Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas"(Atos 6.2). Sendo conhecedor disso deixou a responsabilidade individual. Fazendo assim adiantaria o tempo da sua visita e também da sua partida para supriar as necessidades dos santos emn Jerusalém.
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
21/3/2025
BARCLAY, William. I y II Coríntios. 1973
MORRIS, Leon. I Coríntios: Introdução e Comentário. Tradução Odayr Olivetti. São. Paulo. Mundo Cristão, 1983
Nenhum comentário:
Postar um comentário