quarta-feira, 24 de abril de 2024

1 Coríntios 9.26

1 Coríntios 9.26 "Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar."


"Pois eu assim corro, não como a coisa incerta;"

O comportamento sem meta, sem propósito, não define o viver cristão. Assim como um atleta focado na linha de chegada, Paulo sabia que sua vida prosseguia para uma conclusão baseada num propósito. Seu alvo na vida era glorificar a Deus por meio de Jesus. Assim como Jesus, Paulo previa a vitória; pois ele estava ganhando almas, conduzindo-as a serem perdoadas e redimidas do pecado. 

"Pois eu assim corro" (v. 26). Esta frase figura a vida cristã como uma corrida certeira, resoluta e incessante em direção a um alvo: “Uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Filipenses 3.13,14). "Deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé" (Hebreus 12.1,2). Muitos têm começado a carreira, mas interromperam-na sem atingir o alvo.


"... assim combato, não como batendo no ar."

Mudando a metáfora do velocista ou maratonista, o apóstolo analisou o boxeador ou pugilista. Assim luto, não como desferindo golpes no ar, escreveu ele. Paulo quer dizer que tratou seu corpo com disciplina severa e o fez seu escravo, de forma que o corpo obedecesse o desejo que ele tinha de servir a Cristo e para Ele alcançar vitórias. 

O pugilismo era um negócio brutal no atletismo greco-romano. Assim como um corredor casual não está na mesma categoria que um maratonista profissional, um boxeador que só treina com o espelho é bem diferente de um boxeador olímpico. A vida cristã requer o tipo de propósito e disciplina característico de um atleta determinado e com domínio-próprio.


DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
24/4/2024

FONTES:

GOMES, Osiel. A Carreira que nos está proposta – O caminho da salvação, santidade e perseverança para chegar ao céu. Rio de Janeiro, CPAD, 2024.

HORTON, Stanley. I e II Coríntios: os problemas da igreja e suas soluções. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.

GILBERTO, Antônio. Mensagens, estudos e explanações em I Coríntios. Rio de Janeiro. CPAD, 2009.

MORRIS, Leon. I Coríntios: Introdução e Comentário. Tradução Odayr Olivetti. São. Paulo. Mundo Cristão, 1983

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201703_03.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário