sábado, 27 de maio de 2023

LIÇÃO 10 - Quando os Pais Sepultam seus Filhos – 2 Trimestre de 2023.


TEXTO ÁUREO “Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados; perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; “ (2 Coríntios 4:8,9)

Contexto

No verso 7 Paulo diz: “Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós ”. Que tesouro é este? A resposta está no verso 6 quando Paulo cita (Gênesis 1.3) A iluminação de Cristo que nos deu o conhecimento da glória de Deus. Paulo conhecia a glória. Ele também conhecia o sofrimento que seu ministério muitas vezes acarretava. Seu conhecimento da glória de Deus em Cristo é um tesouro inestimável. As pessoas naqueles dias dificilmente pensariam em pôr jóias em simples vasos de barro. Mas nós que temos a luz de Cristo ainda vivemos em corpos humanos frágeis em um mundo pecador.  Deus não muda nosso corpo agora, mas escolheu nos deixar em fraqueza humana de forma que seja óbvio a todos que a grandeza do seu poder, manifestada por meio dos seus servos, é “de Deus e não de nós”. Paulo foi usado por Deus para realizar muitos milagres, contudo ele permaneceu fisicamente, fraco e sem impressão. Paulo queria que os coríntios soubessem que pouco importava o que acontecesse, o tesouro no vaso de barro do seu corpo o impedia de ser quebrado pelas circunstâncias ou pelos inimigos. Nesta seção da carta Paulo se expressa numa série de quatro declarações paradoxais. Elas refletem, de um lado, a vulnerabilidade de Paulo e de seus companheiros, e por outro lado, o poder de Deus que os sustenta.

“Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; “ A palavra grega para “atribulados”, significa afligido, sujeito a pressões, enquanto a palavra para “angustiados”, traz a idéia de comprimir em lugar apertado. Tem que ver com o aperto de uma pequena sala, de um espaço confinado, e, daí a dor que é sua ocasião. A tribulação é uma prova externa, enquanto a angústia é um sentimento interno. A tribulação produz angústia (SI 116.3), mas Paulo mesmo enfrentando circunstâncias tão adversas era fortalecido pelo Senhor. Quais as tribulações que Paulo enfrentou? Ele foi perseguido em Damasco, rejeitado em Jerusalém, esquecido em Tarso, apedrejado em Listra, açoitado em Filipos, escorraçado de Tessalônica e Beréia, chamado de tagarela em Atenas, de impostor em Corinto. Enfrentou feras em Éfeso, foi preso em Jerusalém, acusado em Cesaréia, enfrentou um naufrágio a caminho de Roma e foi picado por uma cobra em Malta. Sofreu prisões, açoites, apedrejamento, fome, frio e pressão de todos os lados. Contudo, Deus o assistiu não o deixando sucumbir diante de tantas adversidades. Os problemas o pressionavam severamente de todos os lados (ou de todas as formas), mas por causa do poder incomparável de Deus eles não podiam nem mesmo restringi-lo de disseminar o Evangelho.

“...perplexos, mas não desanimados; ” A palavra grega para “perplexos”, significa estar em dúvida, estar perplexo, enquanto a palavra para “desanimados”, significa estar completamente em desespero, ou melhor o desespero em seu estado final. Jesus morreu na cruz, mas Deus O ressuscitou para reinar à Sua direita. Por isso, o apóstolo recusou-se a desistir mesmo quando perplexo com o comportamento de seus companheiros judeus ou dos pagãos a quem pregava. As dúvidas e brigas de outros crentes nunca levaram o apóstolo a ficar desanimado. Durante todos os tumultos, Paulo confiou em Cristo, seu Amigo e Consolador. A vitória dos cristãos é assegurada pela certeza de que o Senhor voltará. Paulo sabia que os fiéis herdarão a vida eterna e os corruptos de coração serão separados da presença do Senhor.

“...perseguidos, mas não desamparados; “ A palavra grega para “perseguidos”, traz a ideia de perseguir e caçar como a um animal, enquanto a palavra para “desamparados”, significa desertar, abandonar alguém em dificuldades. Paulo se descreve como um fugitivo caçado por seus adversários, contudo, na última hora Deus lhe dava um escape.201 Paulo sofreu duras perseguições desde o começo de sua conversão até o último dia da sua vida na terra. Não teve folga nem alívio. Foi perseguido pelos judeus e pelos gentios, pelo poder religioso e pelo poder civil. No entanto, jamais se sentiu desamparado. Quando foi apedrejado em Listra, levantou-se para prosseguir o projeto missionário. Quando foi preso em Filipos, cantou e orou à meia-noite. Quando foi preso em Jerusalém, deu testemunho diante do Sinédrio. Quando foi levado para Roma como prisioneiro de Cristo, testemunhou ousadamente aos membros da guarda pretoriana. Mesmo quando ficou só em sua primeira defesa, em Roma, foi assistido pelo Senhor (2 Timoteo 4.16-18).

“...abatidos, mas não destruídos; “ A palavra grega para “abatidos”, significa lançar abaixo, derrubar violentamente. A palavra era usada para falar da derrubada de um oponente na luta ou de derrubar uma pessoa com a espada ou qualquer outra arma. Já a palavra para “destruídos”, significa destruir e perecer. Paulo enfrentou circunstâncias desesperadoras, acima de suas forças (1.8). Foi acusado, perseguido, açoitado, aprisionado, mas jamais sucumbiu. Mesmo quando foi levado à guilhotina romana e teve seu pescoço decepado pelo verdugo, não foi destruído (2 Timóteo 4.17,18), porque sabia que sua morte não era uma derrota, mas uma vitória, uma vez que morrer é lucro, é deixar o corpo e habitar com o Senhor, o que é incomparavelmente melhor. Na fraqueza de Paulo, Jesus o tornou forte. O apóstolo parecia nunca esquecer que estava seguindo os passos de Jesus. O próprio Senhor foi crucificado de um modo vergonhoso, mas, por meio de Sua morte, Ele derrotou Satanás. A glória do ministério de Paulo estava no fato de que ele transmitia os ensinamentos de Jesus, mas também participara dos sofrimentos de Cristo. Ele jamais pensou em abandonar seu ministério. Naquilo o mundo viu como fraqueza, o apóstolo encontrou força.

 

DEIVY FERRREIRA PANIAGO JUNIOR
24/5/2023

FONTES:

CABRAL, Elienai. Relacionamentos em Família – Superando desafios e problemas com exemplos da Palavra de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

http://biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_202107_02.pdf

KRUSE, Colin. 2 Coríntios – Introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova, 1984.

LOPES, Hernandes Dias. 2 Coríntios: o triunfo de um homem de Deus diante das dificuldades. São Paulo: Hagnos, 2008.

Cetadi Teologia - Profetas menores - Oséias e Joel.

Cetadi Teologia - Profetas Menores - Introdução

Lição 10 - Lições Bíblicas Adultos - 2º Trim./2023 - CPAD

domingo, 21 de maio de 2023

Lição 9 - Lições Bíblicas Adultos - 2º Trim./2023 - CPAD

LIÇÃO 9 - Uma Família Nada Perfeita – 2 Trimestre de 2023.


TEXTO ÁUREO “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. “ (Gálatas 6:7)

Contexto

O apóstolo Paulo está chegando ao final de sua carta. Seus temas principais já foram apresentados. Tudo o que resta são algumas advertências finais. À primeira vista, essas instruções e exortações parecem estar muito frouxamente ligadas entre si. No entanto, um exame mais detalhado, revelará o elo de ligação. É justo que os crentes, uma vez tendo recebido instrução espiritual de seus mestres na fé, contribuam materialmente em favor destes (v. 6). De acordo com a semeadura, assim será também a colheita. Se plantais a semente de vossas cobiças egoístas, se semeais no campo da carne, obtereis um a colheita corrupta. Mas se semeais na boa terra do Espírito, obtereis um a colheita de vida eterna”. Tendo como base o fato de que o princípio da semeadura é implacável, Paulo exorta os gálatas a não se cansarem de fazer o bem, principalmente aos domésticos da fé (vv. 9 e 10). É a explicação do grande princípio da semeadura e da colheita que será apresentado no versículo 7:

“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; “ Paulo começa com uma advertência para que não se enganem, não errem. Essa advertência serve para preparar a ideia seguinte, que é uma lei imutável. A possibilidade de se enganar é mencionada diversas vezes no Novo Testamento. (1 Coríntios 15.33) “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes”. Jesus disse que o diabo é um mentiroso e o pai da mentira, e advertiu os seus discípulos contra a possibilidade de serem enganados. João nos adverte, na sua segunda epístola, que “muitos enganadores têm saído pelo mundo fora”; Paulo nos roga, em sua carta aos Efésios: “ Ninguém vos engane com palavras vãs”. Já em Gálatas ele pergunta aos seus leitores: “Quem vos fascinou? ” (3:1) e fala ainda da pessoa que “ a si mesma se engana” (6:3). Afinal, muitos se tem enganado acerca desta inexorável lei da semeadura e da colheita. A palavra grega para escarnecer tem um sentido de “torcer o nariz”, “tratar despercebidamente”, “ridicularizar” conforme escreve Salomão ““O filho sábio alegra seu pai, mas o homem insensato despreza a sua mãe” (Provérbios 15.20). A ideia é tornar Deus ridículo mediante a defraudação e o não cumprimento da sua vontade. A ausência do artigo no termo grego usado para Deus demonstra que deve ser entendido qualitativamente. Deus não é do tipo suscetível à zombaria. Torna-se extremamente fútil tentar zombar dEle. O que o apóstolo diz aqui é que os homens podem enganar a si mesmos, mas não podem enganar a Deus. Embora pensem que podem escapar desta lei da semeadura e colheita, eles não podem. Podem até continuar semeando suas sementes e fechando os olhos às consequências, mas um dia o próprio Deus vai fazer a colheita.

“...porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. “ Este é um princípio de ordem e coerência que se acha inscrito em toda vida, material e moral. A agricultura, por exemplo. Depois do dilúvio, Deus prometeu a Noé que, enquanto houvesse terra, haveria “ sementeira e ceifa”, isto é, a semeadura e a colheita não teriam fim: “Enquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite, não cessarão” (Genesis 8:22). Se um lavrador deseja ter colheita, deve semear a semente no seu campo; caso contrário, não haverá colheita. Além disso, o tipo de colheita que ele vai obter é determinado de antemão pelo tipo de semente que ele semeia. Isso acontece com a natureza, a qualidade e a quantidade. Se ele semear cevada, vai colher cevada; se semear trigo, colherá trigo. Semelhantemente, uma boa semente produz uma boa colheita, e uma semente ruim produz uma colheita ruim. Além disso, se ele semeia com abundância, pode esperar uma colheita abundante; mas se semeia parcamente, também vai colher parcamente: “E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará” (2 Coríntios 9:6). Reunindo tudo, podemos dizer que se um lavrador deseja uma safra abundante de um a determinada semente, então, além de semear a semente adequada, esta deve ser boa e tem de ser semeada com abundância. Só assim ele pode esperar uma boa colheita. O homem colherá o que semeou. Deus deixa que o homem lavre sua sorte com as próprias mãos (livre arbítrio). Ele concede liberdade ao homem para semear onde queira, e, portanto, para colher o que queira. Exatamente esse mesmo princípio opera na esfera moral e na espiritual. Quem decide como será a colheita, não são os que colhem, mas os semeadores. Se um homem é fiel e consciencioso em sua semeadura, então pode confiantemente aguardar uma boa colheita. Se ele “ semeia ventos”, como costumamos dizer, só pode “ colher tempestades”! Por outro lado, segundo a observação de Elifaz, o temanita: “os que lavram a iniquidade e semeiam o mal, isso mesmo eles segam” (Jó 4:8). Ou, como Oséias advertiu os seus contemporâneos (8:7), “ porque semeiam ventos, segarão tormentas” (referindo-se ao juízo divino).

 

DEIVY FERRREIRA PANIAGO JUNIOR
18/5/2023

FONTES:

CABRAL, Elienai. Relacionamentos em Família – Superando desafios e problemas com exemplos da Palavra de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

SOARES, Germano. Gálatas – Comentário. Rio de Janeiro: CPAD, 2009.

BOYD, Frank M.  Comentário Bíblico.../ 1 ed. - Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembléias de Deus, 1996.

STOTT, John. A mensagem de gálatas. São Paulo: ABU, 2000.


 

domingo, 14 de maio de 2023

Lição 8 - Lições Bíblicas Adultos - 2º Trim./2023 - CPAD

LIÇÃO 8 - A Importância da Paternidade na Vida dos Filhos – 2 Trimestre de 2023.


TEXTO ÁUREO “E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor. ” (Efésios 6:4)

“E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos” O sentido da palavra "ira" nesse versículo é represália ou repulsa. Um tipo de exigência irracional e incompreensível não oferece aos filhos a condição espontânea de obedecer. Ao contrário, cria neles a revolta e uma espécie de antipatia em relação ao tipo de obediência exigida. Não provocar "a ira" a nossos filhos equivale a reconhecer que eles são iguais a nós como pessoas dotadas de sentimentos. A ira pode ser representada por aqueles sentimentos que criam o ódio, a amargura, o rancor. Os pais, quando tratam com os filhos, devem lembrar-se de que eles são seres humanos, não máquinas nem robôs. Deve-se respeitar o sentimento deles. A provocação da ira nos filhos afasta-os da comunhão com os pais e os torna, muitas vezes, alienados dentro do lar. Os pais podem facilmente abusar da autoridade, ou por fazerem exigências irritantes ou absurdas que não levam em conta a inexperiência, ou por severidade e crueldade num extremo, ou por favoritismo e agrados exagerados no outro, ou por humilhar e oprimir os filhos, ou por fazer uso de duas armas vingativas: a ironia e a ridicularizarão. Estas são algumas das atitudes dos pais que provocam ressentimento e ira nos filhos. O mesmo versículo apresenta o caminho para que os pais levem seus filhos à obediência, que é a disciplina:

"..., mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor". A disciplina deve ser coerente com os padrões familiares expostos na Bíblia. A disciplina deve ser consistente, ainda que flexível, isto é, ela deve ser aplicada com firmeza e não deve sofrer alteração depois de emitida uma ordem disciplinar. Entretanto, a disciplina deve ser flexível quanto ao método aplicado. Os pais não devem persistir num método cujo efeito não alcance o objetivo educacional. Os filhos devem sentir a força e o peso da disciplina aplicada e mantida, para que os pais não caiam em descrédito perante eles.A disciplina feita na "admoestação do Senhor" formará personalidades fortes e sadias, moral e espiritualmente. A disciplina dentro dos padrões bíblicos corrige não só os filhos, mas também os pais quanto aos métodos aplicados. O padrão bíblico de disciplina familiar equilibra os métodos aplicados. Esses métodos não devem ser excessivos nem permissivos. A disciplina excessiva traz amargura e alienação dentro do lar. A disciplina permissiva satisfaz todos os desejos dos filhos maus ou bons, e os transforma em tiranos e libertinos. A Bíblia também é instrumento de correção, conforme está escrito: "Toda a escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir e para instruir em justiça" (2Timoteo 3.16).

 

DEIVY FERRREIRA PANIAGO JUNIOR
18/04/2023

FONTES:

CABRAL, Elienai. Relacionamentos em Família – Superando desafios e problemas com exemplos da Palavra de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

RENOVATO, Elinaldo. Colossenses - A Perseverança da Igreja na Palavra Nestes Dias Difíceis e Trabalhosos. Rio de Janeiro: CPAD.

CABRAL, Elienai. Comentário Bíblico: Efésios 3a Ed. – Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembléias de Deus, 1999.

http://biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201312_03.pdf

STOTT, Jonh. A mensagem e Efésios – A nova sociedade de Deus. São Paulo:  Abu editora, 2001.

MARTIN, Ralph P. Colossenses e Filemom – introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova, 1984.

domingo, 7 de maio de 2023

Lição 7 - Lições Bíblicas Adultos - 2º Trim./2023 - CPAD

LIÇÃO 7 - O Relacionamento entre Nora e Sogra – 2 Trimestre de 2023.


TEXTO ÁUREO “Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me afaste de ti; porque, aonde quer que tu fores, irei eu e, onde quer que pousares à noite, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. ” (Rute 1:16)

Contexto histórico:

“E sucedeu que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra; por isso um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele e sua mulher, e seus dois filhos; E era o nome deste homem Elimeleque, e o de sua mulher Noemi, e os de seus dois filhos Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; e chegaram aos campos de Moabe, e ficaram ali. (Rute 1:1,2). ” Após habitar ali cerca de 10 anos Noemi perdeu para a morte seu marido e seus dois filhos. Então se levantou ela com as suas noras, e voltou dos campos de Moabe, porquanto na terra de Moabe ouviu que o Senhor tinha visitado o seu povo, dando-lhe pão (Rute 1:6). ” Decidiu então retornar para Judá. E despediu-se das suas noras.

“Disse, porém, Rute: ” O significado do nome de Rute a moabita não é muito claro. O que está claro é a sua nacionalidade. Ambos os filhos de Elimeleque casaram-se com adoradoras de Camos e, embora tal casamento não fosse aparentemente proibido porque eles não eram considerados cananeus, os moabitas não eram admitidos na congregação para o culto. Nenhum amonita nem moabita entrará na congregação do Senhor; nem ainda a sua décima geração entrará na congregação do Senhor eternamente. (Deuteronômio 23:3). Moabe era filho de Ló com sua filha mais velha: E a primogênita deu à luz um filho, e chamou-lhe Moabe; este é o pai dos moabitas até ao dia de hoje. (Gênesis 19:37). Rute era casada com Malom e posteriormente na história casou-se com Boaz com quem teve um filho. ...E deram-lhe o nome de Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi. (Rute 4:17). Rute, foi incluída na linhagem ancestral do rei Davi e na genealogia do próprio Messias. Rute deixa seu povo, seus deuses, sua terra, sua parentela e se une a uma sogra israelita, convertendo-se ao Deus de Israel.

“Não me instes para que te deixe e me afaste de ti; ” Enquanto Órfã deu prova do seu amor na obediência ao desejo de Noemi de que partisse para se casar novamente, Rute demonstrou o seu amor tornando-se sua filha. Lemos que Rute se apegou a Noemi (versículo 14). Este verbo é a palavra que expressa um "apego" fiel e sincero em um relacionamento pessoal, como o do homem com a esposa no jardim do Éden. O amor é paciente. Ele não retrocede diante das dificuldades. Ele é firme no seu propósito. Ele não se curva diante dos arrazoados da lógica. Nenhum argumento usado por Noemi demoveria Rute de segui-la. O amor vai às últimas consequências para estar ao lado da pessoa amada.

 “...porque, aonde quer que tu fores, irei eu e, onde quer que pousares à noite, ali pousarei eu; O amor de Rute não faz exigências. Ele tem disposição para enfrentar novos desafios. Ele se sacrifica a favor da pessoa amada. Rute está pronta a deixar sua terra, sua parentela, sua religião, para caminhar na companhia de sua sogra, sem garantias do amanhã. A firme determinação de Rute é que nada, nem mesmo a morte, vá separá-la de Noemi. Rute quer compartilhar do futuro de Noemi: sua viagem, seu lar, sua fé. É a promessa de uma fidelidade sincera na vida e para toda a vida. Ou, por que não dizer, além da vida: os membros de uma família partilhavam do mesmo chão ao serem sepultados, pelo menos na Palestina primitiva. Macpela: Ali sepultaram a Abraão e a Sara sua mulher; ali sepultaram a Isaque e a Rebeca sua mulher; e ali eu sepultei a Lia. (Gênesis 49:31)

“...o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. ” A fé de Noemi com certeza era tão eficaz, mesmo na adversidade, apontando para o governo soberano de Javé, que Rute, através do testemunho de Noemi, foi agora capaz de exercer a sua própria fé no Deus dela e de se considerar agora como parte do povo da aliança de Javé. Não teria sido precisamente a fé de Noemi, em meio às incertezas, que mostrou a Rute o Senhor? Com que frequência o Senhor usa as experiências do seu povo, especialmente em períodos de aflição e dificuldades, para atrair outros a si! Quando Moisés foi ao encontro de Jetro, seu sogro, ele contou "tudo o que o Senhor havia feito a Faraó e aos egípcios por amor de Israel, todo o trabalho que passaram no Egito, e como o Senhor os livrara." Jetro se regozijou pelo livramento cheio de graça de Deus: "Agora sei que o Senhor é maior que todos os deuses." O Senhor está atraindo Rute à fé, certamente usando como testemunho persuasivo a experiência da graça de Noemi através da aflição. Um Deus que se revela no vale das sombras é digno de nossa confiança também nos dias de maior conforto. Noemi ou Mara? (1:19-22). Rute está disposta a fazer rompimentos com o passado e novas alianças com o futuro. Ela está disposta a deixar sua terra e seus deuses para abraçar o povo de Deus e o Deus desse povo. Rute não apenas ama a sua sogra, mas se converte ao Deus de sua sogra e adota o povo de sua sogra como o seu povo.

 

DEIVY FERRREIRA PANIAGO JUNIOR
24/04/2023

FONTES:

CABRAL, Elienai. Relacionamentos em Família – Superando desafios e problemas com exemplos da Palavra de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

ATKINSON, David. A Mensagem de RUTE. Abu, 1991.

LOPES, Hernandes Dias. Rute: Uma perfeita história de amor. São Paulo: Hagnos, 2007.