terça-feira, 30 de novembro de 2021

DIA DO TEÓLOGO (30 DE NOVEMBRO DE 1991)



O Dia do Teólogo é comemorado no dia 30 de novembro. A data foi instituída em janeiro de 1991 pela Lei Nº 4.504 e é marcada em todo o Brasil por comemorações e atividades alusivas ao estudioso das religiões.

Graduados no curso de Teologia são comprometidos com o estudo sobre Deus, principalmente no viés do cristianismo. A teóloga e o teólogo se debruçam sobre o estudo bíblico-teológico com o intuito de dedicar-se à evangelização, pesquisa e estabelecer um diálogo da igreja com a sociedade.

A formação não é obrigatória para o exercício pastoral. No entanto, em caso de vocação, atua como uma preparação para atividades missionárias e até mesmo para o desenvolvimento do ministério pastoral.


Áreas de atuação em Teologia

A carreira conta com amplas possibilidades de atuação, devido a interdisciplinaridade presente na graduação. Confira algumas oportunidades abaixo:

Liderança pastoral;

Ações missionárias e humanitárias;

Capelania;

Ensino e pesquisa;

Consultoria em trabalhos voltados para a religião;

Produção de materiais para livros e revistas sobre temas religiosos.


Curso de Teologia

O curso de Teologia é desenvolvido com a titulação de bacharelado e duração média de três anos. As disciplinas abrangem diferentes áreas, em especial, das Ciências Humanas, como Antropologia, História e Sociologia. A grade curricular também aborda disciplinas mais específicas, como Teologia Pastoral, Teologia Sistemática, História do Cristianismo, Línguas Bíblicas, entre outras.


Grandes Teólogos

João Calvino - Enfatizou a visão substitutiva penal da expiação. Assumiu um compromisso central com a noção agostiniana da soberania de Deus na salvação. Ensinou que a Escritura deve interpretar a Escritura. Usou o conceito da Aliança como princípio organizador da teologia cristã.

Martinho Lutero - teve um papel instrumental na Reforma. Ele foi definitivamente um teólogo por mérito próprio.

John Wesley - importante líder de um movimento de renovação dentro do anglicanismo que, ao fim, originou o Metodismo e o Movimento de Santidade (Igreja Evangélica Holiness).

Jonathan Edwards - Um renomado pregador e intérprete de teologia puritana, o legado de Edwards projetou uma longa sombra sobre o protestantismo norte-americano.

C. S. Lewis - Foi um apologista, e articulou habilmente os fundamentos da fé cristã. Ele é mais conhecido por seus trabalhos envolvendo a apologia cristã, com vasta produção literária.

Ainda hoje Deus tem levantado homens e mulheres vocacionados à Teologia, ciência ou estudo que se ocupa de Deus, de sua natureza e seus atributos e de suas relações com o homem e com o universo.

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Conferência acadêmica -O teólogo na tradição pentecostal brasileira: ranços e avanços

CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO GRATUITO

Data: 30 de Novembro

Palestrantes: Pr. Me. José Gonçalves

Horário: 19h

Carga horária: 2h

Local: Facebook e Youtube


🌐 Se inscreva pelo link https://tinyurl.com/4txa2w2j

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

LANÇAMENTO DO CURSO ON-LINE - O PENTECOSTALISMO E A SOCIEDADE BRASILEIRA


LANÇAMENTO DO CURSO ON-LINE - O PENTECOSTALISMO E A SOCIEDADE BRASILEIRA

CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO GRATUITO

Data: 02 de dezembro
Palestrantes: Pr. Dr. Eduardo Leandro Alves
Horário: 20h
Carga horária: 2h
Local: Facebook e Youtube

🌐 Se inscreva pelo link https://tinyurl.com/whwktvaa

Onde se larga a cruz? (Pastor Alfredo Reikdal)

Artigo do pastor Alfredo Reikdal, publicado no Mensageiro da Paz da 1ª. quinzena de 1939 (Não alteramos os estilos gráfico e literário).

É muito triste ver, em nossos dias, crentes trocarem, antes do tempo, sua cruz pelas coisas deste mundo, ao em vez de a levarem até ao lugar em que a podem trocar pela coroa da vida, prometida pelo infalível Senhor de todas as coisas e Pastor das nossas almas.

Muitos há que, ao ouvirem o Evangelho, tomam o seu “lenho”, dão alguns passos, mas, para larga-lo, logo após, ao encontrar as primeiras dificuldades. Para alguns, é bastante serem desprezados pelos amigos, pelo mundo ou ameaçados por uma pequena perseguição, para largarem a cruz que tomaram para levar até o fim.

Outros deixam a cruz, em troca dos gozos temporais e das coisas ilícitas; mas têm a mesma sorte da mulher de Ló; pouco a pouco, voltam ao Egito. Felizes são aqueles que tomam a cruz e fazem como diz a Escritura: livram-se de todo o embaraço, desviam-se das astutas ciladas do Diabo.

Às vezes, somos colocados como Moisés, entre dois caminhos: de um lado, a glória do Egito (o mundo), com todas as honras e todo o esplendor da corte faraônica. De outra parte, o sofrimento, o vitupério de Cristo. Sejamos sábios, saibamos escolher sem olhar a aparência, mas perscrutamos a realidade do futuro; carreguemos a cruz, até trocá-la por uma coroa.

Deixemos “faraó” com toda a Sua glória e fiquemos com Jesus, o qual nos espera e nos quer abraçar, com amor. O segredo da vitória daqueles que andam sob o peso do madeiro, não está em abandona-lo em meio a viagem e sim em leva-lo até ao fim da jornada. Jesus levou a cruz até o Gólgota, termo visível da estrada que nós podemos contemplar.

Mas há um caminho invisível, que conduz ao céu; é por essa estrada que devemos caminhar. Mesmo que o nosso corpo sofra sob o peso da cruz, não impede que o nosso espírito, pela fé, voe com Jesus, até ao céu. O nosso Salvador terminou Seu jornadear, com a cruz, no Calvário; mas, segundo Deus, o fim foi o céu, na glória, a Sua Direita.

Imitemos Jesus, levando a nossa cruz até ao céu; prossigamos nesta estrada até chegarmos as moradas que Jesus nos foi preparar, ainda que os nossos companheiros atirem, para longe, a sua cruz.

O céu é o lugar onde se troca a cruz, pela coroa.

Mensageiro da Paz da 1ª. quinzena de 1939




quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Assembleia de Deus homenageia pastor José Wellington com estátua em praça

Líder assembleiano foi homenageado em sua cidade natal.

Estátua em homenagem ao pastor José Wellington Bezerra da Costa
Estátua em homenagem ao pastor José Wellington Bezerra da Costa (Foto: Reprodução/Instagram)

A Assembleia de Deus  em São Luís do Curu, no Ceará, resolveu homenagear o pastor José Wellington Bezerra da Costa, líder do Ministério do Belém, em São Paulo, com uma estátua com seu busto.

Natural de São Luís do Curu, o pastor  foi visitar o local, onde está o seu busto com uma placa em sua homenagem, sendo a primeira vez que o pastor viaja à cidade desde que a pandemia do novo coronavírus eclodiu.

“Depois de mais de 2 anos, em virtude da pandemia, também do período em que estive hospitalizado, retorno ao meu Ceará para rever parte da família, minhas irmãs, cunhados, sobrinhos e também a Igreja do Senhor”, escreveu o pastor de 87 anos em sua conta no Instagram.

“Por ocasião da viagem, hoje estive na minha terra natal, São Luís do Curu, onde mais uma vez fui homenageado. Nossa Igreja, Assembleia de Deus Ministério do Montese, presidida pelo pastor Osires Teixeira Pessoa, inaugurou uma escola como parte de seu projeto social que leva meu nome, ‘Projeto Pastor José Wellington Bezerra da Costa’; esta ação alegrou muito meu coração”, encerrou o líder assembleiano.

De acordo com informações compartilhadas pelo líder, a estátua foi colocada em uma praça que fica em frente ao templo da Assembleia de Deus. Muitos seguidores de José Wellington no Instagram reagiram positivamente à homenagem, parabenizando o ex-presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil.

https://www.gospelprime.com.br/assembleia-de-deus-homenageia-pastor-jose-wellington-com-estatua-em-praca/

Lição 09 - Paulo e a sua Dedicação aos Vocacionados - 4 Trimestre De 2021


 (Texto Áureo) “Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre o que o Espirito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue” (Atos 20.28)

“Olhai, pois, por vós...” Paulo chega à segunda parte do seu discurso em Mileto aos anciões das igrejas de Éfeso. Na primeira parte exortou os seus ouvintes no sentido de seu exemplo pessoal visar ser um padrão para eles, mas agora volta-se à exortação direta, dizendo como devem agir quando ele já não mais estiver com eles. Eles devem prestar atenção à sua própria condição espiritual (cf. I Timóteo 4:16) “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. ” Pois eles não podem dar um cuidado adequado aos outros se negligenciam o cuidado e a instrução de suas próprias almas e da sua própria família “Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?) (I Timóteo 3:4,5) ”.

“...e por todo o rebanho...” Eles devem "pastorear" a igreja de Deus; pastorear em termos gerais, significa "cuidar" de um rebanho e, em específico, "levar um rebanho ao pasto para alimentá-lo". Essa é a primeira tarefa dos pastores. "Não apascentarão os pastores as ovelhas? ”  (Ezequiel 34.2). No salmo 23 Davi descreve essa função do pastor: “Deitar-me faz em verdes pastos...” (Salmos 23:2). No período que os juízes julgavam, houve uma fome na terra; por isso um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe (Rute 1:1). Os pastores devem se dedicar a alimentar as ovelhas, com pastos verdejantes e pão de qualidade para que essas não procurem alimentos em outros rebanhos. Olhar por todo o rebanho também nos exortar a zelarmos por todas as faixas etárias da igreja. Deus nos comissionou para pregar a toda a criatura. Devemos olhar para os jovens, para os anciões, para as crianças e nos preocuparmos com o alimento adequado para todos, pois, seria um grande pecado negligenciar o povo de Deus, comprado a tão alto preço.

“...sobre o que o Espirito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes...”. O Termo grego “episkopos” transmite a ideia de supervisão espiritual e de cuidados pastorais. Tais pessoas devem a sua nomeação à escolha que Deus delas fez mediante o Espírito. As pessoas que aqui se descrevem como sendo “bispos” são as mesmas que são chamadas “presbíteros” no v. 17, e em 14:23 lemos como Paulo os nomeava nalgumas das suas igrejas com oração e jejum, isto é, em dependência da orientação do Espírito. Sua tarefa era pastorear a igreja, isto é, agir como pastores; refere-se de todos os cuidados que devem ser exercidos com relação ao rebanho.

“...a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue” A igreja aqui é chamada a igreja de Deus. A expressão “igreja de Deus” significa que a Igreja pertence a Deus. Pelo sangue do seu Filho, derramado na cruz para expiar os pecados, Deus comprou a Igreja, a companhia de todos os remidos de todas as eras e lugares. “Aquele que nem mesmo poupou a seu próprio Filho, antes, o entregou por todos nós” (Romanos 8.32). O grande preço que Deus pagou para adquirir a Igreja deveria motivar os anciãos a fazer os sacrifícios necessários para o bem-estar dela.


DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
24/11/2021

Fontes:

CABRAL, Elienai. Apóstolo Paulo – Lições da vida e ministério do apóstolo dos gentios para a Igreja de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2021.

ARRINGTON French L; STRONSTAD Roger. Comentário Bíblico Pentecostal – Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.

HENRY, Matthew. Comentário Bíblico – Atos a Apocalipse. Rio de Janeiro: CPAD, 2008.

MARSHALL, Howard. Atos - Introdução e Comentário. São Paulo: Mundo Cristão, 1982.

STOTT, John. A Mensagem de Atos – Até aos confins da Terra. São Paulo: ABU s/c, 1994

sábado, 20 de novembro de 2021

CONFERÊNCIA ACADÊMICA DO CURSO SUPERIOR DE TEOLOGIA - O NEGRO NA TRADIÇÃO - PENTECOSTAL: PASTORAL E TEOLOGIA


CONFERÊNCIA ACADÊMICA DO CURSO SUPERIOR DE TEOLOGIA - O NEGRO NA TRADIÇÃO - PENTECOSTAL: PASTORAL E TEOLOGIA
📅 24/11
⏰ 19h às 21h
Palestrante: Pr. Osiel Gomes
Evento gratuito e com certificação da Faculdade FAECAD para os inscritos!
🌐 Se inscreva pelo link https://tinyurl.com/ft8tzndt

Lições Bíblicas Antigas 2020

         1º Trimestre de 2020                 2º Trimestre de 2020                  3º Trimestre de 2020               4º Trimestre de 2020

Lições Bíblicas Antigas 2019

         1º Trimestre de 2019                 2º Trimestre de 2019                3º Trimestre de 2019               4º Trimestre de 2019

Lições Bíblicas Antigas 2018

         1º Trimestre de 2018                 2º Trimestre de 2018                3º Trimestre de 2018               4º Trimestre de 2018

Lições Bíblicas Antigas 2017

         1º Trimestre de 2017                 2º Trimestre de 2017                  3º Trimestre de 2017               4º Trimestre de 2017

Lições Bíblicas Antigas 2016

         1º Trimestre de 2016                 2º Trimestre de 2016                  3º Trimestre de 2016               4º Trimestre de 2016

Lições Bíblicas Antigas 2015

         1º Trimestre de 2015                 2º Trimestre de 2015                  3º Trimestre de 2015               4º Trimestre de 2015

Lições Bíblicas Antigas 2014

         1º Trimestre de 2014                 2º Trimestre de 2014                  3º Trimestre de 2014               4º Trimestre de 2014

Lições Bíblicas Antigas 2013

         1º Trimestre de 2013                 2º Trimestre de 2013                  3º Trimestre de 2013               4º Trimestre de 2013

Lições Bíblicas Antigas 2012

         1º Trimestre de 2012                 2º Trimestre de 2012                  3º Trimestre de 2012               4º Trimestre de 2012

Lições Bíblicas Antigas 2011

         1º Trimestre de 2011                 2º Trimestre de 2011                  3º Trimestre de 2011               4º Trimestre de 2011