sábado, 30 de janeiro de 2021

Brasas de Fogo sobre a cabeça


Tema: Brasas de Fogo sobre a cabeça

Texto Base: Romanos 12:17-21
A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens. Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens. Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.


A ninguém torneis mal por mal...v17
  • Essa declaração nos lembra (1 Co 13:5) “O amor não se recente do mal, não pensa mal. ”
  • O amor cristão não deve tornar mal por mal.
Mateus 5:43,44 Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;

1 Coríntios 13:6,7 Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.


Procurai as coisas honestas, perante todos os homens. v17
  • Somos a luz do mundo e o sal da terra.
Mateus 5:16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.

Filipenses 4:8 Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.



Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens. v18
  • A tendência nesse versículo é afirmar que frequentemente a paz não é possível
  • Que se você tiver feito a sua parte e a outra pessoa estiver errada, pode ficar em paz.
  • No entanto, Paulo fala do relacionamento do cristão com o mundo: tende paz com todos os homens
  • O crente no mundo não deve fazer nada que desequilibre a paz afinal ele possui a paz de Cristo
João 14:27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá.

Mateus 5:9 Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;

  • E entre os irmãos? Se somos família de Deus temos que resolver.
Jeremias 29:7 E procurai a paz da cidade, para onde vos fiz transportar em cativeiro, e orai por ela ao Senhor; porque na sua paz vós tereis paz.

Filipenses 4:7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.



Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. v19
  • Podemos ficar irados? A Bíblia chama a Ira de obra da Carne.
  • A ira desperta as mais terríveis reações humanos.
  • Certamente iremos irar-nos “irai-vos, mas não pequeis”
  • Mas dar lugar a própria ira é dar lugar ao diabo.
  • O que quer dizer dai lugar a Ira?
a) Dar lugar a Ira dos outros.
-Que devemos ceder a Ira dos outros e não as alimenta-las.
Mateus 5:39 Eu, porém, vos digo que não resistais ao mau; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;

b) Dar lugar a Ira de Deus.
-Não tornando mal por mal afinal ele mesmo diz: Minha é a vingança; eu recompensarei,


Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. v20
  • Paulo não está ensinando como o cristão deve se vingar.
  • Não é uma maneira de vingança sob disfarce de generosidade.
  • Ele cita Provérbios 25:21:22 querendo dizer que:
  • Um ato de generosidade em favor de um inimigo “amontoa brasas de fogo sobre a sua cabeça”
  • Mas o que quer dizer: brasas de fogo sobre a sua cabeça
  • Para a surpresa de muitos as brasas de fogo não são punitivas, mas redentoras.
  • Referem-se ao costume egípcio em que uma pessoa arrependida fazia declaração pública deste arrependimento carregando um prato de brasas de fogo sobre a sua cabeça.
  • Ou seja, agindo com bondade, pagando o mal com o bem, você poderá levar seu inimigo a vergonha que poderá causar arrependimento e abrandar o espirito em relação a você.

Exemplos para Contextualizar
  • Davi e Saul 
I Samuel 24
  • Judá e Tamar 
Genesis 38

CONCLUSÃO
  • O contexto do verso final comprova essa interpretação.
Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bemv21

Deivy Ferreira Paniago Junior
2017

Lição 5 – Fruto do Espírito: o eu crucificado - 1 trimestre de 2021.


Texto Áureo: “Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo” (Romanos 15.13).

“Ora” Paulo avança para a conclusão das suas palavras e pede a Deus pela igreja, identificando-o como “o Deus da Esperança”. Há passagens tanto no AT como no NT que o relacionam da mesma forma: “Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão. ” (Isaías 40:31) e “Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, segundo o mandado de Deus, nosso Salvador, e do Senhor Jesus Cristo, esperança nossa, ” (1 Timóteo 1:1). No primeiro versículo há promessa aquele que nele espera e no segundo relaciona a segunda pessoa da Trindade como a esperança nossa.

Ele pede que a igreja de Roma (que ele nunca havia estado como eles, a não ser em espírito) seja cheia de “todo o gozo e paz em crença” Tanto o gozo como a paz são frutos do Espírito Santo, nos quais devemos abundar sempre, para glória do Senhor e para testemunho da fé perante aqueles com quem vivemos. Todos os santos de Deus devem produzir o fruto do Espírito, que é amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé. Mansidão e temperança (Gálatas 5:22), pois, sem este fruto, é impossível viver uma vida com esperança. Deus está pronto a operar em nós e a fazer que vivamos uma vida com sentido.

Para que uma vez cheios possam abundar em esperança, ou seja, o cristão cheio do fruto do espírito participa dos chamados atributos comunicáveis (o que Deus compartilha com seus filhos) ou atributos morais de Deus (Manifestação do caráter de Deus), refletindo a verdadeira imagem do Senhor, “Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. “ (2 Coríntios 3:18). Abaixo uma lista de versículos sobre os atributos morais ou comunicáveis de Deus:

Amor
(1 João 4:16) E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele.

Gozo (Alegria)
(Neemias 8:10) Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força.

Paz
(Romanos 15:33) E o Deus de paz seja com todos vós. Amém.

Longanimidade (Paciência)
(Números 14:18) O Senhor é longânimo, e grande em misericórdia, que perdoa a iniqüidade e a transgressão, que o culpado não tem por inocente, e visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos até a terceira e quarta geração.

Benignidade
(Salmos 145:8) Piedoso e benigno é o Senhor, sofredor e de grande misericórdia.

Bondade
(Salmos 100:5) Porque o Senhor é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração.

Fé (Fidelidade)
(1 Tessalonicenses 5:24) Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.

Mansidão
(Salmos 18:35) Também me deste o escudo da tua salvação; a tua mão direita me susteve, e a tua mansidão me engrandeceu.

Temperança (Tolerância)
(Naum 1:3) O Senhor é tardio em irar-se, mas grande em poder, e ao culpado não tem por inocente; o Senhor tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés.

Praticando essas obras se identificarão com o “Deus de esperança”. Isso acontecerá pela virtude do Espírito Santo. O cristão cheio do espírito santo “E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; ” (Efésios 5:18) compartilha deste poder de Deus.

(Romanos 5:5) E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

Deivy Ferreira Paniago Junior
30/01/2021

Fontes:

SOARES, Esequias. O Verdadeiro Pentecostalismo: A atualidade da doutrina bíblica sobre a atuação do Espírito Santo. Rio de Janeiro: CPAD, 2020.

PEARMAN, Myer. Conhecendo as Doutrinas da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD.

PFEIFFER, Charles F. e HARRISSON, Everett F. Comentário Bíblico Moody - Mateus a Apocalipse. Batista Regular, 2017.

Clique abaixo para comprar o livro na Amazon.


domingo, 24 de janeiro de 2021

Lição 4 - A Atualidade dos Dons Espirituais - 1 trimestre de 2021.


Texto Áureo: Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. (1Co 12.4).

Não há dúvida pelo contexto, que os dons(gg. charismata) que Paulo tinha em vista eram os “dons espirituais” (pneumatikōn) mencionados no versículo 1. As palavras gregas mais comuns para “dom” são (dōron); (dōrea) e (dōrēma). Esses três termos aparecem mais de trinta vezes no Novo Testamento, mas em suas cartas, Paulo usou dōrea somente cinco vezes e dōron somente uma vez. A palavra (charisma), por sua vez, aparece dezessete vezes no Novo Testamento, sendo todas as ocorrências, exceto uma, nas cartas de Paulo. Das dezesseis vezes que Paulo usou essa palavra, sete estão em 1 Coríntios. Ele a usou cinco vezes no capítulo 12. Paulo selecionou cuidadosamente charismata como sua palavra para “dons”; ela pertence à mesma família semântica que (charis, “graça”) e (chara, “alegria”). Ao usar essa terminologia, Paulo estava sugerindo que os dons a que se referia eram conferidos pelo Espírito como extensão da graça e da alegria que acompanham a confissão de que Cristo é Senhor.

As descrições dos dons que vêm a seguir no texto indicam que são poderes sobrenaturais. Os “dons” (charismata) da graça divina incluem tudo o que Deus faz pelo Seu povo, até e incluindo a vida eterna (Romanos 6:23); mas o contexto de 1 Coríntios 12 a 14 impõe limites a essa palavra. Embora o termo nem sempre signifique precisamente a mesma coisa, aqui Paulo estava respondendo dúvidas sobre “dons espirituais” (12:1). Observando a lista de dons que o apóstolo apresentou em sua resposta, o intérprete pode ter certeza de que foram incluídos nela somente alguns tipos de “dons”. Esses dons em particular foram dados pelo Espírito Santo para a edificação da igreja, mas o orgulho humano estava transformando essas dádivas espirituais numa comprovação da posição pessoal. A competição pelos dons mais proeminentes, exercidos publicamente, acabou por contribuir para as divisões naquela congregação. 

Apesar de possuirem dons espirituais e terem certo controle sobre eles "E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas" (1 Coríntios 14:32) os primeiros cristãos não podiam emprega-los segundo a sua própria vontade. O Espírito de Deus tinha participação "Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós" (Atos 15:28). Bem diferente do pensamento reformado que acredita que esses cristão diferente de nós pentecostais escolhiam por exemplo segundo critérios próprios a quem curar. Ora, nem os pentecostais e nem os primeiros critãos tinham essa autoridade. Basta ler superficialmente a Bíblia e observará que Paulo não tinha domínio sobre a própria enfermidade e nem mesmo sobre a enfermidade de Trófimo, Epafrodito e Timóteo. 

Paulo afirma que há diversidade de dons. Há quem acredite que existem apenas nove dons espirituais, pois interpreta como únicos os apresentados nos vv.8-10. Mas, o apóstolo apresenta mais duas listas de dons espirituais nesse mesmo capítulo, uma com oito dons (v.28) e outra com sete, incluindo algumas repetições da primeira lista (vv.29,30). Há ainda uma lista em Romanos e outra em Efésios (Rm 12.6-8; Ef 4.8-11). Essa variedade de dons apenas demonstra que não estamos orfãos, pois, Deus ornamenta a Igreja, são uma das infinitas riquezas dessa Igreja, como dádivas, dotes e capacitações sobrenaturais para a realização dos seus propósitos, a partir da  edificação da Igreja. "Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja" (1 Co 14.12). 

No contexto do nove dons em especial há alguns classificações teológicas. A divisão mais conhecida é a seguinte: 
a) dons de revelação: palavra da sabedoria, palavra da ciência e discernimento dos espíritos; 
b) dons de poder: fé, dons de curar e operações de maravilhas; 
c) dons de inspiração: profecia, variedade de línguas e interpretação. Essa é uma das várias classificações, porém, todas elas são didáticas.

Além de diversidades de dons, há também de ministérios e de operações: “Mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer” (v.11). O termo “diversidade” é repetido uma vez para cada Pessoa divina. Mas, em cada uma aparece a expressão: “mas o Espírito é o mesmo, mas o Senhor é o mesmo, mas é o mesmo Deus”. O único Espírito, o único Senhor e único Deus referem-se às três Pessoas da Trindade, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, que aparecem de forma espontânea e automática (Mt 28.19; 2Co 13.13; Ef 4.4-6; 1Pe 1.2). Idicando que mesmo na diversidade há Unidade.

Deivy Ferreira Paniago Junior
24/01/2021

Fontes:

GILBERTO, Antonio. Mensagens, estudos e explanações em I Córintios. Rio de Janeiro. CPAD, 2009.

HORTON, Stanley M. I e II Coríntios: Os Problemas da Igreja e Suas Soluções. Rio de Janeiro, CPAD.

SOARES, Esequias. O Verdadeiro Pentecostalismo: A atualidade da doutrina bíblica sobre a atuação do Espírito Santo. Rio de Janeiro. CPAD, 2020.

CARSON, Donald Arthur. A Manifestação do Espírito: a Contemporaneidade dos Dons à Luz de 1 Coríntios de 12—14. Trad. Caio Peres. São Paulo: Vida Nova, 2013.

WARDEN, Duane. Unidade e Dons Espirituais. Disponível em: http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201704_02.pdf. Acesso em 24/01/2021.

Clique abaixo para comprar o livro na Amazon.


domingo, 17 de janeiro de 2021

Lição 3 - O batismo no Espírito Santo – 1 Trimestre de 2021.

TEXTO ÁUREO “Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias” (Atos 1.5).

“Porque, na verdade, João batizou com água, “ João Batista viveu no lugar predito por Isaías. (Deserto, Isaías 40.3, em hebraico é Arabá, o nome do vale do baixo Jordão, próximo do Mar Morto). Conforme a profecia, conclamava ao arrependimento e batizava aqueles que vinham e confessavam os seus pecados. Recusava-se, porém, a batizar, a não ser depois que a pessoa tivesse se arrependido sinceramente. Quando vinham os fariseus e os saduceus, João Batista, como um profeta cheio do Espírito Santo, reconhecia que não havia mudança nas atitudes deles. Exigia que produzissem frutos ou evidências do arrependimento, antes de batizá-los. Eram presunçosos e autoconfiantes, pelo fato de serem descendentes de Abraão. João, porém, mostrava-lhes que isso não os protegeria do julgamento vindouro, e declarava: "E eu, em verdade, vos batizo com [em] água, para o arrependimento [isto é: por causa do arrependimento, visto que já indicara que seu batismo não podia produzir arrependimento]; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com [em] o Espírito Santo, e com [em] fogo" (Mateus 3.11).

 “..., mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias” No cenáculo, de acordo com João, Jesus já havia prometido aos apóstolos que o Espírito da verdade iria lembrá-los daquilo que ele havia lhes ensinado e completar aquilo que não fora possível lhes ensinar. Agora Jesus manda que esperem em Jerusalém até que recebam a dádiva prometida (v. 4). Era a promessa de seu Pai (v. 4a, provavelmente através de profecias do Antigo Testamento como (Jl2:28ss, Is 32:15 e Ez 36:27), a sua própria promessa (já que Jesus a repetiu várias vezes durante o seu ministério, v. 4b), e a de João Batista, que chamou a "dádiva" ou "promessa" de "batismo" (v. 5). Jesus agora repete as palavras de João e acrescenta que a tripla promessa ("a promessa do Espírito Santo", 2:33) está para ser cumprida em poucos dias. E, portanto, eles devem esperar.  A última frase do versículo 5 é, literalmente: “não depois destes muitos dias”. Williams comenta: “A ordem curiosa das palavras... pode ser do aramaico (Torrey e Burney) ou possivelmente um latinismo (Blass). Ela provavelmente significa “não muitos dias depois de hoje”. O derramamento do Espírito ocorreu 10 dias após. Somente quando Deus tiver cumprido sua promessa e eles, "do alto", forem "revestidos" de poder, é que poderão cumprir a comissão.

O batismo do Senhor Jesus, no Jordão, foi o sinal para Ele iniciar seu ministério.  Assim, também, a Igreja precisava de um batismo que a preparasse a cumprir um ministério de alcance mundial. Não seria o ministério de criar uma nova ordem e, sim, de proclamar aquilo que Cristo já havia realizado. Mesmo assim, só no poder do Espírito Santo poderia tamanha obra ser levada a efeito.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
22/1/2023

Fontes:

SOARES, Esequias. O Verdadeiro Pentecostalismo: A atualidade da doutrina bíblica sobre a atuação do Espírito Santo. Rio de Janeiro. CPAD, 2020.

STOTT, John. A Mensagem de Atos - Até os confins da terra. São Paulo: ABU, 1994.

domingo, 10 de janeiro de 2021

Lição 2 - A atuação do Espírito Santo no Plano da Redenção - 1 Trimestre de 2021

TEXTO AÚREO “Assim, pois, as igrejas em toda a Judéia, e Galileia e Samaria tinham paz, e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo (Atos 9:31) ”.

“Assim, pois, as igrejas em toda a Judéia, e Galileia e Samaria tinham paz, e eram edificadas; e se multiplicavam, ” Como um vento que não se sabe de onde vem para onde vai (João 3:8) assim a igreja era edificada. Na Judéia e Galileia sempre houve o empenho dos discípulos e seus seguidores, pois a prima igreja estava estabelecida em Jerusalém sobre a supervisão de Tiago, irmão do Senhor. Nas demais regiões, principalmente Samaria Deus usou a perseguição instaurada após a execução de Estevão para que seu evangelho fosse pregado: “E fez-se naquele dia uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos foram dispersos pelas terras da Judéia e de Samaria, exceto os apóstolos (Atos 8:1). ” Foi assim que o Evangelho chegou em Samaria através do diácono Filipe: Mas os que andavam dispersos iam por toda a parte, anunciando a palavra. E, descendo Filipe à cidade de Samaria lhes pregava a Cristo (Atos 8:4,5). “ Após o próspero ministério de Filipe a igreja de Jerusalém enviou para a Samaria Pedro e João: “Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João (Atos 8:14) “ para que os novos convertidos recebessem o Batismo no Espírito Santo. As igrejas estabelecidas tinham paz, eram edificadas, e se multiplicavam. Tinham paz apesar das grandes perseguições afinal Cristo deixou sua paz sem medida: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize (João 14:27). “ Apesar das tribulações a igreja se multiplicava, como disse Tertuliano: "O sangue dos mártires é a semente da igreja." Quanto mais se perseguia a igreja mais ela crescia, vemos isso no contexto sobre Paulo que uma vez perseguidor se dirigiu a Damasco na Síria para perseguir cristãos que ali se estabeleceram. Após sua conversão se ajuntou com os discípulos de Damasco, porém, depois foi-lhe armado ciladas. De Damasco foi para Jerusalém na qual após alguma dificuldade para ser creditado pelos apóstolos também lá intentaram contra sua vida: “E falava ousadamente no nome do Senhor Jesus. Falava e disputava também contra os gregos, mas eles procuravam matá-lo (Atos 9:29). “ Isso o levou a Cesaréia e enfim a Tarso. E o evangelho era pregado em cada aldeia e cidade contribuindo para a multiplicação das igrejas que recebiam o Evangelho da paz de Cristo.

“...andando no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo ”. As igrejas andavam no temor do Senhor: “ E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos (Atos 2:43) “. Elas próprias modelavam uma relação divina e santa. Era como viviam, de forma que todos que tinham alguma relação com os membros dessas igrejas diziam: Certamente o temor o Senhor Reina nesse povo. As igrejas andavam na consolação do Espírito Santo (v. 31). Elas eram fiéis e alegres na religião. Seus membros se mantinham firmes nos caminhos do Senhor e cantavam nesses caminhos. A consolação do Espírito Santo era a consolação das igrejas, e lhes era a principal fonte de alegria. Elas recorriam à consolação do Espírito Santo e viriam com isso, não só em dias de dificuldade e aflição, mas também em dias de paz e prosperidade. As consolações terrenas, mesmo em seus momentos de satisfação mais generosa e plena, não as contentavam sem a consolação do Espírito Santo. Note a conexão destes dois: quando as igrejas andavam no temor do Senhor, então elas andavam na consolação do Espírito Santo. Quem anda com prudência anda com mais alegria.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
12/1/2023

Fontes:

SOARES, Esequias. O Verdadeiro Pentecostalismo: A atualidade da doutrina bíblica sobre a atuação do Espírito Santo. Rio de Janeiro. CPAD, 2020.

HENRY, Matthew. Comentário Bíblico – Atos a Apocalipse. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.


domingo, 3 de janeiro de 2021

Lição 1 - A Pessoa do Espírito Santo – 1 Trimestre de 2021.


TEXTO AURÉO E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. (Efésios 4:30)

“E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, “ O vocábulo original para “entristeçais” tem a ver com agravo, dor, aflição, angústia. Essa expressão não está separada do contexto doutrinário de Paulo. Não é uma frase isolada dentro do texto, mas está diretamente ligada às exortações do novo modus vivendi do homem que está em Cristo. A mentira (v. 25), a ira (v. 26), o furto (v. 28) e a palavra torpe (v. 29) são suficientes para entristecer o Espírito de Deus. Por que razão podemos entristecer o Espírito Santo? Em primeiro lugar porque Ele habita no crente, e qualquer coisa que seja imprópria ao "novo homem" magoa o Espírito Santo. Qualquer ato físico que profane o nosso corpo, que é templo do Espírito Santo, pode entristecê-lo. Diante desta recomendação do apóstolo Paulo, um teólogo asseverou: “O Espírito, que faz os homens experimentarem a verdade, é envergonhado quando os santos mentem uns para os outros e têm conversas vãs”. Uma vez entendido o significado da redenção, sabemos que o Espírito Santo não deve ser entristecido, porque Ele opera em nós a vida espiritual. Há o perigo de perder-se o Espírito Santo para sempre com o chamado "pecado imperdoável". É o pecado consciente e espontâneo que uma pessoa comete contra o Espírito Santo. É o pecado da rejeição, ou o pecado que uma pessoa pode cometer ao atribuir ao Espírito Santo obras satânicas.

“...no qual estais selados para o dia da redenção. ” Este selo aqui é a marca de propriedade. É conhecido e reconhecido pelas características próprias do senhor dessa propriedade, o qual é Cristo. Ninguém pode rasurar ou rasgar esse selo, que é a pessoa do Espírito Santo. Esse selo não é o batismo com o Espírito Santo, nem tampouco o batismo nas águas. Na verdade, esse selo indica o direito de posse de Cristo, para o qual estamos guardados (selados) para o dia da redenção, que é o da sua vinda. Que tipo de redenção é essa? A redenção deve ser compreendida sob três etapas ou tempos distintos. A redenção no passado diz respeito à salvação recebida, isto é, redenção da pena do pecado. A redenção no presente tem um sentido dinâmico, pois ela é conquistada mediante a vitória do "novo homem" contra o poder do pecado que rodeia a vida do crente. A redenção no futuro, para a qual estamos selados, é a liberação total do corpo do pecado através da ressurreição do corpo corruptível num corpo incorruptível, bem como a transformação dos corpos dos crentes no arrebatamento da Igreja (1 Coríntios 15.51-53).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
08/1/2023

Fontes:

SOARES, Esequias. O Verdadeiro Pentecostalismo: A atualidade da doutrina bíblica sobre a atuação do Espírito Santo. Rio de Janeiro. CPAD, 2020.

Lições Bíblicas 2006 - 3 Trimestre - As doutrinas bíblicas pentecostais - Antônio Gilberto.

CABRAL, Elienai. Comentário Bíblico: Efésios. Rio de Janeiro: CPAD, 1999