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sábado, 5 de outubro de 2024

1 Coríntios 6.19

  

1 Coríntios 6.19  “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?”

 

“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus,”

Anteriormente, Paulo havia incentivado a unidade da igreja lembrando os cristãos coríntios que eles eram, todos juntos, santuário de Deus: “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1 Coríntios 3:16). O apóstolo não fez distinção entre “santuário de Deus” e santuário do Espírito Santo. As duas expressões são intercambiáveis.

A habitação é uma confirmação de que os crentes estão saturados da presença e do poder do agente que habita. Seja a habitação da fé (2 Timóteo 1:5), de Deus (2 Coríntios 6:16), do Espírito (Romanos 8:11), da Palavra (Colossenses 3:16) ou de Cristo (Colossenses 1:17), está implícito o sentido dessa influência difusa.

O Espírito Santo veio não somente habitar em nós, mas estar em nós: “O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós (João 14.17). 

O templo literal, segundo sabemos era lugar de santidade, reverência, adoração, consagração, contrição, arrependimento, altar, sacrifício, fogo contínuo, glória e presença de Deus. Assim deve ser a Igreja do Deus vivo.

No contexto atual, o apóstolo estava escrevendo a respeito do corpo literal do indivíduo. Ele estava mostrando que o corpo de uma pessoa não deve ser unido fisicamente com o de uma prostituta.

 

“... e que não sois de vós mesmos?”

Pelo fato de nossos corpos serem seu templo e porque Jesus pagou o preço total de nossa redenção ao derramar seu sangue precioso na cruz do Calvário, pertencemos a Deus (1 Pedro 1.18,19- “Resgatados [...] com o precioso sangue de Cristo”. Só pode haver uma conclusão: Devemos, temos de honrar a Deus com nosso corpo.

A habitação do Espírito é a marca divina de posse ou propriedade. Tanto a igreja coletivamente como o crente individual podem ser chamados “santuário [templo] de Deus” ou “santuário [templo] do Espírito”. Em ambos os casos, o apóstolo julgou ser impensável uma pessoa na qual a Divindade habita unir-se a uma prostituta.

A prostituição não é apenas detestável a Deus, mas trata-se de um pecado contra o próprio corpo, que Paulo há pouco dissera que é “para o Senhor” (1 Coríntios 6.13).

 


DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
11/10/2024

FONTES:

RENOVATO, Elinaldo. As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201702_03.pdf.

GILBERTO, Antonio. Mensagens, estudos e explanações em I Córintios. Rio de Janeiro. CPAD, 2009.

HORTON, Stanley M. I e II Coríntios: Os Problemas da Igreja e Suas Soluções. Rio de Janeiro, CPAD.

Genesis 29.35

  

Genesis 29.35 “E concebeu outra vez e deu à luz um filho, dizendo: Esta vez louvarei ao Senhor. Por isso chamou-o Judá; e cessou de dar à luz.”

 

“E concebeu outra vez e deu à luz um filho, dizendo: Esta vez louvarei ao Senhor.”

Pela quarta vez, Lia concebeu e deu à luz um filho; mas nessa ocasião, ela não mencionou sua tristeza pela falta de afeição de Jacó. Em vez disso, declarou: “Esta vez louvarei o Senhor”. Lia deve ter se frustrado em relação a Jacó, mas encontrou suficiência em Deus.

Enquanto ela esperava no homem acumulou mais tristeza. Quando voltou seus olhos a Deus encontrou motivos múltiplos para louvá-lo: “Cantarei ao Senhor, porquanto me tem feito muito bem” (Salmo 13.6). Ela possuía agora quatro filhos, neles residiam a benção do Senhor.

 

“Por isso chamou-o Judá; e cessou de dar à luz.”

Por essa razão, lhe chamou Judá, que pode ser uma forma abreviada de “Iavé seja louvado”. Judá foi abençoado futuramente por Jacó: “Judá, a ti te louvarão os teus irmãos; a tua mão será sobre o pescoço de teus inimigos; os filhos de teu pai a ti se inclinarão. Judá é um leãozinho, da presa subiste, filho meu; encurva-se, e deita-se como um leão, e como um leão velho; quem o despertará?  O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos. Ele amarrará o seu jumentinho à vide, e o filho da sua jumenta à cepa mais excelente; ele lavará a sua roupa no vinho, e a sua capa em sangue de uvas. Os olhos serão vermelhos de vinho, e os dentes brancos de leite” (Genesis 49.8-12).

Esse versículo encerra a primeira fase das gravidezes de Lia. Além de abençoar primeiramente a Lia com filhos, Deus mais tarde elevou a descendência de dois de seus filhos na nação de Israel. Ele escolheu Levi (v.34) para a tribo dos sacerdotes e Judá para a tribo dos reis. Visto que Cristo era da tribo de Judá, foi pela linhagem de Lia que Ele veio ao mundo (Mateus 1:1–17; Lucas 3:23–34).

Então a narrativa se encerra dizendo simplesmente que Lia cessou de dar à luz. A razão disso não é revelada, pois Deus novamente a visitaria com filhos. Ela ainda geraria a Issacar, Zebulom e Diná.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
07/10/2024

FONTES:

RENOVATO, Elinaldo. As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201601_07.pdf

Genesis 29.34

  

Genesis 29.34 “E concebeu outra vez, e deu à luz um filho, dizendo: Agora esta vez se unirá meu marido a mim, porque três filhos lhe tenho dado. Por isso chamou-o Levi.”

 

“E concebeu outra vez, e deu à luz um filho, dizendo: Agora esta vez se unirá meu marido a mim, porque três filhos lhe tenho dado.”

Pela terceira vez, concebeu lia, e deu à luz um filho e pensou: agora, desta vez, se unirá mais a mim meu marido. Esse termo hebraico era usado para pessoas que se uniam a outras para todo tipo de atividade, incluindo emprestar dinheiro (Êxodo 22:25), rebeldia (Salmos 83:8), adoração e serviço ao Senhor (Números 18:2, Zacarias 2:11) e “de o marido unir-se à esposa”. Percebe-se que dar três filhos ao marido foi algo muito especial.

Apesar de querer se unir mais ao seu marido percebe-se que o desejo de Lia não era primordialmente de união conjugal, pois ela já havia estado com Jacó e lhe dera três filhos. Ela esperava receber o mesmo sentimento que Jacó nutria por Raquel: Jacó amava a Raquel(Genesis 29.11)  

 

“Por isso chamou-o Levi.”

Ela deu o nome de Levi ao terceiro porque ansiava por estar “unida” de coração e alma com o marido. Futuramente Levi seria censurado por Jacó junto com seu irmão mais velho Simeão: “Simeão e Levi são irmãos; as suas espadas são instrumentos de violência. No seu secreto conselho não entre minha alma, com a sua congregação minha glória não se ajunte; porque no seu furor mataram homens, e na sua teima arrebataram bois. Maldito seja o seu furor, pois era forte, e a sua ira, pois era dura; eu os dividirei em Jacó, e os espalharei em Israel” (Genesis 49.5-7).

Todavia mais tarde, Deus escolheria a tribo Levi para dos sacerdotes e seria a sua herança: “Na sua terra herança nenhuma terás, e no meio deles, nenhuma parte terás; eu sou a tua parte e a tua herança no meio dos filhos de Israel. E eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo ministério que executam, o ministério da tenda da congregação” (Números 18.20-21).

 

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
07/10/2024

FONTES:

RENOVATO, Elinaldo. As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201601_07.pdf

Genesis 29.33

  

Genesis 29.33 “E concebeu outra vez, e deu à luz um filho, dizendo: Porquanto o Senhor ouviu que eu era desprezada, e deu-me também este. E chamou-o Simeão.”

 

“E concebeu outra vez, e deu à luz um filho,”

Lia concebeu outra vez e começou a esperar que o envolvimento do Senhor em suas gravidezes ocasionaria uma mudança na mente do seu marido Jacó. Quando ela deu a Jacó um segundo filho, ela regozijou.

 

“... dizendo: Porquanto o Senhor ouviu que eu era desprezada, e deu-me também este. E chamou-o Simeão.”

Ela disse: Soube [‘shama’] o Senhor que era preterida e me deu mais este. Num trocadilho com a palavra “saber”, Lia chamou-lhe Simeão. Ela acreditava que Deus ouvira suas lamentações por não ser amada pelo marido, e esperava que Ele remediasse a situação.

Simeão foi futuramente censurado por seu pai junto com Levi por ter ferido a espada os siquemitas: “Simeão e Levi são irmãos; as suas espadas são instrumentos de violência. No seu secreto conselho não entre minha alma, com a sua congregação minha glória não se ajunte; porque no seu furor mataram homens, e na sua teima arrebataram bois. Maldito seja o seu furor, pois era forte, e a sua ira, pois era dura; eu os dividirei em Jacó, e os espalharei em Israel” (Genesis 49.5-7).

 

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
07/10/2024

FONTES:

RENOVATO, Elinaldo. As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201601_07.pdf

Genesis 29.32

  

Genesis 29.32 “E concebeu Lia, e deu à luz um filho, e chamou-o Rúben; pois disse: Porque o Senhor atendeu à minha aflição, por isso agora me amará o meu marido.”

 

“E concebeu Lia, e deu à luz um filho, e chamou-o Rúben;”

Jacó havia sido enganado por seu tio e sogro Labão na ocasião do seu casamento. Ele havia trabalhado sete anos por Raquel, a filha mais nova de Labão, mas este deu em casamento sua filha mais velha chamada Lia.

Labão astuto se justificou dizendo que na região não se casava a filha mais nova antes da mais velha e que não negava a mais nova a Jacó também, mas ele devia trabalhar os mesmos sete anos.

Assim Jacó casou-se com duas irmãs que disputavam sua atenção e seu amor. A Bíblia diz que: Jacó amava a Raquel(Genesis 29.11) e desprezava Lia. Mas vendo, pois, o Senhor que Lia era desprezada, abriu a sua madre; porém Raquel era estéril(Genesis 29.32).

Lia concebeu e deu a luz a Rúben que significa “Veja, um filho!”. Rubén foi primogênito da família. Rúben futuramente como Esaú perdeu seu direito de primogenitura por violar o leito de seu pai: “Rúben, tu és meu primogênito, minha força e o princípio de meu vigor, o mais excelente em alteza e o mais excelente em poder. Impetuoso como a água, não serás o mais excelente, porquanto subiste ao leito de teu pai. Então o contaminaste; subiu à minha cama (Genesis 49.3-4).

 

“... pois disse: Porque o Senhor atendeu à minha aflição, por isso agora me amará o meu marido.”

Lia expressou grande alegria ao dar-lhe nome de Rubén, pois correspondia à sua fala: “o Senhor atendeu à minha aflição”. Ela pensava: Por isso, agora me amará meu marido, mas viria a se decepcionar.

Acreditou Lia que a aflição de ser desprezada por seu marido passaria após ser a única a lhe dar um filho e cumprir a comissão do Eden: “Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra”. Quando uma mulher não gerava sentia-se amaldiçoada por Deus, pois o messias viria da semente da mulher: “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” (Genesis 3.15).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
07/10/2024

FONTES:

RENOVATO, Elinaldo. As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201601_07.pdf

Gálatas 4.28

  

Gálatas 4.28 “Mas nós, irmãos, somos filhos da promessa como Isaque. ”

 

“Mas nós, irmãos, somos filhos da promessa como Isaque. ”

Paulo começou a fazer sua aplicação da alegoria de Agar e Sara à situação dos gálatas e a de todos os cristãos do futuro: “nós, irmãos, somos filhos da promessa como Isaque”. Se Ismael nasceu de uma conjunção puramente carnal entre Abraão e Hagar, Isaque nasceu por intervenção sobrenatural de Deus. Primeiro, porque tanto Abraão como Sara já estavam avançados em idade e não poderiam mais gerar naturalmente. Segundo, porque Sara era estéril, e seu ventre estéril não poderia conceber. O nascimento de Isaque resultou do agir sobrenatural de Deus para cumprir a promessa que ele fez de que Abraão e Sara teriam um filho.

Da mesma forma, os “irmãos” da Galácia experimentaram o novo nascimento como resultado da “promessa” de Deus a Abraão, segundo a qual, através de um “descendente” seu (Cristo), todas as nações seriam abençoadas.

A promessa aponta para a aliança representada por Sara, “a Jerusalém lá de cima” (Gálatas 4:26). Os cristãos são filhos da nova aliança e cidadãos da“Jerusalém celestial”, espiritual, eterna, “MonteSião”, “a cidade do Deus vivo” (Hebreus 12:22, 23). Isaque era o filho livre de Abraão e Sara. Como filhos da mulher livre, os cristãos também estão livres em muitos aspectos. O próprio Senhor disse: “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (João 8:36).

Estamos livres de qualquer regra referente à descendência carnal (Mateus 3:9); de qualquer obrigação de manter as tradiçõeshumanas que são apenas “doutrinas [e] preceitos dos homens” (Mateus 15:1–3, 8, 9); das conseqüências, da culpa e da tirania do pecado (Romanos 6:7, 18; 7:23); da escravidão humana universal de temor amorte (Hebreus 2:14, 15); do jugo da lei que nenhum homem pôde suportar (Gálatas 5:1; Atos 15:10); da maldição da lei através da redenção que sópoderia ser efetuada por Jesus, quando estese fez maldição por nós (Gálatas 3:13). Há mais um aspecto de libertação que só será consumado no futuro ”a redenção do nosso corpo”, segundo Romanos 8:23. É na ressurreição que acontecerá e enfim seremos “[libertados] para a gloriosa liberdade dos filhos de Deus” (Romanos 8:21; NVI).

Gálatas 4:28 constitui uma reformulação concisa do que Paulo já havia dito: “Pois todos vós soisfilhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus... E, sesois de Cristo, também sois descendentes de Abraãoe herdeiros segundo a promessa” (Gálatas 3:26–29). A promessa de Deus a Abraão resultou na nova aliançade graça decretada pelo sangue de Cristo (Lucas22:20; Hebreus 8:10–12). Ela está em forte contrastecom a aliança de escravidão da lei dada no monte Sinai, a qual foi anulada (Hebreus 8:13; 10:9, 10)

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
7/10/2024

FONTES:

RENOVATO, Elinaldo. As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201806_01.pdf

2 Coríntios 11.2

  

2 Coríntios 11.2  “Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo.”

 

“Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus;”

Deus é apresentado no antigo testamento como Deus zeloso (Êxodo 20.5). O zelo de Jeová consiste no fato de ser Ele o único para Israel, e este não deveria partilhar o amor e a adoração com nenhuma divindade das nações. Esse direito de exclusividade era algo inusitado na época e único na história das religiões, pois os cultos pagãos antigos eram tolerantes em relação a outros deuses.

No grego koine, o termo possui tanto um sentido bom - ‘ardor, devoção’ -, quanto mau - ‘desconfiança, inveja’. No AT Deus declara que Ele mesmo manifesta o ardor, a devoção ou a desconfiança por parte de seu povo: “Pois vestiu-se de justiça, como de uma couraça, e pôs o capacete da salvação na sua cabeça, e por vestidura pôs sobre si vestes de vingança, e cobriu-se de zelo, como de um manto” (Isaías 59.17).

Paulo compara seu zelo para com a igreja como o de Deus. O zelo de Paulo pode também ser comparado ao zelo de Fineias: “Vendo isso Finéias, filho de Eleazar, o filho de Arão, sacerdote, se levantou do meio da congregação, e tomou uma lança na sua mão; E foi após o homem israelita até à tenda, e os atravessou a ambos, ao homem israelita e à mulher, pelo ventre; então a praga cessou de sobre os filhos de Israel” (Números 25:7, 8). Paulo não era zeloso no sentido de ser possessivo ou querer controlar os irmãos. Ele zelava pela igreja porque zelava por Cristo.

O apóstolo estava pronto para combater qualquer doutrina que ameaçasse desviar os crentes do evangelho que ele fora comissionado a proclamar: “Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos” (Judas 1.3).

 

“... porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo.”

A igreja é apresentada metaforicamente de várias formas. Essas metáforas contribuem para a nossa compreensão descrevendo sempre uma função a ser observada. Aqui o Apóstolo Paulo diz que tem preparado a igreja para se apresentar como uma virgem pura a um marido.

Nos tempos bíblicos, era costume os pais escolherem esposas para seus filhos (Genesis 38.6). Eventualmente, um filho dizia ao pai que desejava determinada noiva, e o pai, então, negociava com os pais ou guardiãs da moça em questão (Genesis 34.4, 8). O pai da noiva com ajuda dos envolvidos ficava então responsável pela castidade da noiva.

A palavra grega para "noiva" é a tradução do grego parthenos, que possui o sentido de "uma donzela", "virgem, enquanto a palavra "pura" é a tradução do termo grego hagnos, com o sentido de "pureza, sendo ela ética, ritual e cerimonial, isto é, aquilo que é "casto.

A idéia de castidade, portanto, está presente. A metáfora, logo, tem o sentido de pureza espiritual. A igreja, assim como uma noiva que se mantinha pura para o seu futuro esposo, deve manter-se pura para Cristo. O Apóstolo se sentia com a responsabilidade de instruir a igreja para apresentá-la a Cristo sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível” (Efésios 5.27).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
11/10/2024

FONTES:

RENOVATO, Elinaldo. As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

GONÇALVES, José. O Corpo De Cristo – Origem, Natureza e Missão da Igreja no Mundo. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

 (PFEIFFER, C. F. Dicionário bíblico Wycliffe. RJ: CPAD, 2006, p. 2039.)

SILVA, Esequias Soares da. Os dez mandamentos: valores divinos para uma sociedade em constante mudança. Rio de Janeiro: CPAD, 2014.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_202109_01.pdf

Romanos 9.5

  

Romanos 9.5 “Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém.”

 

“Dos quais são os pais, dos quais é Cristo segundo a carne”

Após se referir aos seus “irmãos”, seus “compatriotas, segundo a carne”, Paulo fez um resumo das bênçãos concedidas por Deus à nação judaica (Romanos 9.3-5). O versículo 5 começa com a oitava bênção da nação de Israel: “deles são os pais (os patriarcas)”. Os patriarcas originais eram Abraão, Isaque e Jacó; mas os judeus incluíram outras figuras ilustres do Antigo Testamento nessa categoria, como Moisés e Davi. Os judeus tinham, com razão, orgulho de seus ancestrais.

O Cristo é a nona e última (e mais importante) vantagem de Israel “deles descende o Cristo [Messias] segundo a carne...” O propósito principal de Deus ao separar uma nação foi preparar um povo através do qual traria o Messias (Cristo) à terra. Essa foi a marca mais distintiva de Israel; nenhuma outra nação foi honrada dessa maneira. Paulo usou a expressão “segundo a carne” porque o lado carnal (humano) de Jesus era de ascendência judaica (Romanos 1:2–4; Mateus 1:1–25). No entanto também é citado no versículo a sua divindade através do nome “Cristo” o Ungido, que é o “ Verbo divino que se fez carne” (Jo 1.1.14) e “ habitou entre nós".

 

“... o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém.”

À medida que contemplava as bênçãos divinas sobre os israelitas e especialmente a bênção de Jesus, Paulo ficou tomado de emoção e fez uma pausa para louvar o Senhor: “o Cristo..., o qual é sobre todos, Deus bendito para todo o sempre. Amém!”.

Essa doxologia (palavra de louvor) reconhece primeiramente que Cristo “é sobre todos”. Pouco antes de partir da terra, Jesus disse aos discípulos: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra” (Mateus 28:18). Após a ascensão, Jesus sentou-Se à direita de Deus (Marcos 16:19), onde está reinando atualmente (1 Coríntios 15:25).

A doxologia contém as palavras: “Deus bendito para todo o sempre”, que basicamente significam: “o Deus eternamente abençoado”. Na maioria das versões em português faz uso da vírgula após “sobre todos” indica que o “Deus bendito para todo o sempre” refere-se a Jesus. Walter W. Wessel classificou Romanos 9:5 como “uma das declarações mais inequívocas de todo o NT a respeito de divindade de Cristo.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
11/10/2024

FONTES:

RENOVATO, Elinaldo. As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/Po_lessons/Po_200903_01.pdf

CABRAL, Elienai. Romanos – O evangelho da Justiça de Deus. Rio de Janeiro: CPAD 2005.

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 5 DE OUTUBRO DE 2024 (Genesis 28.13)

 
LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
5 DE OUTUBRO DE 2024
DEUS REPETE SUAS PROMESSAS A JACÓ

Genesis 28.13 “E eis que o Senhor estava em cima dela, e disse: Eu sou o Senhor Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência;”

 

“E eis que o Senhor estava em cima dela, e disse:”

Quando fugia de seu irmão Esaú com destino a Padã-Arã, quando estava num local chamado Luz Jacó cansado da viagem se deitou sobre uma pedra e teme um sonho (v.12). Ele sonho com uma escada com base na terra cujo topo tocava nos céus, e viu anjos quem subiam e desciam por ela.

Ele acrescenta que o Senhor estava no alto da escadaria. Ele ocupava uma posição de autoridade. Nessa visão Deus é retratado como o Senhor soberano (Autoridade) do céu e da terra, Aquele que tem domínio sobre todos os seres viventes, terrenos e celestiais.

Ele não está subordinado nem depende dos recursos dos homens. Sendo Aquele que transcende, Ele está acima de todos os deuses ou seres que os homens considerem divinos. Jacó viu que Iavé não é como os deuses pagãos, cujos adoradores tentam manipulá-los visando cumprir suas próprias prioridades. Ao contrário disso, Deus tem Seus próprios planos e propósitos, e Ele tem poder para executá-los.

 

“Eu sou o Senhor Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque;”

Até esse momento Jacó nada tinha feito para merecer o favor de Deus. Até aquele estágio de sua vida, ele tinha exibido pouco mais do que mentiras, trapaças e fraude. Suas ações e atitudes destruíram seu relacionamento com o irmão e entristeceram o coração do pai.

Só por Sua absoluta graça foi que Deus tomou a iniciativa de Se identificar àquele fugitivo como o “Senhor Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque”.

É surpreendente que Deus tenha falado com Jacó sem reprová-lo pelas ações egoístas e pelo comportamento insensível que ele teve com o irmão e o pai. Em vez de uma repreensão, o Senhor escolheu uma abordagem mais sutil, apresentando-Se como o Deus de Abraão e Isaque.

Essas palavras podem conter uma moderada reprovação. Se Iavé era o Deus da primeira geração (Abrãao) e da segunda (Isaque), isso implica uma pergunta: Seria Ele o Deus da terceira geração (Jacó)?

“... esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência;”

O Senhor não repreendeu Jacó diretamente por não servir a Ele; Ele deixou essa possibilidade em aberto, em vez de compartilhar com ele a mesma boa notícia dada a Abraão e a Isaque. O Senhor repetiu a Jacó a promessa feita muitos anos antes ao seu avô, afirmando que daria a terra onde Jacó estava deitado a ele e à descendência dele.

A promessa da aliança perpétua fora para Abraão e sua descendência: “E estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência depois de ti em suas gerações, por aliança perpétua, para te ser a ti por Deus, e à tua descendência depois de ti”  (Genesis 17.7); posteriormente Deus confirmou suas promessas a Isaque: “E apareceu-lhe o Senhor naquela mesma noite, e disse: Eu sou o Deus de Abraão teu pai; não temas, porque eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão meu servo. Então edificou ali um altar, e invocou o nome do Senhor, e armou ali a sua tenda; e os servos de Isaque cavaram ali um poço” (Gênesis 26:24,25).

Dessa vez Deus então promete abençoar Jacó e sua descendência. 1) Ele lhes daria a terra em que ele estava deitado. 2) Os descendentes do patriarca se multiplicariam e se espalhariam sobre a terra, vindo a abençoar todas as famílias da terra (Genesis 28:14). 3)Deus o ajudaria a retornar a sua terra  (Genesis 28:15).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
29/09/2024

FONTES:

RENOVATO, Elinaldo. As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201601_05.pdf

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201601_06.pdf

https://textoaureoebd.blogspot.com/2024/01/genesis-1719.html